RELAÇÃO LEITURA-ESCRITA EM EXAMES NACIONAIS: TEXTO MOTIVADOR, TEMA E PERSPECTIVA PROCESSUAL: THE READING-WRITING RELATIONSHIP IN NATIONAL EXAMS: MOTIVATING TEXT, SUBJECT AND PROCESS APPROACH
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12698 |
Resumo: | RESUMO: Sob uma ótica processual de escrita e a par do entendimento de que o Exame Nacional do Ensino Médio e o Exame Final Nacional de Português/ 12.° ano são reguladores do ensino de língua portuguesa no Brasil e em Portugal, este artigo compara o estatuto leitura- escrita nas propostas de redação dos exames 2017, a partir da observação: i) do papel dos textos motivadores no enunciado; ii) da relação do tema com as demais questões; e iii) do confronto, no âmbito da matriz /quadro de referências para avaliação, das abordagens dos temas nessas provas. Teoricamente, dá-se vez a estudos como os Soares (2009) e Passareli (2012), ligados a uma linha processual de escrita, e a outros como os de Antunes (2006), Silva e Freitag (2015), Silva (2016) e Silva e Silva (2018), que afirmam a função reguladora desses exames sobre o ensino. A análise revela que a proposta brasileira é mais afinada com uma abordagem processual, dada a inserção de múltiplos textos motivadores e a escolha por tema de impacto social, ao tempo em que a portuguesa endossa a concepção de texto como produto, na medida em que abafa uma discussão necessária sobre os desdobramentos do tema e desconsidera a importância de textos motivadores. PALAVRAS-CHAVE: Escrita processual. Exames nacionais. Leitura. Redação. ABSTRACT: From a process standpoint of writing and aware of the understanding that the National High School Exam and the Final National Portuguese Exam – 12th year are regulators of the Portuguese Language Teaching in Brazil and Portugal, this article compares the read-write statutes on the writing proposals of the 2017 exams, from observation: i) of the role of the motivating texts on their outlines; ii) of the relation between the subject and the other matters; and iii) of the confrontation, on the reference matrix scope/table for evaluation, of the subject approaches. Theoretically, emphasis is placed on studies such as those of Soares (2009) and Passareli (2012), linked to a process line of writing, and to others such as those of Antunes (2006), Silva e Freitag (2015), Silva (2016) e Silva e Silva (2018), which state the regulatory function of those exams over the teaching process. The analysis reveals that the Brazilian proposal is much more in tune with a writing process approach, due to the inclusion of multiple motivating texts and the choice of a social impact issue. On the other hand, the Portuguese proposal endorses the concept of text as a product, as it stifles a necessary discussion on the subject deployment and disregards the importance of motivating texts. KEYWORDS: Process writing. National exams. Reading. Writing. |
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RELAÇÃO LEITURA-ESCRITA EM EXAMES NACIONAIS: TEXTO MOTIVADOR, TEMA E PERSPECTIVA PROCESSUAL: THE READING-WRITING RELATIONSHIP IN NATIONAL EXAMS: MOTIVATING TEXT, SUBJECT AND PROCESS APPROACHRESUMO: Sob uma ótica processual de escrita e a par do entendimento de que o Exame Nacional do Ensino Médio e o Exame Final Nacional de Português/ 12.° ano são reguladores do ensino de língua portuguesa no Brasil e em Portugal, este artigo compara o estatuto leitura- escrita nas propostas de redação dos exames 2017, a partir da observação: i) do papel dos textos motivadores no enunciado; ii) da relação do tema com as demais questões; e iii) do confronto, no âmbito da matriz /quadro de referências para avaliação, das abordagens dos temas nessas provas. Teoricamente, dá-se vez a estudos como os Soares (2009) e Passareli (2012), ligados a uma linha processual de escrita, e a outros como os de Antunes (2006), Silva e Freitag (2015), Silva (2016) e Silva e Silva (2018), que afirmam a função reguladora desses exames sobre o ensino. A análise revela que a proposta brasileira é mais afinada com uma abordagem processual, dada a inserção de múltiplos textos motivadores e a escolha por tema de impacto social, ao tempo em que a portuguesa endossa a concepção de texto como produto, na medida em que abafa uma discussão necessária sobre os desdobramentos do tema e desconsidera a importância de textos motivadores. PALAVRAS-CHAVE: Escrita processual. Exames nacionais. Leitura. Redação. ABSTRACT: From a process standpoint of writing and aware of the understanding that the National High School Exam and the Final National Portuguese Exam – 12th year are regulators of the Portuguese Language Teaching in Brazil and Portugal, this article compares the read-write statutes on the writing proposals of the 2017 exams, from observation: i) of the role of the motivating texts on their outlines; ii) of the relation between the subject and the other matters; and iii) of the confrontation, on the reference matrix scope/table for evaluation, of the subject approaches. Theoretically, emphasis is placed on studies such as those of Soares (2009) and Passareli (2012), linked to a process line of writing, and to others such as those of Antunes (2006), Silva e Freitag (2015), Silva (2016) e Silva e Silva (2018), which state the regulatory function of those exams over the teaching process. The analysis reveals that the Brazilian proposal is much more in tune with a writing process approach, due to the inclusion of multiple motivating texts and the choice of a social impact issue. On the other hand, the Portuguese proposal endorses the concept of text as a product, as it stifles a necessary discussion on the subject deployment and disregards the importance of motivating texts. KEYWORDS: Process writing. National exams. Reading. Writing.Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1269810.51951/ti.v9i19Travessias Interativas; No 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 337-353Travessias Interativas; n. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 337-353Travessias Interativas; No. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 337-353Travessias Interativas; Núm. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 337-3532236-740310.51951/ti.v9i19reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12698/9526Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Leilane Ramos daSILVA, António Carvalho da2021-07-27T21:20:55Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12698Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T21:20:55Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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