BRINCADEIRA E DESENHO COMO VIA RÉGIA AO INCONSCIENTE INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sulyanne da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bleicher, Taís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clínica & Cultura
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/4732
Resumo: O estudo teve como propósito realizar revisão bibliográfica acerca das questões relativas ao modo pelo qual se pode tornar possível uma análise de crianças partindo da técnica do brincar. Expõe a noção do brincar e desenhar no pensamento de Freud, Françoise Dolto, Donald Winnicott e Melanie Klein, cujas obras tomam diferentes contornos na utilização da técnica do brincar ao estabelecer uma relação analítica com crianças e compara-a a outras metodologias clínicas utilizadas na Psicanálise de crianças. A partir da produção teórica destes psicanalistas, podemos assinalar as diferentes defesas quanto à técnica do brincar e a possibilidade da substituição do método da associação livre por meio da oferta de materiais que possibilitam a expressividade, favorecendo a transferência.
id UFS-4_9300d287f9cecd4f08a1f066462582ad
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4732
network_acronym_str UFS-4
network_name_str Clínica & Cultura
repository_id_str
spelling BRINCADEIRA E DESENHO COMO VIA RÉGIA AO INCONSCIENTE INFANTILO estudo teve como propósito realizar revisão bibliográfica acerca das questões relativas ao modo pelo qual se pode tornar possível uma análise de crianças partindo da técnica do brincar. Expõe a noção do brincar e desenhar no pensamento de Freud, Françoise Dolto, Donald Winnicott e Melanie Klein, cujas obras tomam diferentes contornos na utilização da técnica do brincar ao estabelecer uma relação analítica com crianças e compara-a a outras metodologias clínicas utilizadas na Psicanálise de crianças. A partir da produção teórica destes psicanalistas, podemos assinalar as diferentes defesas quanto à técnica do brincar e a possibilidade da substituição do método da associação livre por meio da oferta de materiais que possibilitam a expressividade, favorecendo a transferência.Universidade Federal de Sergipe2017-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/4732Clínica & Cultura; Vol. 5 No 2 (2016)Clínica & Cultura; v. 5 n. 2 (2016)Clínica & Cultura; Vol. 5 No. 2 (2016)Clínica & Cultura; Vol. 5 Núm. 2 (2016)2317-2509reponame:Clínica & Culturainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/4732/5988Copyright (c) 2017 Clínica & Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Sulyanne da SilvaBleicher, Taís2018-05-25T20:53:03Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4732Revistahttps://www.seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/PUBhttps://www.seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/oaisoaresms@gmail.com || eldercerqueira@gmail.com2317-25092317-2509opendoar:2018-05-25T20:53:03Clínica & Cultura - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv BRINCADEIRA E DESENHO COMO VIA RÉGIA AO INCONSCIENTE INFANTIL
title BRINCADEIRA E DESENHO COMO VIA RÉGIA AO INCONSCIENTE INFANTIL
spellingShingle BRINCADEIRA E DESENHO COMO VIA RÉGIA AO INCONSCIENTE INFANTIL
Ferreira, Sulyanne da Silva
title_short BRINCADEIRA E DESENHO COMO VIA RÉGIA AO INCONSCIENTE INFANTIL
title_full BRINCADEIRA E DESENHO COMO VIA RÉGIA AO INCONSCIENTE INFANTIL
title_fullStr BRINCADEIRA E DESENHO COMO VIA RÉGIA AO INCONSCIENTE INFANTIL
title_full_unstemmed BRINCADEIRA E DESENHO COMO VIA RÉGIA AO INCONSCIENTE INFANTIL
title_sort BRINCADEIRA E DESENHO COMO VIA RÉGIA AO INCONSCIENTE INFANTIL
author Ferreira, Sulyanne da Silva
author_facet Ferreira, Sulyanne da Silva
Bleicher, Taís
author_role author
author2 Bleicher, Taís
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sulyanne da Silva
Bleicher, Taís
description O estudo teve como propósito realizar revisão bibliográfica acerca das questões relativas ao modo pelo qual se pode tornar possível uma análise de crianças partindo da técnica do brincar. Expõe a noção do brincar e desenhar no pensamento de Freud, Françoise Dolto, Donald Winnicott e Melanie Klein, cujas obras tomam diferentes contornos na utilização da técnica do brincar ao estabelecer uma relação analítica com crianças e compara-a a outras metodologias clínicas utilizadas na Psicanálise de crianças. A partir da produção teórica destes psicanalistas, podemos assinalar as diferentes defesas quanto à técnica do brincar e a possibilidade da substituição do método da associação livre por meio da oferta de materiais que possibilitam a expressividade, favorecendo a transferência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/4732
url https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/4732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/4732/5988
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Clínica & Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Clínica & Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Clínica & Cultura; Vol. 5 No 2 (2016)
Clínica & Cultura; v. 5 n. 2 (2016)
Clínica & Cultura; Vol. 5 No. 2 (2016)
Clínica & Cultura; Vol. 5 Núm. 2 (2016)
2317-2509
reponame:Clínica & Cultura
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Clínica & Cultura
collection Clínica & Cultura
repository.name.fl_str_mv Clínica & Cultura - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv soaresms@gmail.com || eldercerqueira@gmail.com
_version_ 1799770134260219905