A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15314 |
Resumo: | Os objetivos deste estudo são analisar os avanços das políticas nacionais em prol da pluralidade cultural e linguística indígena e verificar como uma determinada aldeia, no estado de Mato Grosso do Sul, traduz essas políticas em práticas transformadoras da sua realidade local. Para embasar este estudo, traremos para discussão algumas políticas públicas e políticas linguísticas, sobretudo aquelas voltadas para os grupos minoritários brasileiros que incluem os povos indígenas. Além disso, abordaremos os pressupostos da Educação Escolar Indígena no Brasil, bem como um dos seus princípios gerais: língua materna e bilinguismo. Dentre os resultados, destacamos a educação bilíngue de manutenção praticada na aldeia Te’ykue que procura acolher a língua minoritária para reforçar a identidade cultural da criança e da comunidade a que pertence. Palavras-chave: Políticas Linguísticas. Bilinguismo indígena. Língua minoritária. Educação Indígena. Ensino de Línguas. |
id |
UFS-5_10e3b9277407d4e80bd07e1030ab62cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15314 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUEINDIGENOUS SCHOOL EDUCATION AND LINGUISTIC POLICIES FOR THE PLURYLINGUISM: A BRIEF ANALYSIS OF THE CASE TE’YKUEOs objetivos deste estudo são analisar os avanços das políticas nacionais em prol da pluralidade cultural e linguística indígena e verificar como uma determinada aldeia, no estado de Mato Grosso do Sul, traduz essas políticas em práticas transformadoras da sua realidade local. Para embasar este estudo, traremos para discussão algumas políticas públicas e políticas linguísticas, sobretudo aquelas voltadas para os grupos minoritários brasileiros que incluem os povos indígenas. Além disso, abordaremos os pressupostos da Educação Escolar Indígena no Brasil, bem como um dos seus princípios gerais: língua materna e bilinguismo. Dentre os resultados, destacamos a educação bilíngue de manutenção praticada na aldeia Te’ykue que procura acolher a língua minoritária para reforçar a identidade cultural da criança e da comunidade a que pertence. Palavras-chave: Políticas Linguísticas. Bilinguismo indígena. Língua minoritária. Educação Indígena. Ensino de Línguas.The aim of this study is to analyze the advances of national policies in favor of indigenous cultural and linguistic plurality and to see how a given Village, in the state of Mato Grosso do Sul, translates these policies into practices that transform their local reality. To support this study, I will bring up for discussion some public policies and language policies, especially those aimed at Brazilian minority groups that include indigenous peoples. In addition, I will address the assumptions of Indigenous School Education in Brazil, as well as one of its general principles: mother tongue and bilingualism. Among the results, I highlight the bilingual maintenance education practiced in aldeia Te’ykue that seeks to welcome the minority language to reinforce the cultural identity of the child and the community to which it belongs. Keywords: Linguistic Policies. Indigenous bilingualism. Minority language. Indigenous Education. Language Teaching.Universidade Federal de Sergipe - UFS2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1531410.51951/ti.v10i22Travessias Interativas; No 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 32-52Travessias Interativas; n. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 32-52Travessias Interativas; No. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 32-52Travessias Interativas; Núm. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 32-522236-740310.51951/ti.v10i22reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15314/11556Copyright (c) 2021 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessROCHA, Patrícia Graciela daHAMEL, Rainer Enrique2021-07-27T18:35:15Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15314Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T18:35:15Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE INDIGENOUS SCHOOL EDUCATION AND LINGUISTIC POLICIES FOR THE PLURYLINGUISM: A BRIEF ANALYSIS OF THE CASE TE’YKUE |
title |
A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE ROCHA, Patrícia Graciela da |
title_short |
A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE |
title_full |
A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE |
title_sort |
A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O PLURILINGUISMO: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO TE’YKUE |
author |
ROCHA, Patrícia Graciela da |
author_facet |
ROCHA, Patrícia Graciela da HAMEL, Rainer Enrique |
author_role |
author |
author2 |
HAMEL, Rainer Enrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROCHA, Patrícia Graciela da HAMEL, Rainer Enrique |
description |
Os objetivos deste estudo são analisar os avanços das políticas nacionais em prol da pluralidade cultural e linguística indígena e verificar como uma determinada aldeia, no estado de Mato Grosso do Sul, traduz essas políticas em práticas transformadoras da sua realidade local. Para embasar este estudo, traremos para discussão algumas políticas públicas e políticas linguísticas, sobretudo aquelas voltadas para os grupos minoritários brasileiros que incluem os povos indígenas. Além disso, abordaremos os pressupostos da Educação Escolar Indígena no Brasil, bem como um dos seus princípios gerais: língua materna e bilinguismo. Dentre os resultados, destacamos a educação bilíngue de manutenção praticada na aldeia Te’ykue que procura acolher a língua minoritária para reforçar a identidade cultural da criança e da comunidade a que pertence. Palavras-chave: Políticas Linguísticas. Bilinguismo indígena. Língua minoritária. Educação Indígena. Ensino de Línguas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15314 10.51951/ti.v10i22 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15314 |
identifier_str_mv |
10.51951/ti.v10i22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15314/11556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Travessias Interativas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Travessias Interativas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 32-52 Travessias Interativas; n. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 32-52 Travessias Interativas; No. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 32-52 Travessias Interativas; Núm. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 32-52 2236-7403 10.51951/ti.v10i22 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328416376717312 |