A origem da escola pública no século XIX: contraposição ou coerência com as necessidades do capital?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6341 |
Resumo: | O objetivo central deste estudo foi o de investigar, de modo introdutório, a gênese da escola pública universal, gratuita, obrigatória e laica no século XIX. Abordam-se os elementos decisivos para a implantação da escola pública, levantando objeções à compreensão segundo a qual o desenvolvimento dessa escola entra em contradição com as exigências inerentes à sociedade de classes do tipo capitalista. Constata-se que o processo de constituição da escola pública universal, obrigató- ria, laica e gratuita, marcado pelo acirramento da luta de classes entre burguesia e proletariado, está articulado a necessidade de formação do cidadão moderno - apto a servir a pátria e favorável às necessidades imperialistas, bem como contrário às intenções socialistas.Palavras-chave: Escola Pública, Luta de Classes, Capitalismo. |
id |
UFS-3_eb5aed246af7354750d2e42af23ffefe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6341 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A origem da escola pública no século XIX: contraposição ou coerência com as necessidades do capital?O objetivo central deste estudo foi o de investigar, de modo introdutório, a gênese da escola pública universal, gratuita, obrigatória e laica no século XIX. Abordam-se os elementos decisivos para a implantação da escola pública, levantando objeções à compreensão segundo a qual o desenvolvimento dessa escola entra em contradição com as exigências inerentes à sociedade de classes do tipo capitalista. Constata-se que o processo de constituição da escola pública universal, obrigató- ria, laica e gratuita, marcado pelo acirramento da luta de classes entre burguesia e proletariado, está articulado a necessidade de formação do cidadão moderno - apto a servir a pátria e favorável às necessidades imperialistas, bem como contrário às intenções socialistas.Palavras-chave: Escola Pública, Luta de Classes, Capitalismo.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/634110.20952/revtee.v10i21.6341Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 21 (2017): Janeiro-Abril; 177-190Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 21 (2017): Janeiro-Abril; 177-190Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 21 (2017): Janeiro-Abril; 177-190Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 21 (2017): Janeiro-Abril; 177-1902358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6341/5263Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Andrade Garcia, Jeferson DiogoQuintilio Lazarini, AdemirBarbieri, Aline FabianeMello, Rosangela Aparecida2022-02-11T13:49:08Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6341Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T13:49:08Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A origem da escola pública no século XIX: contraposição ou coerência com as necessidades do capital? |
title |
A origem da escola pública no século XIX: contraposição ou coerência com as necessidades do capital? |
spellingShingle |
A origem da escola pública no século XIX: contraposição ou coerência com as necessidades do capital? de Andrade Garcia, Jeferson Diogo |
title_short |
A origem da escola pública no século XIX: contraposição ou coerência com as necessidades do capital? |
title_full |
A origem da escola pública no século XIX: contraposição ou coerência com as necessidades do capital? |
title_fullStr |
A origem da escola pública no século XIX: contraposição ou coerência com as necessidades do capital? |
title_full_unstemmed |
A origem da escola pública no século XIX: contraposição ou coerência com as necessidades do capital? |
title_sort |
A origem da escola pública no século XIX: contraposição ou coerência com as necessidades do capital? |
author |
de Andrade Garcia, Jeferson Diogo |
author_facet |
de Andrade Garcia, Jeferson Diogo Quintilio Lazarini, Ademir Barbieri, Aline Fabiane Mello, Rosangela Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Quintilio Lazarini, Ademir Barbieri, Aline Fabiane Mello, Rosangela Aparecida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Andrade Garcia, Jeferson Diogo Quintilio Lazarini, Ademir Barbieri, Aline Fabiane Mello, Rosangela Aparecida |
description |
O objetivo central deste estudo foi o de investigar, de modo introdutório, a gênese da escola pública universal, gratuita, obrigatória e laica no século XIX. Abordam-se os elementos decisivos para a implantação da escola pública, levantando objeções à compreensão segundo a qual o desenvolvimento dessa escola entra em contradição com as exigências inerentes à sociedade de classes do tipo capitalista. Constata-se que o processo de constituição da escola pública universal, obrigató- ria, laica e gratuita, marcado pelo acirramento da luta de classes entre burguesia e proletariado, está articulado a necessidade de formação do cidadão moderno - apto a servir a pátria e favorável às necessidades imperialistas, bem como contrário às intenções socialistas.Palavras-chave: Escola Pública, Luta de Classes, Capitalismo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6341 10.20952/revtee.v10i21.6341 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6341 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v10i21.6341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6341/5263 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 21 (2017): Janeiro-Abril; 177-190 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 21 (2017): Janeiro-Abril; 177-190 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 21 (2017): Janeiro-Abril; 177-190 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 21 (2017): Janeiro-Abril; 177-190 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181742653440 |