O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11118 |
Resumo: | RESUMO: Jovens e adultos têm tido a oportunidade retornar à escola por meio de uma parceria recente entre instituições federais profissionalizantes e escolas da rede municipal de ensino. Esta parceria tornou-se possível a parti do ano de 2007, quando o governo federal tornou público um programa educacional, conhecido como PROEJA FIC, que integra cursos profissionalizantes à educação básica com a finalidade de oferecer aos trabalhadores uma formação inicial e continuada. Este texto apresenta uma experiência de letramento com uma turma de jovens e adultos do nível fundamental de ensino. Tal experiência está baseada nos Novos Estudos do Letramento ou Multiletramentos (STREET, 2003; KLEIMAN, 2006; ROJO, 2009) e na pedagogia de gêneros (MOTTA-ROTH, 2008; BAZERMAN, 2005). O gênero documentário foi o ponto de início da experiência e foi utilizado para mobilizar a comunicação e debater criticamente sobre cidadania. PALAVRAS-CHAVE: Letramentos. Educação de jovens e adultos. Cidadania. ABSTRACT: Young and adult people have been given the opportunity to return to school through a recent partnership between federal vocational institutions and elementary city schools. This partnership became possible from 2007, when the Brazilian government made public an educational program which integrates vocational courses and the basic education towards the workers‟ initial and continued education, known as PROEJA FIC. This paper presents a literacy experience developed with a vocational class of young and adult students in the elementary level. Such experience is based on the New Literacy Studies or Multiliteracies (STREET, 2003; ROJO, 2009) and on genres pedagogy (MOTTA-ROTH, 2008; BAZERMAN, 2005). The documentary genre was the starting point to the experience and was used to mobilize communication and to discuss citizenship critically. KEYWORDS: Literacies. Young and adult people's education. Citizenship. |
id |
UFS-5_1e7413f48ea8ffeb179979f4d375bf53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11118 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP RESUMO: Jovens e adultos têm tido a oportunidade retornar à escola por meio de uma parceria recente entre instituições federais profissionalizantes e escolas da rede municipal de ensino. Esta parceria tornou-se possível a parti do ano de 2007, quando o governo federal tornou público um programa educacional, conhecido como PROEJA FIC, que integra cursos profissionalizantes à educação básica com a finalidade de oferecer aos trabalhadores uma formação inicial e continuada. Este texto apresenta uma experiência de letramento com uma turma de jovens e adultos do nível fundamental de ensino. Tal experiência está baseada nos Novos Estudos do Letramento ou Multiletramentos (STREET, 2003; KLEIMAN, 2006; ROJO, 2009) e na pedagogia de gêneros (MOTTA-ROTH, 2008; BAZERMAN, 2005). O gênero documentário foi o ponto de início da experiência e foi utilizado para mobilizar a comunicação e debater criticamente sobre cidadania. PALAVRAS-CHAVE: Letramentos. Educação de jovens e adultos. Cidadania. ABSTRACT: Young and adult people have been given the opportunity to return to school through a recent partnership between federal vocational institutions and elementary city schools. This partnership became possible from 2007, when the Brazilian government made public an educational program which integrates vocational courses and the basic education towards the workers‟ initial and continued education, known as PROEJA FIC. This paper presents a literacy experience developed with a vocational class of young and adult students in the elementary level. Such experience is based on the New Literacy Studies or Multiliteracies (STREET, 2003; ROJO, 2009) and on genres pedagogy (MOTTA-ROTH, 2008; BAZERMAN, 2005). The documentary genre was the starting point to the experience and was used to mobilize communication and to discuss citizenship critically. KEYWORDS: Literacies. Young and adult people's education. Citizenship. Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11118Travessias Interativas; No 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 40-55Travessias Interativas; n. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 40-55Travessias Interativas; No. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 40-55Travessias Interativas; Núm. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 40-552236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11118/8612Copyright (c) 2012 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessBEVILAQUA, RaquelLEAL, Jacira Miolo2020-06-28T21:03:44Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11118Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T21:03:44Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP |
title |
O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP |
spellingShingle |
O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP BEVILAQUA, Raquel |
title_short |
O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP |
title_full |
O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP |
title_fullStr |
O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP |
title_full_unstemmed |
O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP |
title_sort |
O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP |
author |
BEVILAQUA, Raquel |
author_facet |
BEVILAQUA, Raquel LEAL, Jacira Miolo |
author_role |
author |
author2 |
LEAL, Jacira Miolo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BEVILAQUA, Raquel LEAL, Jacira Miolo |
description |
RESUMO: Jovens e adultos têm tido a oportunidade retornar à escola por meio de uma parceria recente entre instituições federais profissionalizantes e escolas da rede municipal de ensino. Esta parceria tornou-se possível a parti do ano de 2007, quando o governo federal tornou público um programa educacional, conhecido como PROEJA FIC, que integra cursos profissionalizantes à educação básica com a finalidade de oferecer aos trabalhadores uma formação inicial e continuada. Este texto apresenta uma experiência de letramento com uma turma de jovens e adultos do nível fundamental de ensino. Tal experiência está baseada nos Novos Estudos do Letramento ou Multiletramentos (STREET, 2003; KLEIMAN, 2006; ROJO, 2009) e na pedagogia de gêneros (MOTTA-ROTH, 2008; BAZERMAN, 2005). O gênero documentário foi o ponto de início da experiência e foi utilizado para mobilizar a comunicação e debater criticamente sobre cidadania. PALAVRAS-CHAVE: Letramentos. Educação de jovens e adultos. Cidadania. ABSTRACT: Young and adult people have been given the opportunity to return to school through a recent partnership between federal vocational institutions and elementary city schools. This partnership became possible from 2007, when the Brazilian government made public an educational program which integrates vocational courses and the basic education towards the workers‟ initial and continued education, known as PROEJA FIC. This paper presents a literacy experience developed with a vocational class of young and adult students in the elementary level. Such experience is based on the New Literacy Studies or Multiliteracies (STREET, 2003; ROJO, 2009) and on genres pedagogy (MOTTA-ROTH, 2008; BAZERMAN, 2005). The documentary genre was the starting point to the experience and was used to mobilize communication and to discuss citizenship critically. KEYWORDS: Literacies. Young and adult people's education. Citizenship. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11118 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11118/8612 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 40-55 Travessias Interativas; n. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 40-55 Travessias Interativas; No. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 40-55 Travessias Interativas; Núm. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 40-55 2236-7403 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328415793709056 |