ENSINAR OU SOCIALIZAR: DILEMAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INSERIDOS NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9228 |
Resumo: | O artigo discute questões concernentes ao acesso, permanência e aprendizagem de conteúdos historicamente constituídos para estudantes marcados por uma história de segregação. Tendo como referencial teórico o materialismo histórico dialético, problematizam-se os sentidos atribuídos por famílias e professores à função da escola no processo de escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial inseridos no ensino médio. Para tanto, foram entrevistadas três famílias de estudantes público-alvo da educação especial que frequentam o ensino médio e professores envolvidos em seu processo de escolarização. Os dados, analisados a partir da análise de conteúdo (FRANCO, 2003), indicaram que quando se trata de estudantes com algum histórico de diagnóstico de deficiência ou transtorno a escola torna-se prioritariamente lugar de socialização e integração. Evidenciou-se que a apropriação dos conteúdos acadêmicos tem aparecido em segundo plano, de modo que quanto maior a dificuldade de lidar com o estudante, devido a inúmeros fatores, maior a tendência a limitar a função da escola à socialização. |
id |
UFS-3_e861ba1cdafaee3cad1df5abdb93481b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9228 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINAR OU SOCIALIZAR: DILEMAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INSERIDOS NO ENSINO MÉDIOO artigo discute questões concernentes ao acesso, permanência e aprendizagem de conteúdos historicamente constituídos para estudantes marcados por uma história de segregação. Tendo como referencial teórico o materialismo histórico dialético, problematizam-se os sentidos atribuídos por famílias e professores à função da escola no processo de escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial inseridos no ensino médio. Para tanto, foram entrevistadas três famílias de estudantes público-alvo da educação especial que frequentam o ensino médio e professores envolvidos em seu processo de escolarização. Os dados, analisados a partir da análise de conteúdo (FRANCO, 2003), indicaram que quando se trata de estudantes com algum histórico de diagnóstico de deficiência ou transtorno a escola torna-se prioritariamente lugar de socialização e integração. Evidenciou-se que a apropriação dos conteúdos acadêmicos tem aparecido em segundo plano, de modo que quanto maior a dificuldade de lidar com o estudante, devido a inúmeros fatores, maior a tendência a limitar a função da escola à socialização. Revista Tempos e Espaços em Educação2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/922810.20952/revtee.v12i30.9228Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 171-188Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 171-188Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 171-188Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 171-1882358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9228/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuckow, Heloiza IracemaCordeiro, Aliciene Fusca Machado2020-02-05T18:32:29Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9228Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2020-02-05T18:32:29Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINAR OU SOCIALIZAR: DILEMAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INSERIDOS NO ENSINO MÉDIO |
title |
ENSINAR OU SOCIALIZAR: DILEMAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INSERIDOS NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
ENSINAR OU SOCIALIZAR: DILEMAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INSERIDOS NO ENSINO MÉDIO Luckow, Heloiza Iracema |
title_short |
ENSINAR OU SOCIALIZAR: DILEMAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INSERIDOS NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
ENSINAR OU SOCIALIZAR: DILEMAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INSERIDOS NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
ENSINAR OU SOCIALIZAR: DILEMAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INSERIDOS NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
ENSINAR OU SOCIALIZAR: DILEMAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INSERIDOS NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
ENSINAR OU SOCIALIZAR: DILEMAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INSERIDOS NO ENSINO MÉDIO |
author |
Luckow, Heloiza Iracema |
author_facet |
Luckow, Heloiza Iracema Cordeiro, Aliciene Fusca Machado |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Aliciene Fusca Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luckow, Heloiza Iracema Cordeiro, Aliciene Fusca Machado |
description |
O artigo discute questões concernentes ao acesso, permanência e aprendizagem de conteúdos historicamente constituídos para estudantes marcados por uma história de segregação. Tendo como referencial teórico o materialismo histórico dialético, problematizam-se os sentidos atribuídos por famílias e professores à função da escola no processo de escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial inseridos no ensino médio. Para tanto, foram entrevistadas três famílias de estudantes público-alvo da educação especial que frequentam o ensino médio e professores envolvidos em seu processo de escolarização. Os dados, analisados a partir da análise de conteúdo (FRANCO, 2003), indicaram que quando se trata de estudantes com algum histórico de diagnóstico de deficiência ou transtorno a escola torna-se prioritariamente lugar de socialização e integração. Evidenciou-se que a apropriação dos conteúdos acadêmicos tem aparecido em segundo plano, de modo que quanto maior a dificuldade de lidar com o estudante, devido a inúmeros fatores, maior a tendência a limitar a função da escola à socialização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9228 10.20952/revtee.v12i30.9228 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9228 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v12i30.9228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9228/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 171-188 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 171-188 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 171-188 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 171-188 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182239678464 |