O Psicodrama no Desenvolvimento de Papéis durante a Adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitali, Marieli Mezari
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Castro, Amanda, Almeida, Viviane Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clínica & Cultura
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/9579
Resumo: O Psicodrama de grupo pode se constituir como uma ferramenta de intervenção entre adolescentes proporcionando o desenvolvimento de novos papéis e as adequações dos projetos dramáticos, diante da mediação entre o real e o ideal. Participaram desse estudo 15 adolescentes com idades entre 18 e 21 anos.  Os adolescentes participaram de 8 sessões de Psicodrama que ocorreram uma vez por semana. A partir da análise foi possível identificar que o Psicodrama de grupo contribui para o desenvolvimento de papéis e para a antecipação de informações e compromissos futuros, diminuindo a ansiedade do adolescente diante do desconhecido.
id UFS-4_adde21f0c78d33e7ad64e5eb2f7c2c85
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9579
network_acronym_str UFS-4
network_name_str Clínica & Cultura
repository_id_str
spelling O Psicodrama no Desenvolvimento de Papéis durante a AdolescênciaO Psicodrama de grupo pode se constituir como uma ferramenta de intervenção entre adolescentes proporcionando o desenvolvimento de novos papéis e as adequações dos projetos dramáticos, diante da mediação entre o real e o ideal. Participaram desse estudo 15 adolescentes com idades entre 18 e 21 anos.  Os adolescentes participaram de 8 sessões de Psicodrama que ocorreram uma vez por semana. A partir da análise foi possível identificar que o Psicodrama de grupo contribui para o desenvolvimento de papéis e para a antecipação de informações e compromissos futuros, diminuindo a ansiedade do adolescente diante do desconhecido.Universidade Federal de Sergipe2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/9579Clínica & Cultura; Vol. 7 No 1 (2018); 3-20Clínica & Cultura; v. 7 n. 1 (2018); 3-20Clínica & Cultura; Vol. 7 No. 1 (2018); 3-20Clínica & Cultura; Vol. 7 Núm. 1 (2018); 3-202317-2509reponame:Clínica & Culturainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/9579/9625Copyright (c) 2019 Clínica & Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessVitali, Marieli MezariCastro, AmandaAlmeida, Viviane Oliveira2019-12-17T18:08:26Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9579Revistahttps://www.seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/PUBhttps://www.seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/oaisoaresms@gmail.com || eldercerqueira@gmail.com2317-25092317-2509opendoar:2019-12-17T18:08:26Clínica & Cultura - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Psicodrama no Desenvolvimento de Papéis durante a Adolescência
title O Psicodrama no Desenvolvimento de Papéis durante a Adolescência
spellingShingle O Psicodrama no Desenvolvimento de Papéis durante a Adolescência
Vitali, Marieli Mezari
title_short O Psicodrama no Desenvolvimento de Papéis durante a Adolescência
title_full O Psicodrama no Desenvolvimento de Papéis durante a Adolescência
title_fullStr O Psicodrama no Desenvolvimento de Papéis durante a Adolescência
title_full_unstemmed O Psicodrama no Desenvolvimento de Papéis durante a Adolescência
title_sort O Psicodrama no Desenvolvimento de Papéis durante a Adolescência
author Vitali, Marieli Mezari
author_facet Vitali, Marieli Mezari
Castro, Amanda
Almeida, Viviane Oliveira
author_role author
author2 Castro, Amanda
Almeida, Viviane Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitali, Marieli Mezari
Castro, Amanda
Almeida, Viviane Oliveira
description O Psicodrama de grupo pode se constituir como uma ferramenta de intervenção entre adolescentes proporcionando o desenvolvimento de novos papéis e as adequações dos projetos dramáticos, diante da mediação entre o real e o ideal. Participaram desse estudo 15 adolescentes com idades entre 18 e 21 anos.  Os adolescentes participaram de 8 sessões de Psicodrama que ocorreram uma vez por semana. A partir da análise foi possível identificar que o Psicodrama de grupo contribui para o desenvolvimento de papéis e para a antecipação de informações e compromissos futuros, diminuindo a ansiedade do adolescente diante do desconhecido.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/9579
url https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/9579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/9579/9625
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Clínica & Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Clínica & Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Clínica & Cultura; Vol. 7 No 1 (2018); 3-20
Clínica & Cultura; v. 7 n. 1 (2018); 3-20
Clínica & Cultura; Vol. 7 No. 1 (2018); 3-20
Clínica & Cultura; Vol. 7 Núm. 1 (2018); 3-20
2317-2509
reponame:Clínica & Cultura
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Clínica & Cultura
collection Clínica & Cultura
repository.name.fl_str_mv Clínica & Cultura - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv soaresms@gmail.com || eldercerqueira@gmail.com
_version_ 1799770134290628608