O DISCURSO RELATADO NA ESCRITA DE PESQUISA: PROBLEMATIZAÇÕES TEÓRICAS E DIDÁTICO-DISCURSIVAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ACADÊMICOS
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17019 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é problematizar o discurso relatado na escrita de pesquisa em práticas de letramentos acadêmicos. Justifica-se o estudo de formas de discursivização dessa prática na esfera acadêmica no sentido de valorizar a relação desse discurso com sua exterioridade em diferentes áreas disciplinares. Sob a perspectiva sociocultural dos letramentos, da Análise do Discurso de orientação francesa e do dialogismo (Círculo de Bakhtin), a escrita de pesquisa deixa de ser vista unicamente como um meio de divulgação para ser analisada como um dispositivo material que participa diretamente da produção de saberes. Os dados advêm de uma disciplina no contexto de cursos stricto sensu nas regiões sul e sudeste do Brasil. Problematizações emergem como gestos necessários à produção do texto acadêmico-científico: i. a distância crítica em relação ao senso comum, ii. a construção dialógica da citação, manifestada pelo discurso relatado; iii. a sensibilização sobre a recursividade entre teorias e a própria pesquisa; iv. a capacidade de gerir e entender fontes de consulta e; v. o desenvolvimento de conhecimentos necessários às práticas de escrita do domínio científico. Os resultados, em consequência, realçam a interdiscursividade como constitutiva do discurso relatado, a qual é desestabilizadora, o que potencializa processos de transformação de sentidos na escrita de pesquisa. |
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O DISCURSO RELATADO NA ESCRITA DE PESQUISA: PROBLEMATIZAÇÕES TEÓRICAS E DIDÁTICO-DISCURSIVAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ACADÊMICOSTHE REPORTED DISCOURSE IN RESEARCH WRITING: THEORETICAL AND DIDACTIC-DISCOURSIVE PROBLEMATIZATIONS IN ACADEMIC LITERACY PRACTICESEscrita de pesquisaDiscurso relatadoInterdiscursividadeCursos stricto sensuSentidosResearch WritingReported discourseInterdiscursivityStricto Sensu coursesMeaningsO objetivo do presente trabalho é problematizar o discurso relatado na escrita de pesquisa em práticas de letramentos acadêmicos. Justifica-se o estudo de formas de discursivização dessa prática na esfera acadêmica no sentido de valorizar a relação desse discurso com sua exterioridade em diferentes áreas disciplinares. Sob a perspectiva sociocultural dos letramentos, da Análise do Discurso de orientação francesa e do dialogismo (Círculo de Bakhtin), a escrita de pesquisa deixa de ser vista unicamente como um meio de divulgação para ser analisada como um dispositivo material que participa diretamente da produção de saberes. Os dados advêm de uma disciplina no contexto de cursos stricto sensu nas regiões sul e sudeste do Brasil. Problematizações emergem como gestos necessários à produção do texto acadêmico-científico: i. a distância crítica em relação ao senso comum, ii. a construção dialógica da citação, manifestada pelo discurso relatado; iii. a sensibilização sobre a recursividade entre teorias e a própria pesquisa; iv. a capacidade de gerir e entender fontes de consulta e; v. o desenvolvimento de conhecimentos necessários às práticas de escrita do domínio científico. Os resultados, em consequência, realçam a interdiscursividade como constitutiva do discurso relatado, a qual é desestabilizadora, o que potencializa processos de transformação de sentidos na escrita de pesquisa.The objective of this study is to problematize the reported discourse in research writing in academic literacy practices. The study of forms of discursiveness of this practice in the academic sphere, is justified in order to value the relationship of this discourse with its externality in different disciplinary areas. Under the sociocultural perspective from the literacies, the French-oriented Discourse Analysis and the dialogism (Bakhtinian Circle), research writing ceases to be seen solely as a means of dissemination to be analyzed as a material device that directly participates in the production of knowledge. The data come from a discipline in the context of stricto sensu courses in the South and Southeast regions of Brazil. Problematizations emerge as necessary gestures for the production of the academic-scientific text: i. the critical distance concerning common sense, ii. the dialogical construction of the citation, manifested by the reported discourse; iii. the awareness about the recursion between theories and the research itself; iv. the ability to manage and understand sources of consultation and; v. the development of knowledge necessary for the writing practices of the scientific domain. The results, consequently, highlight the interdiscursivity as constitutive of the reported discourse, which is destabilizing, which potentiates processes of transformation of meanings in research writing.Universidade Federal de Sergipe - UFS2022-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1701910.51951/ti.v11i24Travessias Interativas; No 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 88-103Travessias Interativas; n. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 88-103Travessias Interativas; No. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 88-103Travessias Interativas; Núm. 24 (2021): Travessias Interativas → jul-dez/2021; 88-1032236-740310.51951/ti.v11i24reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17019/12462Copyright (c) 2022 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRODRIGUES, Daniella Lopes Dias Ignácio FISCHER, Adriana 2022-01-12T02:30:01Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17019Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2022-01-12T02:30:01Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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