SEUS OLHOS VIAM DEUS, DE ZORA NEALE HURSTON, E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PERSONAGEM JANIE: HER EYES WERE WATCHING GOD, BY ZORA NEARLE HURSTON, AND THE IDENTITY CONSTRUCTION OF THE CHARACTER HANIE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VERONESI, Raquel Barros
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SILVA, Carlos Augusto Viana da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11014
Resumo: RESUMO: Neste ensaio, analisamos o processo de construção identitária de Janie, protagonista do romance Seus olhos viam Deus (1937), da escritora afro-americana Zora Neale Hurston. Nosso objetivo é mostrar que este processo de construção da personagem é permeado pela busca constante de um viver poético, em que ela pudesse decidir sobre suas próprias ações, mesmo contrariando as leis do mundo moderno. Negando a realidade objetiva e fragmentária do mundo real, Janie anseia por um lugar onde seus desejos possam se realizar. Ao conquistar essa forma de vida, mesmo que só por algum tempo, com a intermediação do seu último companheiro, a personagem descobre sua negritude e uma liberdade até então impensável. Assim, estabelece-se na narrativa uma luta entre a subjetividade da personagem e a objetividade de sua realidade cotidiana, que acaba se sobressaindo. Nesse sentido, o romance em questão é representativo da produção da chamada literatura negra norte-americana, literatura de resistência, entendida como afirmação da identidade cultural e da luta pela inserção de mulheres e minorias étnicas na sociedade norte-americana, que buscam se libertar da opressão do silêncio e da alienação. PALAVRAS-CHAVE: Construção identitária. Mundo objetivo. Subjetividade. Viver poeticamente.        ABSTRACT: In this essay, we analyze Janie’s process of identity construction, the protagonist of the novel Their Eyes Were Watching God (1937), by the Afro-American writer Zora Neale Hurston. Our objective is to show that this process of the character’s construction is pervade by a constant search for a poetic way of living, in which she could decide her own actions, even if she had to disobey the laws of the modern world. By denying the objective and fragmented reality of the real world, Janie yearns for a place where she can deal with her desires. By achieving this way of living, although only for a short period of time, with the help of her last lover, the character finds her blackness, and a feeling of freedom unthinkable so far. Thus, it is established in the narrative a struggle between the character’s subjectivity, and the objectivity of her daily reality, which stands out. In this way, the novel in question is representative of the literary production of the called black North American Literature, Literature of Resistance, understood as a claim for cultural identity, and the fight for the insertion of women, and ethnical minorities in the North American society, who seek to free themselves from the oppression of silence and alienation. KEYWORDS: Identity construction. Objective world. Poetic living. Subjectivity.
id UFS-5_473847f4bf5a1f8a054e218e9cdb073f
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11014
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling SEUS OLHOS VIAM DEUS, DE ZORA NEALE HURSTON, E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PERSONAGEM JANIE: HER EYES WERE WATCHING GOD, BY ZORA NEARLE HURSTON, AND THE IDENTITY CONSTRUCTION OF THE CHARACTER HANIE RESUMO: Neste ensaio, analisamos o processo de construção identitária de Janie, protagonista do romance Seus olhos viam Deus (1937), da escritora afro-americana Zora Neale Hurston. Nosso objetivo é mostrar que este processo de construção da personagem é permeado pela busca constante de um viver poético, em que ela pudesse decidir sobre suas próprias ações, mesmo contrariando as leis do mundo moderno. Negando a realidade objetiva e fragmentária do mundo real, Janie anseia por um lugar onde seus desejos possam se realizar. Ao conquistar essa forma de vida, mesmo que só por algum tempo, com a intermediação do seu último companheiro, a personagem descobre sua negritude e uma liberdade até então impensável. Assim, estabelece-se na narrativa uma luta entre a subjetividade da personagem e a objetividade de sua realidade cotidiana, que acaba se sobressaindo. Nesse sentido, o romance em questão é representativo da produção da chamada literatura negra norte-americana, literatura de resistência, entendida como afirmação da identidade cultural e da luta pela inserção de mulheres e minorias étnicas na sociedade norte-americana, que buscam se libertar da opressão do silêncio e da alienação. PALAVRAS-CHAVE: Construção identitária. Mundo objetivo. Subjetividade. Viver poeticamente.        ABSTRACT: In this essay, we analyze Janie’s process of identity construction, the protagonist of the novel Their Eyes Were Watching God (1937), by the Afro-American writer Zora Neale Hurston. Our objective is to show that this process of the character’s construction is pervade by a constant search for a poetic way of living, in which she could decide her own actions, even if she had to disobey the laws of the modern world. By denying the objective and fragmented reality of the real world, Janie yearns for a place where she can deal with her desires. By achieving this way of living, although only for a short period of time, with the help of her last lover, the character finds her blackness, and a feeling of freedom unthinkable so far. Thus, it is established in the narrative a struggle between the character’s subjectivity, and the objectivity of her daily reality, which stands out. In this way, the novel in question is representative of the literary production of the called black North American Literature, Literature of Resistance, understood as a claim for cultural identity, and the fight for the insertion of women, and ethnical minorities in the North American society, who seek to free themselves from the oppression of silence and alienation. KEYWORDS: Identity construction. Objective world. Poetic living. Subjectivity. Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11014Travessias Interativas; No 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 72-86Travessias Interativas; n. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 72-86Travessias Interativas; No. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 72-86Travessias Interativas; Núm. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 72-862236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11014/8519Copyright (c) 2015 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessVERONESI, Raquel BarrosSILVA, Carlos Augusto Viana da2020-06-28T22:28:14Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11014Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T22:28:14Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv SEUS OLHOS VIAM DEUS, DE ZORA NEALE HURSTON, E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PERSONAGEM JANIE: HER EYES WERE WATCHING GOD, BY ZORA NEARLE HURSTON, AND THE IDENTITY CONSTRUCTION OF THE CHARACTER HANIE
title SEUS OLHOS VIAM DEUS, DE ZORA NEALE HURSTON, E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PERSONAGEM JANIE: HER EYES WERE WATCHING GOD, BY ZORA NEARLE HURSTON, AND THE IDENTITY CONSTRUCTION OF THE CHARACTER HANIE
spellingShingle SEUS OLHOS VIAM DEUS, DE ZORA NEALE HURSTON, E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PERSONAGEM JANIE: HER EYES WERE WATCHING GOD, BY ZORA NEARLE HURSTON, AND THE IDENTITY CONSTRUCTION OF THE CHARACTER HANIE
VERONESI, Raquel Barros
title_short SEUS OLHOS VIAM DEUS, DE ZORA NEALE HURSTON, E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PERSONAGEM JANIE: HER EYES WERE WATCHING GOD, BY ZORA NEARLE HURSTON, AND THE IDENTITY CONSTRUCTION OF THE CHARACTER HANIE
title_full SEUS OLHOS VIAM DEUS, DE ZORA NEALE HURSTON, E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PERSONAGEM JANIE: HER EYES WERE WATCHING GOD, BY ZORA NEARLE HURSTON, AND THE IDENTITY CONSTRUCTION OF THE CHARACTER HANIE
title_fullStr SEUS OLHOS VIAM DEUS, DE ZORA NEALE HURSTON, E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PERSONAGEM JANIE: HER EYES WERE WATCHING GOD, BY ZORA NEARLE HURSTON, AND THE IDENTITY CONSTRUCTION OF THE CHARACTER HANIE
title_full_unstemmed SEUS OLHOS VIAM DEUS, DE ZORA NEALE HURSTON, E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PERSONAGEM JANIE: HER EYES WERE WATCHING GOD, BY ZORA NEARLE HURSTON, AND THE IDENTITY CONSTRUCTION OF THE CHARACTER HANIE
title_sort SEUS OLHOS VIAM DEUS, DE ZORA NEALE HURSTON, E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PERSONAGEM JANIE: HER EYES WERE WATCHING GOD, BY ZORA NEARLE HURSTON, AND THE IDENTITY CONSTRUCTION OF THE CHARACTER HANIE
author VERONESI, Raquel Barros
author_facet VERONESI, Raquel Barros
SILVA, Carlos Augusto Viana da
author_role author
author2 SILVA, Carlos Augusto Viana da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VERONESI, Raquel Barros
SILVA, Carlos Augusto Viana da
description RESUMO: Neste ensaio, analisamos o processo de construção identitária de Janie, protagonista do romance Seus olhos viam Deus (1937), da escritora afro-americana Zora Neale Hurston. Nosso objetivo é mostrar que este processo de construção da personagem é permeado pela busca constante de um viver poético, em que ela pudesse decidir sobre suas próprias ações, mesmo contrariando as leis do mundo moderno. Negando a realidade objetiva e fragmentária do mundo real, Janie anseia por um lugar onde seus desejos possam se realizar. Ao conquistar essa forma de vida, mesmo que só por algum tempo, com a intermediação do seu último companheiro, a personagem descobre sua negritude e uma liberdade até então impensável. Assim, estabelece-se na narrativa uma luta entre a subjetividade da personagem e a objetividade de sua realidade cotidiana, que acaba se sobressaindo. Nesse sentido, o romance em questão é representativo da produção da chamada literatura negra norte-americana, literatura de resistência, entendida como afirmação da identidade cultural e da luta pela inserção de mulheres e minorias étnicas na sociedade norte-americana, que buscam se libertar da opressão do silêncio e da alienação. PALAVRAS-CHAVE: Construção identitária. Mundo objetivo. Subjetividade. Viver poeticamente.        ABSTRACT: In this essay, we analyze Janie’s process of identity construction, the protagonist of the novel Their Eyes Were Watching God (1937), by the Afro-American writer Zora Neale Hurston. Our objective is to show that this process of the character’s construction is pervade by a constant search for a poetic way of living, in which she could decide her own actions, even if she had to disobey the laws of the modern world. By denying the objective and fragmented reality of the real world, Janie yearns for a place where she can deal with her desires. By achieving this way of living, although only for a short period of time, with the help of her last lover, the character finds her blackness, and a feeling of freedom unthinkable so far. Thus, it is established in the narrative a struggle between the character’s subjectivity, and the objectivity of her daily reality, which stands out. In this way, the novel in question is representative of the literary production of the called black North American Literature, Literature of Resistance, understood as a claim for cultural identity, and the fight for the insertion of women, and ethnical minorities in the North American society, who seek to free themselves from the oppression of silence and alienation. KEYWORDS: Identity construction. Objective world. Poetic living. Subjectivity.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11014
url https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11014/8519
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 72-86
Travessias Interativas; n. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 72-86
Travessias Interativas; No. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 72-86
Travessias Interativas; Núm. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 72-86
2236-7403
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ale1976@academico.ufs.br
_version_ 1798328415252643840