ENSINAR OU SOCIALIZAR: DILEMAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INSERIDOS NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luckow, Heloiza Iracema
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cordeiro, Aliciene Fusca Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9228
Resumo: O artigo discute questões concernentes ao acesso, permanência e aprendizagem de conteúdos historicamente constituídos para estudantes marcados por uma história de segregação. Tendo como referencial teórico o materialismo histórico dialético, problematizam-se os sentidos atribuídos por famílias e professores à função da escola no processo de escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial inseridos no ensino médio. Para tanto, foram entrevistadas três famílias de estudantes público-alvo da educação especial que frequentam o ensino médio e professores envolvidos em seu processo de escolarização. Os dados, analisados a partir da análise de conteúdo (FRANCO, 2003), indicaram que quando se trata de estudantes com algum histórico de diagnóstico de deficiência ou transtorno a escola torna-se prioritariamente lugar de socialização e integração. Evidenciou-se que a apropriação dos conteúdos acadêmicos tem aparecido em segundo plano, de modo que quanto maior a dificuldade de lidar com o estudante, devido a inúmeros fatores, maior a tendência a limitar a função da escola à socialização.
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