O DISCURSO RELATADO NA ESCRITA DE PESQUISA: PROBLEMATIZAÇÕES TEÓRICAS E DIDÁTICO-DISCURSIVAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ACADÊMICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Daniella Lopes Dias Ignácio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: FISCHER, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17019
Resumo: O objetivo do presente trabalho é problematizar o discurso relatado na escrita de pesquisa em práticas de letramentos acadêmicos. Justifica-se o estudo de formas de discursivização dessa prática na esfera acadêmica no sentido de valorizar a relação desse discurso com sua exterioridade em diferentes áreas disciplinares. Sob a perspectiva sociocultural dos letramentos, da Análise do Discurso de orientação francesa e do dialogismo (Círculo de Bakhtin), a escrita de pesquisa deixa de ser vista unicamente como um meio de divulgação para ser analisada como um dispositivo material que participa diretamente da produção de saberes. Os dados advêm de uma disciplina no contexto de cursos stricto sensu nas regiões sul e sudeste do Brasil. Problematizações emergem como gestos necessários à produção do texto acadêmico-científico: i. a distância crítica em relação ao senso comum, ii. a construção dialógica da citação, manifestada pelo discurso relatado; iii. a sensibilização sobre a recursividade entre teorias e a própria pesquisa; iv. a capacidade de gerir e entender fontes de consulta e; v. o desenvolvimento de conhecimentos necessários às práticas de escrita do domínio científico. Os resultados, em consequência, realçam a interdiscursividade como constitutiva do discurso relatado, a qual é desestabilizadora, o que potencializa processos de transformação de sentidos na escrita de pesquisa.
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