Pedagogical management of resolving conflict situations in educational institution
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16558 |
Resumo: | O processo pedagógico em uma instituição de ensino é determinado pela interação dos indivíduos. Portanto, o fator decisivo no desenvolvimento profissional de um professor é a capacidade de atuar como sujeito da atividade pedagógica e construir interação dialógica com outras disciplinas. A interação interpessoal dialógica é um pré-requisito para a atividade pedagógica eficiente em uma instituição de ensino. No processo de domínio das habilidades dialógicas, o desenvolvimento profissional do professor é garantido. Parte significativa das competências profissionais do professor está associada à comunicação interpessoal, que focaliza nossa atenção no papel da interação dialógica no desenvolvimento profissional de um professor. As competências pedagógicas visam a implementação de atividades profissionais e a capacidade de construir uma interação dialógica competente no processo educacional. O resultado ótimo das interações dialógicas é o domínio pelo professor de um determinado conjunto de conhecimentos, habilidades profissionais e características pessoais, que, em nossa opinião, podem ser considerados como critérios de crescimento profissional. Acreditamos que a otimização da interação dialógica entre os participantes nas relações educacionais requer atenção especial. Na instituição de ensino, é necessário dar mais atenção à implementação do potencial comunicativo do indivíduo, criando um ambiente educacional confortável para a comunicação bidirecional. A mobilidade comunicativa de todos os sujeitos de interação deve ser desenvolvida em conselhos pedagógicos, sessões de formação e reuniões de pais e professores com a participação de um psicólogo escolar. |
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Pedagogical management of resolving conflict situations in educational institutionGestión pedagógica de la resolución de situaciones de conflicto en la institución educativaGestão pedagógica de resolução de situações de conflito em instituições de ensinoConflictTeaching staffDialogical interactionConflictoPersonal docenteInteracción dialógicaConflitoPessoal docenteInteração dialógicaO processo pedagógico em uma instituição de ensino é determinado pela interação dos indivíduos. Portanto, o fator decisivo no desenvolvimento profissional de um professor é a capacidade de atuar como sujeito da atividade pedagógica e construir interação dialógica com outras disciplinas. A interação interpessoal dialógica é um pré-requisito para a atividade pedagógica eficiente em uma instituição de ensino. No processo de domínio das habilidades dialógicas, o desenvolvimento profissional do professor é garantido. Parte significativa das competências profissionais do professor está associada à comunicação interpessoal, que focaliza nossa atenção no papel da interação dialógica no desenvolvimento profissional de um professor. As competências pedagógicas visam a implementação de atividades profissionais e a capacidade de construir uma interação dialógica competente no processo educacional. O resultado ótimo das interações dialógicas é o domínio pelo professor de um determinado conjunto de conhecimentos, habilidades profissionais e características pessoais, que, em nossa opinião, podem ser considerados como critérios de crescimento profissional. Acreditamos que a otimização da interação dialógica entre os participantes nas relações educacionais requer atenção especial. Na instituição de ensino, é necessário dar mais atenção à implementação do potencial comunicativo do indivíduo, criando um ambiente educacional confortável para a comunicação bidirecional. A mobilidade comunicativa de todos os sujeitos de interação deve ser desenvolvida em conselhos pedagógicos, sessões de formação e reuniões de pais e professores com a participação de um psicólogo escolar.The pedagogical process in an educational institution is determined by the interaction of individuals. Therefore, the decisive factor in the professional development of a teacher is the ability to act as a subject of pedagogical activity and build dialogical interaction with other subjects. Dialogical interpersonal interaction is a prerequisite for the efficient pedagogical activity in an educational institution. In the process of mastering dialogical skills, the professional development of a teacher is ensured. A significant part of the teacher’s professional competencies is associated with interpersonal communications, which focus our attention on the role of dialogical interaction in the professional development of a teacher. Pedagogical competencies are aimed at the implementation of professional activities and the ability to build competent dialogical interaction in the educational process. The optimal result of dialogical interactions is the mastering by the teacher of a certain set of knowledge, professional skills, and personal characteristics, which, in our opinion, could be considered as the criteria of professional growth. We believe that optimization of dialogical interaction between participants in educational relations requires special attention. In the educational institution, it is necessary to pay more attention to the implementation of the communicative potential of the individual, creating a comfortable educational environment for two-way communication. The communicative mobility of all subjects of interaction should be developed at pedagogical councils, training sessions, and parent-teacher meetings with the participation of a school psychologist.El proceso pedagógico en una institución educativa está determinado por la interacción de los individuos. Por tanto, el factor decisivo en el desarrollo profesional de un docente es la capacidad de actuar como sujeto de la actividad pedagógica y construir una interacción dialógica con otros sujetos. La interacción dialógica interpersonal es un requisito previo para la actividad pedagógica eficiente en una institución educativa. En el proceso de dominar las habilidades dialógicas, se asegura el desarrollo profesional de un docente. Una parte importante de las competencias profesionales del docente está asociada a las comunicaciones interpersonales, que centran nuestra atención en el papel de la interacción dialógica en el desarrollo profesional de un docente. Las competencias pedagógicas están orientadas a la implementación de actividades profesionales y la capacidad de construir una interacción dialógica competente en el proceso educativo. El resultado óptimo de las interacciones dialógicas es el dominio por parte del docente de un determinado conjunto de conocimientos, habilidades profesionales y características personales que, en nuestra opinión, podrían considerarse como criterios de crecimiento profesional. Creemos que la optimización de la interacción dialógica entre los participantes en las relaciones educativas requiere una atención especial. En la institución educativa, es necesario prestar más atención a la implementación del potencial comunicativo del individuo, creando un ambiente educativo cómodo para la comunicación bidireccional. La movilidad comunicativa de todos los sujetos de interacción debe desarrollarse en consejos pedagógicos, jornadas de formación y reuniones de padres y profesores con la participación de un psicólogo escolar.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1655810.20952/revtee.v14i33.16558Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16558Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16558Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16558Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e165582358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16558/12218https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16558/13438Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSergeeva, Marina GeorgiyevnaLukashenko, Dmitry VladimirovichKunitsyna, Maria Lvovna Abdula-Zade, Konstantin Zaurovich2022-12-27T21:20:06Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16558Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-27T21:20:06Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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