AS RELAÇÕES DE PODER/SABER NO DOCUMENTO: CARTA DE APRESENTAÇÃO DO SAEMS - 2011: RELATIONS OF POWER / KNOWLEDGE IN DOCUMENT: LETTER OF PRESENTATION SAEMS - 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VALIENTE, Maria Francisca
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SOARES, Margarida Xisto da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11120
Resumo: RESUMO: O presente artigo tem por objetivo estudar o discurso do documento oficial: carta de apresentação do Manual do Professor Aplicador do Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul (SAEMS) – 2011. O estudo propõe-se investigar como se constituem os jogos discursivos de poder/saber e os efeitos de poder que regem esse discurso (Discurso Político Pedagógico). Supõe-se haver no discurso oficial certa naturalização dos dizeres em virtude da autoridade que o documento traz consigo e que lhe permite delegar poderes aos que estão institucionalmente autorizados e legitimados a manejá-lo. Como recurso metodológico, utilizasse-se, em especial, o método arqueogenealógico de Foucault, pois se problematiza porque o discurso em questão se reproduz enquanto “regime de verdade”, pouco questionável. Como aporte teórico detém-se às teorias da Análise do Discurso e à Linguística Aplicada. A partir das análises, temos entendido que a argumentação dos discursos em questão se constrói a partir de representações de liberdade e de democracia que podem se encontrar coerentes com o momento histórico-social, fazendo com que a carta seja entendida como documento de bem comum e de progresso, tentando camuflar as emergências de poder, que são aqui desconstruídas por meio da materialidade linguística. PALAVRAS-CHAVE: Linguística Aplicada. Discurso Oficial. Regime de verdade.        ABSTRACT: This paper aims to study the discourse of the official document: letter of introduction to the Applicator Teacher's Manual of the Assessment System of Public Education Network of Mato Grosso do Sul (SAEMS), 2011. This study proposes to investigate how the discursive games of power / knowledge are constituted and the effects of power that govern this discourse (Educational Policy Discourse). It is believed to be naturalization of certain words in the official discourse by virtue of the authority that the document holds and allows to empower those who are institutionally legitimized and authorized to handle it. As a methodological approach, the study relies, in particular, on Foucault’s archaeo-genelogical method, because it discusses why the discourse in question is reproduced as a “regime of truth”, non-questionable. As a theoretical approach the study holds to the theories of discourse analysis and Applied Linguistics. From the analysis we understand that the argument of the discourse in question is constructed from representations of freedom and democracy that can be found consistent with the historical-social moment, so that the letter is understood as a document of common good and advancement, attempting to camouflage the emergency of power, which are here deconstructed through the linguistic materiality. KEYWORDS: Applied Linguistics. Official Discourse. Regime of truth.
id UFS-5_1602e81f3fae1c2474dc6acbef633491
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11120
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling AS RELAÇÕES DE PODER/SABER NO DOCUMENTO: CARTA DE APRESENTAÇÃO DO SAEMS - 2011: RELATIONS OF POWER / KNOWLEDGE IN DOCUMENT: LETTER OF PRESENTATION SAEMS - 2011 RESUMO: O presente artigo tem por objetivo estudar o discurso do documento oficial: carta de apresentação do Manual do Professor Aplicador do Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul (SAEMS) – 2011. O estudo propõe-se investigar como se constituem os jogos discursivos de poder/saber e os efeitos de poder que regem esse discurso (Discurso Político Pedagógico). Supõe-se haver no discurso oficial certa naturalização dos dizeres em virtude da autoridade que o documento traz consigo e que lhe permite delegar poderes aos que estão institucionalmente autorizados e legitimados a manejá-lo. Como recurso metodológico, utilizasse-se, em especial, o método arqueogenealógico de Foucault, pois se problematiza porque o discurso em questão se reproduz enquanto “regime de verdade”, pouco questionável. Como aporte teórico detém-se às teorias da Análise do Discurso e à Linguística Aplicada. A partir das análises, temos entendido que a argumentação dos discursos em questão se constrói a partir de representações de liberdade e de democracia que podem se encontrar coerentes com o momento histórico-social, fazendo com que a carta seja entendida como documento de bem comum e de progresso, tentando camuflar as emergências de poder, que são aqui desconstruídas por meio da materialidade linguística. PALAVRAS-CHAVE: Linguística Aplicada. Discurso Oficial. Regime de verdade.        ABSTRACT: This paper aims to study the discourse of the official document: letter of introduction to the Applicator Teacher's Manual of the Assessment System of Public Education Network of Mato Grosso do Sul (SAEMS), 2011. This study proposes to investigate how the discursive games of power / knowledge are constituted and the effects of power that govern this discourse (Educational Policy Discourse). It is believed to be naturalization of certain words in the official discourse by virtue of the authority that the document holds and allows to empower those who are institutionally legitimized and authorized to handle it. As a methodological approach, the study relies, in particular, on Foucault’s archaeo-genelogical method, because it discusses why the discourse in question is reproduced as a “regime of truth”, non-questionable. As a theoretical approach the study holds to the theories of discourse analysis and Applied Linguistics. From the analysis we understand that the argument of the discourse in question is constructed from representations of freedom and democracy that can be found consistent with the historical-social moment, so that the letter is understood as a document of common good and advancement, attempting to camouflage the emergency of power, which are here deconstructed through the linguistic materiality. KEYWORDS: Applied Linguistics. Official Discourse. Regime of truth. Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11120Travessias Interativas; No 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 71-89Travessias Interativas; n. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 71-89Travessias Interativas; No. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 71-89Travessias Interativas; Núm. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 71-892236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11120/8614Copyright (c) 2012 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessVALIENTE, Maria FranciscaSOARES, Margarida Xisto da Silva2020-06-28T21:03:44Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11120Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T21:03:44Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv AS RELAÇÕES DE PODER/SABER NO DOCUMENTO: CARTA DE APRESENTAÇÃO DO SAEMS - 2011: RELATIONS OF POWER / KNOWLEDGE IN DOCUMENT: LETTER OF PRESENTATION SAEMS - 2011
title AS RELAÇÕES DE PODER/SABER NO DOCUMENTO: CARTA DE APRESENTAÇÃO DO SAEMS - 2011: RELATIONS OF POWER / KNOWLEDGE IN DOCUMENT: LETTER OF PRESENTATION SAEMS - 2011
spellingShingle AS RELAÇÕES DE PODER/SABER NO DOCUMENTO: CARTA DE APRESENTAÇÃO DO SAEMS - 2011: RELATIONS OF POWER / KNOWLEDGE IN DOCUMENT: LETTER OF PRESENTATION SAEMS - 2011
VALIENTE, Maria Francisca
title_short AS RELAÇÕES DE PODER/SABER NO DOCUMENTO: CARTA DE APRESENTAÇÃO DO SAEMS - 2011: RELATIONS OF POWER / KNOWLEDGE IN DOCUMENT: LETTER OF PRESENTATION SAEMS - 2011
title_full AS RELAÇÕES DE PODER/SABER NO DOCUMENTO: CARTA DE APRESENTAÇÃO DO SAEMS - 2011: RELATIONS OF POWER / KNOWLEDGE IN DOCUMENT: LETTER OF PRESENTATION SAEMS - 2011
title_fullStr AS RELAÇÕES DE PODER/SABER NO DOCUMENTO: CARTA DE APRESENTAÇÃO DO SAEMS - 2011: RELATIONS OF POWER / KNOWLEDGE IN DOCUMENT: LETTER OF PRESENTATION SAEMS - 2011
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES DE PODER/SABER NO DOCUMENTO: CARTA DE APRESENTAÇÃO DO SAEMS - 2011: RELATIONS OF POWER / KNOWLEDGE IN DOCUMENT: LETTER OF PRESENTATION SAEMS - 2011
title_sort AS RELAÇÕES DE PODER/SABER NO DOCUMENTO: CARTA DE APRESENTAÇÃO DO SAEMS - 2011: RELATIONS OF POWER / KNOWLEDGE IN DOCUMENT: LETTER OF PRESENTATION SAEMS - 2011
author VALIENTE, Maria Francisca
author_facet VALIENTE, Maria Francisca
SOARES, Margarida Xisto da Silva
author_role author
author2 SOARES, Margarida Xisto da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VALIENTE, Maria Francisca
SOARES, Margarida Xisto da Silva
description RESUMO: O presente artigo tem por objetivo estudar o discurso do documento oficial: carta de apresentação do Manual do Professor Aplicador do Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul (SAEMS) – 2011. O estudo propõe-se investigar como se constituem os jogos discursivos de poder/saber e os efeitos de poder que regem esse discurso (Discurso Político Pedagógico). Supõe-se haver no discurso oficial certa naturalização dos dizeres em virtude da autoridade que o documento traz consigo e que lhe permite delegar poderes aos que estão institucionalmente autorizados e legitimados a manejá-lo. Como recurso metodológico, utilizasse-se, em especial, o método arqueogenealógico de Foucault, pois se problematiza porque o discurso em questão se reproduz enquanto “regime de verdade”, pouco questionável. Como aporte teórico detém-se às teorias da Análise do Discurso e à Linguística Aplicada. A partir das análises, temos entendido que a argumentação dos discursos em questão se constrói a partir de representações de liberdade e de democracia que podem se encontrar coerentes com o momento histórico-social, fazendo com que a carta seja entendida como documento de bem comum e de progresso, tentando camuflar as emergências de poder, que são aqui desconstruídas por meio da materialidade linguística. PALAVRAS-CHAVE: Linguística Aplicada. Discurso Oficial. Regime de verdade.        ABSTRACT: This paper aims to study the discourse of the official document: letter of introduction to the Applicator Teacher's Manual of the Assessment System of Public Education Network of Mato Grosso do Sul (SAEMS), 2011. This study proposes to investigate how the discursive games of power / knowledge are constituted and the effects of power that govern this discourse (Educational Policy Discourse). It is believed to be naturalization of certain words in the official discourse by virtue of the authority that the document holds and allows to empower those who are institutionally legitimized and authorized to handle it. As a methodological approach, the study relies, in particular, on Foucault’s archaeo-genelogical method, because it discusses why the discourse in question is reproduced as a “regime of truth”, non-questionable. As a theoretical approach the study holds to the theories of discourse analysis and Applied Linguistics. From the analysis we understand that the argument of the discourse in question is constructed from representations of freedom and democracy that can be found consistent with the historical-social moment, so that the letter is understood as a document of common good and advancement, attempting to camouflage the emergency of power, which are here deconstructed through the linguistic materiality. KEYWORDS: Applied Linguistics. Official Discourse. Regime of truth.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11120
url https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11120/8614
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 71-89
Travessias Interativas; n. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 71-89
Travessias Interativas; No. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 71-89
Travessias Interativas; Núm. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 71-89
2236-7403
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ale1976@academico.ufs.br
_version_ 1798328415797903360