CONTEXTUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO COMO AÇÕES ALTERNATIVAS E QUESTIONADORAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA SOB A ÓPTICA DA LINGUÍSTICA APLICADA: CONTEXTUALIZED TEACHING PRACTICES AS ALTERNATIVE AND QUESTIONING ACTIONS IN THE PROCESS OF THE ENGLISH LANGUAGE ACQUISITION FROM THE PERSPECTIVE OF APPLIED LINGUISTIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria José Rocha Fernandes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11057
Resumo: RESUMO: Pretende-se, neste artigo, discutir a importância do desenvolvimento de práticas de ensino contextualizadas no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para adolescentes, como condição para um letramento significativo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de ordem qualitativa numa escola comercial de ensino de idiomas em uma turma com estudantes entre onze e doze anos. Sendo assim, constituiu- se como corpus, para o presente artigo, diários reflexivos produzidos em campo e o material didático utilizado em sala que foram analisados sob a fundamentação teórica da Linguística Aplicada. O resultado das análises apontou para a relevância de práticas de ensino contextualizadas, pois, a comunicação não se limita somente a componentes estruturais da língua, mas se completa quando estes estão, devidamente articulados com outros elementos e aspectos que compõem o contexto social. PALAVRAS-CHAVE: Prática de ensino contextualizada. Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa. Letramento.        ABSTRACT: This article aims to discuss the importance to develop contextualized teaching practices in the classroom during the teaching-learning process of English Language for teenagers as a condition to develop a significant literacy. We conducted a qualitative research in a language school with adolescents from eleven to twelve years. Therefore, it was constituted as a corpus for the present article, reflective diaries produced in the field and the teaching materials used in the class that were analyzed from the theoretical foundation of Applied Linguistics. The test results showed the importance of contextualized teaching practices, because the communication is not only limited to the structural components of the language, but it’s also completed when properly coordinated with other elements and aspects that constitute the social context. KEYWORDS: Contextualized teaching practices. Teaching-Learning of English Language. Literacy.
id UFS-5_5c1c3cfdf41bc34ba90439048b2d7494
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/11057
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling CONTEXTUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO COMO AÇÕES ALTERNATIVAS E QUESTIONADORAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA SOB A ÓPTICA DA LINGUÍSTICA APLICADA: CONTEXTUALIZED TEACHING PRACTICES AS ALTERNATIVE AND QUESTIONING ACTIONS IN THE PROCESS OF THE ENGLISH LANGUAGE ACQUISITION FROM THE PERSPECTIVE OF APPLIED LINGUISTIC RESUMO: Pretende-se, neste artigo, discutir a importância do desenvolvimento de práticas de ensino contextualizadas no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para adolescentes, como condição para um letramento significativo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de ordem qualitativa numa escola comercial de ensino de idiomas em uma turma com estudantes entre onze e doze anos. Sendo assim, constituiu- se como corpus, para o presente artigo, diários reflexivos produzidos em campo e o material didático utilizado em sala que foram analisados sob a fundamentação teórica da Linguística Aplicada. O resultado das análises apontou para a relevância de práticas de ensino contextualizadas, pois, a comunicação não se limita somente a componentes estruturais da língua, mas se completa quando estes estão, devidamente articulados com outros elementos e aspectos que compõem o contexto social. PALAVRAS-CHAVE: Prática de ensino contextualizada. Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa. Letramento.        ABSTRACT: This article aims to discuss the importance to develop contextualized teaching practices in the classroom during the teaching-learning process of English Language for teenagers as a condition to develop a significant literacy. We conducted a qualitative research in a language school with adolescents from eleven to twelve years. Therefore, it was constituted as a corpus for the present article, reflective diaries produced in the field and the teaching materials used in the class that were analyzed from the theoretical foundation of Applied Linguistics. The test results showed the importance of contextualized teaching practices, because the communication is not only limited to the structural components of the language, but it’s also completed when properly coordinated with other elements and aspects that constitute the social context. KEYWORDS: Contextualized teaching practices. Teaching-Learning of English Language. Literacy. Universidade Federal de Sergipe2019-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11057Travessias Interativas; No. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 283-303Travessias Interativas; n. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 283-303Travessias Interativas; No. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 283-303Travessias Interativas; Núm. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 283-3032236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11057/8554Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Maria José Rocha Fernandes da2020-06-28T21:51:01Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11057Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T21:51:01Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTEXTUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO COMO AÇÕES ALTERNATIVAS E QUESTIONADORAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA SOB A ÓPTICA DA LINGUÍSTICA APLICADA: CONTEXTUALIZED TEACHING PRACTICES AS ALTERNATIVE AND QUESTIONING ACTIONS IN THE PROCESS OF THE ENGLISH LANGUAGE ACQUISITION FROM THE PERSPECTIVE OF APPLIED LINGUISTIC
title CONTEXTUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO COMO AÇÕES ALTERNATIVAS E QUESTIONADORAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA SOB A ÓPTICA DA LINGUÍSTICA APLICADA: CONTEXTUALIZED TEACHING PRACTICES AS ALTERNATIVE AND QUESTIONING ACTIONS IN THE PROCESS OF THE ENGLISH LANGUAGE ACQUISITION FROM THE PERSPECTIVE OF APPLIED LINGUISTIC
spellingShingle CONTEXTUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO COMO AÇÕES ALTERNATIVAS E QUESTIONADORAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA SOB A ÓPTICA DA LINGUÍSTICA APLICADA: CONTEXTUALIZED TEACHING PRACTICES AS ALTERNATIVE AND QUESTIONING ACTIONS IN THE PROCESS OF THE ENGLISH LANGUAGE ACQUISITION FROM THE PERSPECTIVE OF APPLIED LINGUISTIC
SILVA, Maria José Rocha Fernandes da
title_short CONTEXTUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO COMO AÇÕES ALTERNATIVAS E QUESTIONADORAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA SOB A ÓPTICA DA LINGUÍSTICA APLICADA: CONTEXTUALIZED TEACHING PRACTICES AS ALTERNATIVE AND QUESTIONING ACTIONS IN THE PROCESS OF THE ENGLISH LANGUAGE ACQUISITION FROM THE PERSPECTIVE OF APPLIED LINGUISTIC
title_full CONTEXTUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO COMO AÇÕES ALTERNATIVAS E QUESTIONADORAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA SOB A ÓPTICA DA LINGUÍSTICA APLICADA: CONTEXTUALIZED TEACHING PRACTICES AS ALTERNATIVE AND QUESTIONING ACTIONS IN THE PROCESS OF THE ENGLISH LANGUAGE ACQUISITION FROM THE PERSPECTIVE OF APPLIED LINGUISTIC
title_fullStr CONTEXTUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO COMO AÇÕES ALTERNATIVAS E QUESTIONADORAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA SOB A ÓPTICA DA LINGUÍSTICA APLICADA: CONTEXTUALIZED TEACHING PRACTICES AS ALTERNATIVE AND QUESTIONING ACTIONS IN THE PROCESS OF THE ENGLISH LANGUAGE ACQUISITION FROM THE PERSPECTIVE OF APPLIED LINGUISTIC
title_full_unstemmed CONTEXTUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO COMO AÇÕES ALTERNATIVAS E QUESTIONADORAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA SOB A ÓPTICA DA LINGUÍSTICA APLICADA: CONTEXTUALIZED TEACHING PRACTICES AS ALTERNATIVE AND QUESTIONING ACTIONS IN THE PROCESS OF THE ENGLISH LANGUAGE ACQUISITION FROM THE PERSPECTIVE OF APPLIED LINGUISTIC
title_sort CONTEXTUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO COMO AÇÕES ALTERNATIVAS E QUESTIONADORAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA SOB A ÓPTICA DA LINGUÍSTICA APLICADA: CONTEXTUALIZED TEACHING PRACTICES AS ALTERNATIVE AND QUESTIONING ACTIONS IN THE PROCESS OF THE ENGLISH LANGUAGE ACQUISITION FROM THE PERSPECTIVE OF APPLIED LINGUISTIC
author SILVA, Maria José Rocha Fernandes da
author_facet SILVA, Maria José Rocha Fernandes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria José Rocha Fernandes da
description RESUMO: Pretende-se, neste artigo, discutir a importância do desenvolvimento de práticas de ensino contextualizadas no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para adolescentes, como condição para um letramento significativo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de ordem qualitativa numa escola comercial de ensino de idiomas em uma turma com estudantes entre onze e doze anos. Sendo assim, constituiu- se como corpus, para o presente artigo, diários reflexivos produzidos em campo e o material didático utilizado em sala que foram analisados sob a fundamentação teórica da Linguística Aplicada. O resultado das análises apontou para a relevância de práticas de ensino contextualizadas, pois, a comunicação não se limita somente a componentes estruturais da língua, mas se completa quando estes estão, devidamente articulados com outros elementos e aspectos que compõem o contexto social. PALAVRAS-CHAVE: Prática de ensino contextualizada. Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa. Letramento.        ABSTRACT: This article aims to discuss the importance to develop contextualized teaching practices in the classroom during the teaching-learning process of English Language for teenagers as a condition to develop a significant literacy. We conducted a qualitative research in a language school with adolescents from eleven to twelve years. Therefore, it was constituted as a corpus for the present article, reflective diaries produced in the field and the teaching materials used in the class that were analyzed from the theoretical foundation of Applied Linguistics. The test results showed the importance of contextualized teaching practices, because the communication is not only limited to the structural components of the language, but it’s also completed when properly coordinated with other elements and aspects that constitute the social context. KEYWORDS: Contextualized teaching practices. Teaching-Learning of English Language. Literacy.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11057
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11057/8554
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 283-303
Travessias Interativas; n. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 283-303
Travessias Interativas; No. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 283-303
Travessias Interativas; Núm. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 283-303
2236-7403
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565461389869056