Direcciones prioritarias para aumentar la adaptividad de las universidades a las condiciones de la economía digital
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16383 |
Resumo: | A economia digital configura um conjunto de novos desafios ao sistema de ensino superior, nomeadamente: acelerar o ritmo das transformações socioeconómicas; transformação da informação em mercadoria e força produtiva; digitalização em grande escala de entidades econômicas; virtualização de locais de trabalho; introdução ativa de tecnologias de informação e comunicação; criação de um campo de informação global; exacerbação dos problemas de segurança cibernética. Nessas condições, o sistema de ensino superior e as atividades das universidades precisam ser adequadamente alteradas de forma a garantir sua competitividade no moderno mercado de serviços educacionais. O artigo fundamenta a necessidade de aumentar o nível de adaptabilidade das instituições de ensino superior aos desafios exógenos. Na categoria de adaptabilidade, propõe-se compreender a propriedade desejada do sistema de ensino superior, que determina a sua capacidade de absorver choques, adaptar-se ou reorganizar-se de acordo com os desafios colocados pelo desenvolvimento da economia digital. Os principais parâmetros da adaptabilidade do sistema de ensino superior à economia digital são o grau de resistência às perturbações externas, a profundidade da resposta a elas, a velocidade de recuperação após as crises, o grau de reorganização estrutural e funcional, a possibilidade de continuando a trajetória de desenvolvimento do pré-embarque. O objetivo do artigo é formular propostas cientificamente sólidas para aumentar o nível de adaptabilidade das universidades aos desafios da economia digital. Os autores do conjunto dessas propostas são estruturados de acordo com os tipos de adaptabilidade selecionados: introversão e extroversão. |
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Direcciones prioritarias para aumentar la adaptividad de las universidades a las condiciones de la economía digitalPriority directions of increasing the adaptivity of universities to the conditions of the digital economyDireções prioritárias para aumentar a adaptividade das universidades às condições da economia digitalAdaptationDigital economyExtraverted adaptabilityHigher educationIntroverted adaptabilityAdaptabilidad extravertidaAdaptabilidad introvertidaAdaptaciónEconomía digitalEducación superiorAdaptabilidade extrovertidaAdaptabilidade introvertidaAdaptaçãoEconomia digitalEnsino superiorA economia digital configura um conjunto de novos desafios ao sistema de ensino superior, nomeadamente: acelerar o ritmo das transformações socioeconómicas; transformação da informação em mercadoria e força produtiva; digitalização em grande escala de entidades econômicas; virtualização de locais de trabalho; introdução ativa de tecnologias de informação e comunicação; criação de um campo de informação global; exacerbação dos problemas de segurança cibernética. Nessas condições, o sistema de ensino superior e as atividades das universidades precisam ser adequadamente alteradas de forma a garantir sua competitividade no moderno mercado de serviços educacionais. O artigo fundamenta a necessidade de aumentar o nível de adaptabilidade das instituições de ensino superior aos desafios exógenos. Na categoria de adaptabilidade, propõe-se compreender a propriedade desejada do sistema de ensino superior, que determina a sua capacidade de absorver choques, adaptar-se ou reorganizar-se de acordo com os desafios colocados pelo desenvolvimento da economia digital. Os principais parâmetros da adaptabilidade do sistema de ensino superior à economia digital são o grau de resistência às perturbações externas, a profundidade da resposta a elas, a velocidade de recuperação após as crises, o grau de reorganização estrutural e funcional, a possibilidade de continuando a trajetória de desenvolvimento do pré-embarque. O objetivo do artigo é formular propostas cientificamente sólidas para aumentar o nível de adaptabilidade das universidades aos desafios da economia digital. Os autores do conjunto dessas propostas são estruturados de acordo com os tipos de adaptabilidade selecionados: introversão e extroversão.La economía digital configura un conjunto de nuevos desafíos para el sistema de educación superior, a saber: acelerar el ritmo de las transformaciones socioeconómicas; transformación de la información en mercancía y fuerza productiva; digitalización a gran escala de entidades económicas; virtualización de lugares de trabajo; introducción activa de tecnologías de la información y la comunicación; creación de un campo de información global; exacerbación de los problemas de ciberseguridad. En tales condiciones, el sistema de educación superior y las actividades de las universidades deben modificarse adecuadamente para asegurar su competitividad en el mercado moderno de servicios educativos. El artículo fundamenta la necesidad de incrementar el nivel de adaptabilidad de las instituciones de educación superior a desafíos exógenos. Bajo la categoría de adaptabilidad, se propone entender la propiedad deseada del sistema de educación superior, que determina su capacidad para absorber choques, adaptarse o reorganizarse de acuerdo con los desafíos que plantea el desarrollo de la economía digital. Los principales parámetros de la adaptabilidad del sistema de educación superior a la economía digital son el grado de resistencia a las perturbaciones externas, la profundidad de respuesta a las mismas, la velocidad de recuperación después de las crisis, el grado de reorganización estructural y funcional, la posibilidad de continua trayectoria de desarrollo previo a la placa. El propósito del artículo es formular propuestas científicamente sólidas para aumentar el nivel de adaptabilidad de las universidades a los desafíos de la economía digital. Los autores del conjunto de tales propuestas se estructuran según los tipos de adaptabilidad seleccionados: introversión y extraversión.The digital economy forms a set of new challenges to the higher education system, namely: accelerating the pace of socio-economic transformations; transformation of information into a commodity and a productive force; large-scale digitalization of economic entities; virtualization of workplaces; active introduction of information and communication technologies; creation of a global information field; exacerbation of cybersecurity problems. In such conditions, the system of higher education and the activities of universities need to be adequately changed in order to ensure their competitiveness in the modern market of educational services. The article substantiates the need to increase the level of adaptability of higher education institutions to exogenous challenges. Under the category of adaptability, it is proposed to understand the desired property of the higher education system, which determines its ability to absorb shocks, adapt or reorganize in accordance with the challenges posed by the development of the digital economy. The main parameters of the adaptability of the higher education system to the digital economy are the degree of its resistance to external disturbances, the depth of response to them, the speed of recovery after crises, the degree of structural and functional reorganization, the possibility of continuing pre-board development trajectory. The purpose of the article is to formulate scientifically sound proposals to increase the level of adaptability of universities to the challenges of the digital economy. The authors of the set of such proposals are structured according to the selected types of adaptability: introversion and extraversion.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1638310.20952/revtee.v14i33.16383Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16383Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16383Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16383Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e163832358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16383/12274https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16383/13464Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKholiavko, NataliiaPopelo, OlhaTulchynska, Svitlana2022-12-28T12:10:15Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16383Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-28T12:10:15Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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