A origem da escola pública no século XIX: contraposição ou coerência com as necessidades do capital?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Andrade Garcia, Jeferson Diogo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Quintilio Lazarini, Ademir, Barbieri, Aline Fabiane, Mello, Rosangela Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6341
Resumo: O objetivo central deste estudo foi o de investigar, de modo introdutório, a gênese da escola pública universal, gratuita, obrigatória e laica no século XIX. Abordam-se os elementos decisivos para a implantação da escola pública, levantando objeções à compreensão segundo a qual o desenvolvimento dessa escola entra em contradição com as exigências inerentes à sociedade de classes do tipo capitalista. Constata-se que o processo de constituição da escola pública universal, obrigató- ria, laica e gratuita, marcado pelo acirramento da luta de classes entre burguesia e proletariado, está articulado a necessidade de formação do cidadão moderno - apto a servir a pátria e favorável às necessidades imperialistas, bem como contrário às intenções socialistas.Palavras-chave: Escola Pública, Luta de Classes, Capitalismo.
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