AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10245 |
Resumo: | RESUMO: Este trabalho visa discutir as contribuições da abordagem da Multimodalidade no ensino de língua inglesa na educação pública no contexto brasileiro e a contribuição do livro didático nesse processo de mediação. Para tanto, recorremos às contribuições de Kress (2010); Kress e Bezemer (2008) para observar a paisagem semiótica dos textos, mais especificamente os textos materializados nos livros didáticos. Para discussão, são trazidas algumas considerações sobre a inserção do livro didático no contexto nacional bem como sua paisagem semiótica e as possibilidades que o uso dessa ferramenta pode trazer para o desenvolvimento da linguagem como prática social por meio do engajamento em diferentes gêneros textuais e diferentes estilos de comunicação. PALAVRAS-CHAVE: Abordagem Multimodal. Ensino. Livro didático. ABSTRACT: This work aims to discuss the English language teaching in the Brazilian context through multimodality and the contribution of the textbook in this process of mediation. To do so, we use the contributions of Kress (2010), Kress and Bezemer (2008) to observe the semiotic landscape of texts, more specifically texts materialized in the textbooks. For discussion, we bring some considerations about the insertion of the textbook in the national context besides its semiotic landscape and the possibilities that the use of this tool brings to the development of language as social practices through the engagement in the different textual genres and different styles of communication. KEYWORDS: Multimodal Approach. Teaching. Textbook. |
id |
UFS-5_2cffb24510ce130cf99b4e5430aa11a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10245 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOKRESUMO: Este trabalho visa discutir as contribuições da abordagem da Multimodalidade no ensino de língua inglesa na educação pública no contexto brasileiro e a contribuição do livro didático nesse processo de mediação. Para tanto, recorremos às contribuições de Kress (2010); Kress e Bezemer (2008) para observar a paisagem semiótica dos textos, mais especificamente os textos materializados nos livros didáticos. Para discussão, são trazidas algumas considerações sobre a inserção do livro didático no contexto nacional bem como sua paisagem semiótica e as possibilidades que o uso dessa ferramenta pode trazer para o desenvolvimento da linguagem como prática social por meio do engajamento em diferentes gêneros textuais e diferentes estilos de comunicação. PALAVRAS-CHAVE: Abordagem Multimodal. Ensino. Livro didático. ABSTRACT: This work aims to discuss the English language teaching in the Brazilian context through multimodality and the contribution of the textbook in this process of mediation. To do so, we use the contributions of Kress (2010), Kress and Bezemer (2008) to observe the semiotic landscape of texts, more specifically texts materialized in the textbooks. For discussion, we bring some considerations about the insertion of the textbook in the national context besides its semiotic landscape and the possibilities that the use of this tool brings to the development of language as social practices through the engagement in the different textual genres and different styles of communication. KEYWORDS: Multimodal Approach. Teaching. Textbook.Universidade Federal de Sergipe - UFS2018-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1024510.51951/ti.v8i16Travessias Interativas; No 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 86-104Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 86-104Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 86-104Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 86-1042236-740310.51951/ti.v8i16reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10245/7837Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Záira Bomfante dosPUTTIN, Andressa Biancardi2021-07-27T20:08:50Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10245Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:08:50Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK |
title |
AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK |
spellingShingle |
AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK SANTOS, Záira Bomfante dos |
title_short |
AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK |
title_full |
AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK |
title_fullStr |
AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK |
title_full_unstemmed |
AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK |
title_sort |
AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO LIVRO DIDÁTICO: THE CONTRIBUTIONS OF THE MULTIMODALITY APPROACH IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING MEDIATED BY THE TEXTBOOK |
author |
SANTOS, Záira Bomfante dos |
author_facet |
SANTOS, Záira Bomfante dos PUTTIN, Andressa Biancardi |
author_role |
author |
author2 |
PUTTIN, Andressa Biancardi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Záira Bomfante dos PUTTIN, Andressa Biancardi |
description |
RESUMO: Este trabalho visa discutir as contribuições da abordagem da Multimodalidade no ensino de língua inglesa na educação pública no contexto brasileiro e a contribuição do livro didático nesse processo de mediação. Para tanto, recorremos às contribuições de Kress (2010); Kress e Bezemer (2008) para observar a paisagem semiótica dos textos, mais especificamente os textos materializados nos livros didáticos. Para discussão, são trazidas algumas considerações sobre a inserção do livro didático no contexto nacional bem como sua paisagem semiótica e as possibilidades que o uso dessa ferramenta pode trazer para o desenvolvimento da linguagem como prática social por meio do engajamento em diferentes gêneros textuais e diferentes estilos de comunicação. PALAVRAS-CHAVE: Abordagem Multimodal. Ensino. Livro didático. ABSTRACT: This work aims to discuss the English language teaching in the Brazilian context through multimodality and the contribution of the textbook in this process of mediation. To do so, we use the contributions of Kress (2010), Kress and Bezemer (2008) to observe the semiotic landscape of texts, more specifically texts materialized in the textbooks. For discussion, we bring some considerations about the insertion of the textbook in the national context besides its semiotic landscape and the possibilities that the use of this tool brings to the development of language as social practices through the engagement in the different textual genres and different styles of communication. KEYWORDS: Multimodal Approach. Teaching. Textbook. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10245 10.51951/ti.v8i16 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10245 |
identifier_str_mv |
10.51951/ti.v8i16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10245/7837 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 86-104 Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 86-104 Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 86-104 Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 86-104 2236-7403 10.51951/ti.v8i16 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328414738841600 |