Uma ciência diversa. Se não agora, quando?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18480 |
Resumo: | Sex and gender androcentric biases affect creativity and excellence in science and technology, as well as influence the practices and knowledge coming out of scientific institutions. In this paper, we present a literature review within the field of gender and science studies, bringing in classic and foundational authors to the field, as well as more recent and intersectional perspectives. We discuss the production of ignorance associated with sex and gender bias in science, highlighting how the sex and gender perspective has been neglected both in the preparation and development of studies and in the reporting and dissemination of results. As a main conclusion, we highlight that including women and other minorities as subjects and doers of research is only the first step in promoting gender equality in science. |
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Uma ciência diversa. Se não agora, quando?A diverse science. If not now, when?Una ciencia diferente. Si no es ahora, ¿cuándo?Women. Science. Ignorance. Diversity.Mujeres. La ciencia. Ignorancia. La diversidad.Mulheres. Ciência. Ignorância. Diversidade.Sex and gender androcentric biases affect creativity and excellence in science and technology, as well as influence the practices and knowledge coming out of scientific institutions. In this paper, we present a literature review within the field of gender and science studies, bringing in classic and foundational authors to the field, as well as more recent and intersectional perspectives. We discuss the production of ignorance associated with sex and gender bias in science, highlighting how the sex and gender perspective has been neglected both in the preparation and development of studies and in the reporting and dissemination of results. As a main conclusion, we highlight that including women and other minorities as subjects and doers of research is only the first step in promoting gender equality in science.O viés androcêntrico de sexo e gênero afeta a criatividade e a excelência em ciência e tecnologia, bem como influencia as práticas e o conhecimento saído das instituições científicas. Neste artigo, apresentamos uma revisão bibliográfica dentro do campo de estudos de gênero e ciências, trazendo autoras clássicas e fundamentais ao campo, assim como perspectivas mais recentes e interseccionais. Discutimos sobre a produção da ignorância associada ao viés de sexo e gênero na ciência, destacando como a perspectiva de sexo e gênero tem sido negligenciada tanto na preparação e no desenvolvimento dos estudos quanto nos relatos e na divulgação dos resultados. Como principal conclusão, destacamos que incluir mulheres e outras minorias como sujeitos e fazedores de pesquisa é apenas o primeiro passo para promover a igualdade de gênero na ciência.El sesgo androcéntrico de sexo y género afecta a la creatividad y la excelencia en ciencia y tecnología, además de influir en las prácticas y los conocimientos que salen de las instituciones científicas. En este artículo, presentamos una revisión bibliográfica dentro del campo de los estudios de género y ciencia, aportando autores clásicos y fundamentales del campo, así como perspectivas más recientes e interseccionales. Discutimos sobre la producción de ignorancia asociada al sesgo de sexo y género en la ciencia, destacando cómo se ha descuidado la perspectiva de sexo y género tanto en la preparación y desarrollo de estudios como en la comunicación y difusión de resultados. Como conclusión principal, destacamos que incluir a las mujeres y otras minorías como sujetos y realizadores de la investigación es sólo el primer paso para promover la igualdad de género en la ciencia.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1848010.20952/revtee.v16i35.18480Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e18480Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e18480Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e18480Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e184802358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18480/13891https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18480/14635Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Aparecida da Silva XavierAlves, Thelma Panerai2023-09-06T13:34:21Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18480Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-09-06T13:34:21Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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