O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORBARI, Clarice Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: TOMASI, Liliane Ieda Dresch
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11763
Resumo: RESUMO: Este artigo constitui um recorte de investigação com o objetivo de verificar a forma como é abordada a ortografia em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental. Com base em pressupostos teórico-metodológicos propostos por autores como Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais e Silva (2007) e Melo (2007), que defendem uma abordagem reflexiva do ensino-aprendizagem de ortografia, faz-se um levantamento de como a ortografia é abordada na coleção “Português: linguagens”, de Cereja e Magalhães (2015), amplamente utilizada em escolas públicas da região Oeste do Paraná, buscando verificar se o material propõe atividades baseadas em uma perspectiva de reflexão sobre as regularidades e irregularidades da norma ortográfica ou se ainda está vinculado a uma abordagem tradicional. PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa. Livro didático. Ortografia.   ABSTRACT: This paper constitutes part of an investigation aiming at verifying the approach of spelling in a textbook collection for teaching Portuguese in the Elementary School. Based on theoretical-methodological principles proposed by authors such as Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais and Silva (2007) and Melo (2007), who advocate a reflexive approach of the teaching-learning of spelling, we investigate how spelling is addressed in the collection “Português: linguagens”, by Cereja and Magalhães (2015), which is widely used in state schools in the West of Paraná, in order to examine whether the material proposes activities based on a perspective of reflecting on the regularities and irregularities of spelling or it is still linked to a traditional approach. KEYWORDS: Portuguese. Textbooks. Spelling.
id UFS-5_24010f2bead212fbe89b641bcffbee2f
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/11763
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOLRESUMO: Este artigo constitui um recorte de investigação com o objetivo de verificar a forma como é abordada a ortografia em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental. Com base em pressupostos teórico-metodológicos propostos por autores como Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais e Silva (2007) e Melo (2007), que defendem uma abordagem reflexiva do ensino-aprendizagem de ortografia, faz-se um levantamento de como a ortografia é abordada na coleção “Português: linguagens”, de Cereja e Magalhães (2015), amplamente utilizada em escolas públicas da região Oeste do Paraná, buscando verificar se o material propõe atividades baseadas em uma perspectiva de reflexão sobre as regularidades e irregularidades da norma ortográfica ou se ainda está vinculado a uma abordagem tradicional. PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa. Livro didático. Ortografia.   ABSTRACT: This paper constitutes part of an investigation aiming at verifying the approach of spelling in a textbook collection for teaching Portuguese in the Elementary School. Based on theoretical-methodological principles proposed by authors such as Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais and Silva (2007) and Melo (2007), who advocate a reflexive approach of the teaching-learning of spelling, we investigate how spelling is addressed in the collection “Português: linguagens”, by Cereja and Magalhães (2015), which is widely used in state schools in the West of Paraná, in order to examine whether the material proposes activities based on a perspective of reflecting on the regularities and irregularities of spelling or it is still linked to a traditional approach. KEYWORDS: Portuguese. Textbooks. Spelling.Universidade Federal de Sergipe2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/1176310.51951/ti.v9i17Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 177-192Travessias Interativas; n. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 177-192Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 177-192Travessias Interativas; Núm. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 177-1922236-740310.51951/ti.v9i17reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11763/8929Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessCORBARI, Clarice CristinaTOMASI, Liliane Ieda Dresch2021-07-27T20:59:36Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11763Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:59:36Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL
title O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL
spellingShingle O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL
CORBARI, Clarice Cristina
title_short O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL
title_full O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL
title_fullStr O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL
title_full_unstemmed O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL
title_sort O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL
author CORBARI, Clarice Cristina
author_facet CORBARI, Clarice Cristina
TOMASI, Liliane Ieda Dresch
author_role author
author2 TOMASI, Liliane Ieda Dresch
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CORBARI, Clarice Cristina
TOMASI, Liliane Ieda Dresch
description RESUMO: Este artigo constitui um recorte de investigação com o objetivo de verificar a forma como é abordada a ortografia em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental. Com base em pressupostos teórico-metodológicos propostos por autores como Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais e Silva (2007) e Melo (2007), que defendem uma abordagem reflexiva do ensino-aprendizagem de ortografia, faz-se um levantamento de como a ortografia é abordada na coleção “Português: linguagens”, de Cereja e Magalhães (2015), amplamente utilizada em escolas públicas da região Oeste do Paraná, buscando verificar se o material propõe atividades baseadas em uma perspectiva de reflexão sobre as regularidades e irregularidades da norma ortográfica ou se ainda está vinculado a uma abordagem tradicional. PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa. Livro didático. Ortografia.   ABSTRACT: This paper constitutes part of an investigation aiming at verifying the approach of spelling in a textbook collection for teaching Portuguese in the Elementary School. Based on theoretical-methodological principles proposed by authors such as Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais and Silva (2007) and Melo (2007), who advocate a reflexive approach of the teaching-learning of spelling, we investigate how spelling is addressed in the collection “Português: linguagens”, by Cereja and Magalhães (2015), which is widely used in state schools in the West of Paraná, in order to examine whether the material proposes activities based on a perspective of reflecting on the regularities and irregularities of spelling or it is still linked to a traditional approach. KEYWORDS: Portuguese. Textbooks. Spelling.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11763
10.51951/ti.v9i17
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11763
identifier_str_mv 10.51951/ti.v9i17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11763/8929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 177-192
Travessias Interativas; n. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 177-192
Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 177-192
Travessias Interativas; Núm. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 177-192
2236-7403
10.51951/ti.v9i17
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565461749530624