A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA HORTA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO ENTRE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE RIO GRANDE/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marcelo Dias
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cipriano, Diego Mendes, Estevam, Bread Soares, Calheiros, Daiane Luísa Miezerski, Neto, Francisco Quintanilha Veras, Leitão, Anderson da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7272
Resumo: O presente estudo de caso tem como objetivo relacionar a Educação Ambiental  (EA) aos aspectos multidisciplinares de conteúdos das ciências naturais, tendo por base o tema da “horta escolar” e de sua interpretação por estudantes de duas escolas da cidade do Rio Grande/RS, uma delas situada no contexto urbano, e a outra, no meio rural. Como procedimento metodológico, foi elaborado um questionário discutindo junto às escolas em reuniões agendadas anteriormente e dúvidas pertinentes às questões propostas foram esclarecidas servindo de base para investigação desta pesquisa, realizada com aproximadamente vinte e seis alunos entre as duas escolas. De um modo geral, as manifestações textuais dos educandos foram agrupadas em diferentes eixos tematizados da seguinte forma: Agricultura Orgânica e Interdisciplinaridade. Como resultados, podemos compreender que a horta escolar constitui-se num potencial “laboratório vivo” que transcende os domínios da sala de aula.
id UFS-3_f63602ae0cccb1beae8af9bda8fd446e
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7272
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA HORTA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO ENTRE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE RIO GRANDE/RSO presente estudo de caso tem como objetivo relacionar a Educação Ambiental  (EA) aos aspectos multidisciplinares de conteúdos das ciências naturais, tendo por base o tema da “horta escolar” e de sua interpretação por estudantes de duas escolas da cidade do Rio Grande/RS, uma delas situada no contexto urbano, e a outra, no meio rural. Como procedimento metodológico, foi elaborado um questionário discutindo junto às escolas em reuniões agendadas anteriormente e dúvidas pertinentes às questões propostas foram esclarecidas servindo de base para investigação desta pesquisa, realizada com aproximadamente vinte e seis alunos entre as duas escolas. De um modo geral, as manifestações textuais dos educandos foram agrupadas em diferentes eixos tematizados da seguinte forma: Agricultura Orgânica e Interdisciplinaridade. Como resultados, podemos compreender que a horta escolar constitui-se num potencial “laboratório vivo” que transcende os domínios da sala de aula.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/727210.20952/revtee.v11i27.7272Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 217-232Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 27 (2018): Outubro-Dezembro; 217-232Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 217-232Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 217-2322358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7272/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Marcelo DiasCipriano, Diego MendesEstevam, Bread SoaresCalheiros, Daiane Luísa MiezerskiNeto, Francisco Quintanilha VerasLeitão, Anderson da Silva2022-02-09T23:45:23Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7272Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T23:45:23Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA HORTA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO ENTRE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE RIO GRANDE/RS
title A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA HORTA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO ENTRE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE RIO GRANDE/RS
spellingShingle A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA HORTA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO ENTRE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE RIO GRANDE/RS
Rodrigues, Marcelo Dias
title_short A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA HORTA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO ENTRE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE RIO GRANDE/RS
title_full A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA HORTA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO ENTRE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE RIO GRANDE/RS
title_fullStr A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA HORTA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO ENTRE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE RIO GRANDE/RS
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA HORTA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO ENTRE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE RIO GRANDE/RS
title_sort A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA HORTA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO ENTRE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE RIO GRANDE/RS
author Rodrigues, Marcelo Dias
author_facet Rodrigues, Marcelo Dias
Cipriano, Diego Mendes
Estevam, Bread Soares
Calheiros, Daiane Luísa Miezerski
Neto, Francisco Quintanilha Veras
Leitão, Anderson da Silva
author_role author
author2 Cipriano, Diego Mendes
Estevam, Bread Soares
Calheiros, Daiane Luísa Miezerski
Neto, Francisco Quintanilha Veras
Leitão, Anderson da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marcelo Dias
Cipriano, Diego Mendes
Estevam, Bread Soares
Calheiros, Daiane Luísa Miezerski
Neto, Francisco Quintanilha Veras
Leitão, Anderson da Silva
description O presente estudo de caso tem como objetivo relacionar a Educação Ambiental  (EA) aos aspectos multidisciplinares de conteúdos das ciências naturais, tendo por base o tema da “horta escolar” e de sua interpretação por estudantes de duas escolas da cidade do Rio Grande/RS, uma delas situada no contexto urbano, e a outra, no meio rural. Como procedimento metodológico, foi elaborado um questionário discutindo junto às escolas em reuniões agendadas anteriormente e dúvidas pertinentes às questões propostas foram esclarecidas servindo de base para investigação desta pesquisa, realizada com aproximadamente vinte e seis alunos entre as duas escolas. De um modo geral, as manifestações textuais dos educandos foram agrupadas em diferentes eixos tematizados da seguinte forma: Agricultura Orgânica e Interdisciplinaridade. Como resultados, podemos compreender que a horta escolar constitui-se num potencial “laboratório vivo” que transcende os domínios da sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7272
10.20952/revtee.v11i27.7272
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7272
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i27.7272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7272/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 217-232
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 27 (2018): Outubro-Dezembro; 217-232
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 217-232
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 217-232
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181816053760