INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jotto Kawachi-Furlan, Cláudia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vales Lacerda, Vagno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/31938
Resumo: Em um contexto global cada vez mais marcado por recursos tecnológicos, temos evidenciado as complexidades e desafios da educação e da formação inicial de professores de línguas estrangeiras. O objetivo deste artigo é discutir perspectivas de futuros professores de língua inglesa sobre o uso das tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem de línguas. Este é um estudo de natureza qualitativa e interpretativista e compreende uma parte dos dados gerados para a realização de uma pesquisa de mestrado. Buscamos refletir sobre as relações entre formação crítica de professores de língua inglesa e o uso de tecnologias digitais para que seja possível discutir práticas (des)contextualizadas. Assim, encontramos subsídios teóricos nas discussões sobre educação linguística em línguas estrangeiras (FERRAZ; KAWACHI-FURLAN, 2018; SOUZA, 2018; DUBOC, 2014; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2009), bem como sobre a compreensão das tecnologias digitais e das práticas educacionais (VETROMILLE-CASTRO, 2019; SELWYN, 2017; MATTOS, 2011), dentre outros. Os resultados apontam para a importância no foco em formação crítica de professores para que o uso da tecnologia no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras seja considerado de modo crítico e questionador, buscando ir além de técnicas de como usar recursos tecnológicos.
id UFES-6_e359052c2bc7e36cb7cfe152a5e4c719
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/31938
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICESFORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS: EDUCAÇÃO LINGUÍSTICAS, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS (DES)CONTEXTUALIZADASInitial teacher educationDigital technologiesCritical educationEFLFormação inicial de professoresTecnologias digitaisEducação críticaLíngua inglesaEm um contexto global cada vez mais marcado por recursos tecnológicos, temos evidenciado as complexidades e desafios da educação e da formação inicial de professores de línguas estrangeiras. O objetivo deste artigo é discutir perspectivas de futuros professores de língua inglesa sobre o uso das tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem de línguas. Este é um estudo de natureza qualitativa e interpretativista e compreende uma parte dos dados gerados para a realização de uma pesquisa de mestrado. Buscamos refletir sobre as relações entre formação crítica de professores de língua inglesa e o uso de tecnologias digitais para que seja possível discutir práticas (des)contextualizadas. Assim, encontramos subsídios teóricos nas discussões sobre educação linguística em línguas estrangeiras (FERRAZ; KAWACHI-FURLAN, 2018; SOUZA, 2018; DUBOC, 2014; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2009), bem como sobre a compreensão das tecnologias digitais e das práticas educacionais (VETROMILLE-CASTRO, 2019; SELWYN, 2017; MATTOS, 2011), dentre outros. Os resultados apontam para a importância no foco em formação crítica de professores para que o uso da tecnologia no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras seja considerado de modo crítico e questionador, buscando ir além de técnicas de como usar recursos tecnológicos.In a global context that is increasingly marked by technological resources, we have been witnessing the complexities and challenges of education and foreign language teacher education. The aim of this paper is to discuss future English teachers’ perspectives about the use of digital technologies to teach and learn languages.   It is a qualitative and interpretative study, and it focuses on data gathered through the development of a Master’s thesis. It seeks to reflect on the relationships between critical English teacher education and the use of digital technologies so that it is possible to discuss (de)contextualized practices. Thus, theoretical support is found in discussions about foreign language linguistic education (FERRAZ; KAWACHI-FURLAN, 2018; SOUZA, 2018; DUBOC, 2014; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2009), as well as in the comprehension of digital technologies and educational practices (VETROMILLE-CASTRO, 2019; SELWYN, 2017; MATTOS, 2011), among others. Results point to the importance of focusing on critical teacher education in order to consider the use of technology in teaching and learning foreign languages in a critical and questioning way, seeking to go beyond techniques of how to use technological resources.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3193810.47456/cl.v14i29.31938Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 29 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 543-564Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 29 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 543-5641982-291X2317-347510.47456/cl.v14i29reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/31938/22551Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Jotto Kawachi-Furlan, CláudiaVales Lacerda, Vagno2020-12-30T15:38:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/31938Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2020-12-30T15:38:21Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS: EDUCAÇÃO LINGUÍSTICAS, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS (DES)CONTEXTUALIZADAS
title INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES
spellingShingle INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES
Jotto Kawachi-Furlan, Cláudia
Initial teacher education
Digital technologies
Critical education
EFL
Formação inicial de professores
Tecnologias digitais
Educação crítica
Língua inglesa
title_short INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES
title_full INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES
title_fullStr INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES
title_full_unstemmed INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES
title_sort INITIAL EFL TEACHER EDUCATION: LINGUISTIC EDUCATION, TECHNOLOGIES AND (DE)CONTEXTUALIZED PRACTICES
author Jotto Kawachi-Furlan, Cláudia
author_facet Jotto Kawachi-Furlan, Cláudia
Vales Lacerda, Vagno
author_role author
author2 Vales Lacerda, Vagno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jotto Kawachi-Furlan, Cláudia
Vales Lacerda, Vagno
dc.subject.por.fl_str_mv Initial teacher education
Digital technologies
Critical education
EFL
Formação inicial de professores
Tecnologias digitais
Educação crítica
Língua inglesa
topic Initial teacher education
Digital technologies
Critical education
EFL
Formação inicial de professores
Tecnologias digitais
Educação crítica
Língua inglesa
description Em um contexto global cada vez mais marcado por recursos tecnológicos, temos evidenciado as complexidades e desafios da educação e da formação inicial de professores de línguas estrangeiras. O objetivo deste artigo é discutir perspectivas de futuros professores de língua inglesa sobre o uso das tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem de línguas. Este é um estudo de natureza qualitativa e interpretativista e compreende uma parte dos dados gerados para a realização de uma pesquisa de mestrado. Buscamos refletir sobre as relações entre formação crítica de professores de língua inglesa e o uso de tecnologias digitais para que seja possível discutir práticas (des)contextualizadas. Assim, encontramos subsídios teóricos nas discussões sobre educação linguística em línguas estrangeiras (FERRAZ; KAWACHI-FURLAN, 2018; SOUZA, 2018; DUBOC, 2014; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2009), bem como sobre a compreensão das tecnologias digitais e das práticas educacionais (VETROMILLE-CASTRO, 2019; SELWYN, 2017; MATTOS, 2011), dentre outros. Os resultados apontam para a importância no foco em formação crítica de professores para que o uso da tecnologia no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras seja considerado de modo crítico e questionador, buscando ir além de técnicas de como usar recursos tecnológicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/31938
10.47456/cl.v14i29.31938
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/31938
identifier_str_mv 10.47456/cl.v14i29.31938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/31938/22551
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 29 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 543-564
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 29 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 543-564
1982-291X
2317-3475
10.47456/cl.v14i29
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699011096018944