A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Patrícia Graciela da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: HAMEL, Rainer Enrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15314
Resumo: Os objetivos deste estudo são analisar os avanços das políticas nacionais em prol da pluralidade cultural e linguística indígena e verificar como uma determinada aldeia, no estado de Mato Grosso do Sul, traduz essas políticas em práticas transformadoras da sua realidade local. Para embasar este estudo, traremos para discussão algumas políticas públicas e políticas linguísticas, sobretudo aquelas voltadas para os grupos minoritários brasileiros que incluem os povos indígenas. Além disso, abordaremos os pressupostos da Educação Escolar Indígena no Brasil, bem como um dos seus princípios gerais: língua materna e bilinguismo. Dentre os resultados, destacamos a educação bilíngue de manutenção praticada na aldeia Te’ykue que procura acolher a língua minoritária para reforçar a identidade cultural da criança e da comunidade a que pertence. Palavras-chave: Políticas Linguísticas. Bilinguismo indígena. Língua minoritária. Educação Indígena. Ensino de Línguas.
id UFS-5_10e3b9277407d4e80bd07e1030ab62cb
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15314
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUEINDIGENOUS SCHOOL EDUCATION AND LINGUISTIC POLICIES FOR THE PLURYLINGUISM: A BRIEF ANALYSIS OF THE CASE TE’YKUEOs objetivos deste estudo são analisar os avanços das políticas nacionais em prol da pluralidade cultural e linguística indígena e verificar como uma determinada aldeia, no estado de Mato Grosso do Sul, traduz essas políticas em práticas transformadoras da sua realidade local. Para embasar este estudo, traremos para discussão algumas políticas públicas e políticas linguísticas, sobretudo aquelas voltadas para os grupos minoritários brasileiros que incluem os povos indígenas. Além disso, abordaremos os pressupostos da Educação Escolar Indígena no Brasil, bem como um dos seus princípios gerais: língua materna e bilinguismo. Dentre os resultados, destacamos a educação bilíngue de manutenção praticada na aldeia Te’ykue que procura acolher a língua minoritária para reforçar a identidade cultural da criança e da comunidade a que pertence. Palavras-chave: Políticas Linguísticas. Bilinguismo indígena. Língua minoritária. Educação Indígena. Ensino de Línguas.The aim of this study is to analyze the advances of national policies in favor of indigenous cultural and linguistic plurality and to see how a given Village, in the state of Mato Grosso do Sul, translates these policies into practices that transform their local reality. To support this study, I will bring up for discussion some public policies and language policies, especially those aimed at Brazilian minority groups that include indigenous peoples. In addition, I will address the assumptions of Indigenous School Education in Brazil, as well as one of its general principles: mother tongue and bilingualism. Among the results, I highlight the bilingual maintenance education practiced in aldeia Te’ykue that seeks to welcome the minority language to reinforce the cultural identity of the child and the community to which it belongs. Keywords: Linguistic Policies. Indigenous bilingualism. Minority language. Indigenous Education. Language Teaching.Universidade Federal de Sergipe - UFS2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1531410.51951/ti.v10i22Travessias Interativas; No 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 32-52Travessias Interativas; n. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 32-52Travessias Interativas; No. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 32-52Travessias Interativas; Núm. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 32-522236-740310.51951/ti.v10i22reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15314/11556Copyright (c) 2021 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessROCHA, Patrícia Graciela daHAMEL, Rainer Enrique2021-07-27T18:35:15Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15314Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T18:35:15Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE
INDIGENOUS SCHOOL EDUCATION AND LINGUISTIC POLICIES FOR THE PLURYLINGUISM: A BRIEF ANALYSIS OF THE CASE TE’YKUE
title A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE
spellingShingle A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE
ROCHA, Patrícia Graciela da
title_short A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE
title_full A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE
title_fullStr A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE
title_sort A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE
author ROCHA, Patrícia Graciela da
author_facet ROCHA, Patrícia Graciela da
HAMEL, Rainer Enrique
author_role author
author2 HAMEL, Rainer Enrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, Patrícia Graciela da
HAMEL, Rainer Enrique
description Os objetivos deste estudo são analisar os avanços das políticas nacionais em prol da pluralidade cultural e linguística indígena e verificar como uma determinada aldeia, no estado de Mato Grosso do Sul, traduz essas políticas em práticas transformadoras da sua realidade local. Para embasar este estudo, traremos para discussão algumas políticas públicas e políticas linguísticas, sobretudo aquelas voltadas para os grupos minoritários brasileiros que incluem os povos indígenas. Além disso, abordaremos os pressupostos da Educação Escolar Indígena no Brasil, bem como um dos seus princípios gerais: língua materna e bilinguismo. Dentre os resultados, destacamos a educação bilíngue de manutenção praticada na aldeia Te’ykue que procura acolher a língua minoritária para reforçar a identidade cultural da criança e da comunidade a que pertence. Palavras-chave: Políticas Linguísticas. Bilinguismo indígena. Língua minoritária. Educação Indígena. Ensino de Línguas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15314
10.51951/ti.v10i22
url https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15314
identifier_str_mv 10.51951/ti.v10i22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15314/11556
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Travessias Interativas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Travessias Interativas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 32-52
Travessias Interativas; n. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 32-52
Travessias Interativas; No. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 32-52
Travessias Interativas; Núm. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 32-52
2236-7403
10.51951/ti.v10i22
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ale1976@academico.ufs.br
_version_ 1798328416376717312