Uma Experiência sobre o que dizem os Teóricos da Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5595 |
Resumo: | O artigo tem objetivo de mostrar as principais ideias de teóricos sobre desenvolvimento da aprendizagem e uma experiência numa escola pública. Apresenta teorias que enfatizam fatores ambientais como behaviorismo que imagina a aprendizagem como um processo de condicionamento; a Gestalt com ênfase nos fatores internos decisivos na aprendizagem; a Psicanálise de Freud; a da psicogenética que advoga em prol de que a aprendizagem ocorre por fatores externos e internos, o interacionismo de Piaget; a ideia de Vygotsky enfatizando a aprendizagem escolar e a cultura construída historicamente; Gerard Vergaund com a Teoria dos Campos Conceituais e por fim Wallon na sua busca pelo desenvolvimento integral da criança. Com o desenrolar da trama percebe-se que o grande desafio da educação e da escola atual é entender como se dá a aprendizagem e com propriedade levar os alunos à mobilização e interesse em aprender. |
id |
UFS-3_fbb4ef5d9f597211946044effeecd491 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5595 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Experiência sobre o que dizem os Teóricos da AprendizagemO artigo tem objetivo de mostrar as principais ideias de teóricos sobre desenvolvimento da aprendizagem e uma experiência numa escola pública. Apresenta teorias que enfatizam fatores ambientais como behaviorismo que imagina a aprendizagem como um processo de condicionamento; a Gestalt com ênfase nos fatores internos decisivos na aprendizagem; a Psicanálise de Freud; a da psicogenética que advoga em prol de que a aprendizagem ocorre por fatores externos e internos, o interacionismo de Piaget; a ideia de Vygotsky enfatizando a aprendizagem escolar e a cultura construída historicamente; Gerard Vergaund com a Teoria dos Campos Conceituais e por fim Wallon na sua busca pelo desenvolvimento integral da criança. Com o desenrolar da trama percebe-se que o grande desafio da educação e da escola atual é entender como se dá a aprendizagem e com propriedade levar os alunos à mobilização e interesse em aprender.Revista Tempos e Espaços em Educação2016-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/559510.20952/revtee.v9i19.5595Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 19 (2016): Maio-Agosto; 51-62Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 19 (2016): Maio-Agosto; 51-62Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 19 (2016): Maio-Agosto; 51-62Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 19 (2016): Maio-Agosto; 51-622358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5595/4611Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Eanes dos SantosSilva, Veleida Anahi da2022-02-11T14:50:36Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5595Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T14:50:36Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Experiência sobre o que dizem os Teóricos da Aprendizagem |
title |
Uma Experiência sobre o que dizem os Teóricos da Aprendizagem |
spellingShingle |
Uma Experiência sobre o que dizem os Teóricos da Aprendizagem Correia, Eanes dos Santos |
title_short |
Uma Experiência sobre o que dizem os Teóricos da Aprendizagem |
title_full |
Uma Experiência sobre o que dizem os Teóricos da Aprendizagem |
title_fullStr |
Uma Experiência sobre o que dizem os Teóricos da Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Uma Experiência sobre o que dizem os Teóricos da Aprendizagem |
title_sort |
Uma Experiência sobre o que dizem os Teóricos da Aprendizagem |
author |
Correia, Eanes dos Santos |
author_facet |
Correia, Eanes dos Santos Silva, Veleida Anahi da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Veleida Anahi da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Eanes dos Santos Silva, Veleida Anahi da |
description |
O artigo tem objetivo de mostrar as principais ideias de teóricos sobre desenvolvimento da aprendizagem e uma experiência numa escola pública. Apresenta teorias que enfatizam fatores ambientais como behaviorismo que imagina a aprendizagem como um processo de condicionamento; a Gestalt com ênfase nos fatores internos decisivos na aprendizagem; a Psicanálise de Freud; a da psicogenética que advoga em prol de que a aprendizagem ocorre por fatores externos e internos, o interacionismo de Piaget; a ideia de Vygotsky enfatizando a aprendizagem escolar e a cultura construída historicamente; Gerard Vergaund com a Teoria dos Campos Conceituais e por fim Wallon na sua busca pelo desenvolvimento integral da criança. Com o desenrolar da trama percebe-se que o grande desafio da educação e da escola atual é entender como se dá a aprendizagem e com propriedade levar os alunos à mobilização e interesse em aprender. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5595 10.20952/revtee.v9i19.5595 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5595 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v9i19.5595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5595/4611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 19 (2016): Maio-Agosto; 51-62 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 19 (2016): Maio-Agosto; 51-62 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 19 (2016): Maio-Agosto; 51-62 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 19 (2016): Maio-Agosto; 51-62 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181403963392 |