HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FERRAMENTA PARA LEITURA E ESCRITA DE TEXTO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMICS: TOOL FOR READING AND WRITING OF TEXT IN THE CLASSROOM OF PORTUGUESE LANGUAGE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARDOSO, Denise Porto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ALMEIDA, Maria de Lourdes Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11758
Resumo: RESUMO: À luz de uma perspectiva que busca integrar leitura, escrita e avaliação, este estudo busca apresentar a importância do trabalho com histórias em quadrinhos (HQ) para o aflorar do potencial criativo do discente do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, realça pesquisas como as de Antunes (2003), Cagliari (1990; 2009), Passarelli (1995; 2011), Ramos (2011) e outros, que defendem uma abordagem reflexiva no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Metodologicamente, prioriza o planejamento e a aplicação de uma sequência didática, a qual fora testada numa turma de 6.° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, em Aracaju/SE. Ancorada numa abordagem processual, tal sequência primou por: i) apresentar a estrutura e as características das HQ; ii) solicitar a leitura e a escrita desse gênero pelos alunos; iii) observar os níveis de leitura e escrita dos alunos por meio de teste de entrada e saída, a partir de critérios estabelecidos em um barema proposto a esse fim. De maneira geral, a sequência se revelou como uma prática de ensino que possibilita aos discentes conhecimento de elementos linguísticos, de textualização e pragmáticos, necessários ao desenvolvimento da habilidade de escrita exigida pela sociedade letrada do século XXI. PALAVRAS-CHAVE: Histórias em quadrinhos. Leitura. Escrita. Sequência didática.   ABSTRACT: In light of a perspective that seeks to integrate reading, writing and evaluation, this study seeks to present the importance of working with comics (HQ) to the emergence of the creative potential of elementary school students. From the theoretical point of view, it highlights researches such as Antunes (2003), Cagliari (1990; 2009), Passarelli (1995; 2011), Ramos (2011) and others, who defend a reflexive approach in reading writing. Methodologically, he prioritized the planning and application of a didactic sequence, which had been tested in a 6th grade class at the State School of Vitória de Santa Maria, Aracaju / SE. Anchored in a procedural approach, this sequence was characterized by: i) presenting the structure and characteristics of the HQ; ii) request the reading and writing of this genre by the students; iii) to observe the levels of reading and writing of the students by means of entrance and exit test, based on criteria established in a barema proposed for this purpose. In general, the sequence has proved to be a teaching practice that enables students to acquire knowledge of linguistic, textual and pragmatic elements necessary for the development of the writing skills demanded by the literate society of the 21st century. KEYWORDS: Comics (HQ). Reading. Writing. Didactic sequence.
id UFS-5_4a896ba75c983ef1b8b695cce1940b91
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11758
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FERRAMENTA PARA LEITURA E ESCRITA DE TEXTO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMICS: TOOL FOR READING AND WRITING OF TEXT IN THE CLASSROOM OF PORTUGUESE LANGUAGERESUMO: À luz de uma perspectiva que busca integrar leitura, escrita e avaliação, este estudo busca apresentar a importância do trabalho com histórias em quadrinhos (HQ) para o aflorar do potencial criativo do discente do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, realça pesquisas como as de Antunes (2003), Cagliari (1990; 2009), Passarelli (1995; 2011), Ramos (2011) e outros, que defendem uma abordagem reflexiva no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Metodologicamente, prioriza o planejamento e a aplicação de uma sequência didática, a qual fora testada numa turma de 6.° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, em Aracaju/SE. Ancorada numa abordagem processual, tal sequência primou por: i) apresentar a estrutura e as características das HQ; ii) solicitar a leitura e a escrita desse gênero pelos alunos; iii) observar os níveis de leitura e escrita dos alunos por meio de teste de entrada e saída, a partir de critérios estabelecidos em um barema proposto a esse fim. De maneira geral, a sequência se revelou como uma prática de ensino que possibilita aos discentes conhecimento de elementos linguísticos, de textualização e pragmáticos, necessários ao desenvolvimento da habilidade de escrita exigida pela sociedade letrada do século XXI. PALAVRAS-CHAVE: Histórias em quadrinhos. Leitura. Escrita. Sequência didática.   ABSTRACT: In light of a perspective that seeks to integrate reading, writing and evaluation, this study seeks to present the importance of working with comics (HQ) to the emergence of the creative potential of elementary school students. From the theoretical point of view, it highlights researches such as Antunes (2003), Cagliari (1990; 2009), Passarelli (1995; 2011), Ramos (2011) and others, who defend a reflexive approach in reading writing. Methodologically, he prioritized the planning and application of a didactic sequence, which had been tested in a 6th grade class at the State School of Vitória de Santa Maria, Aracaju / SE. Anchored in a procedural approach, this sequence was characterized by: i) presenting the structure and characteristics of the HQ; ii) request the reading and writing of this genre by the students; iii) to observe the levels of reading and writing of the students by means of entrance and exit test, based on criteria established in a barema proposed for this purpose. In general, the sequence has proved to be a teaching practice that enables students to acquire knowledge of linguistic, textual and pragmatic elements necessary for the development of the writing skills demanded by the literate society of the 21st century. KEYWORDS: Comics (HQ). Reading. Writing. Didactic sequence.Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1175810.51951/ti.v9i17Travessias Interativas; No 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 84-100Travessias Interativas; n. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 84-100Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 84-100Travessias Interativas; Núm. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 84-1002236-740310.51951/ti.v9i17reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11758/8924Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessCARDOSO, Denise PortoALMEIDA, Maria de Lourdes Oliveira2021-07-27T20:57:57Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11758Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:57:57Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FERRAMENTA PARA LEITURA E ESCRITA DE TEXTO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMICS: TOOL FOR READING AND WRITING OF TEXT IN THE CLASSROOM OF PORTUGUESE LANGUAGE
title HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FERRAMENTA PARA LEITURA E ESCRITA DE TEXTO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMICS: TOOL FOR READING AND WRITING OF TEXT IN THE CLASSROOM OF PORTUGUESE LANGUAGE
spellingShingle HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FERRAMENTA PARA LEITURA E ESCRITA DE TEXTO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMICS: TOOL FOR READING AND WRITING OF TEXT IN THE CLASSROOM OF PORTUGUESE LANGUAGE
CARDOSO, Denise Porto
title_short HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FERRAMENTA PARA LEITURA E ESCRITA DE TEXTO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMICS: TOOL FOR READING AND WRITING OF TEXT IN THE CLASSROOM OF PORTUGUESE LANGUAGE
title_full HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FERRAMENTA PARA LEITURA E ESCRITA DE TEXTO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMICS: TOOL FOR READING AND WRITING OF TEXT IN THE CLASSROOM OF PORTUGUESE LANGUAGE
title_fullStr HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FERRAMENTA PARA LEITURA E ESCRITA DE TEXTO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMICS: TOOL FOR READING AND WRITING OF TEXT IN THE CLASSROOM OF PORTUGUESE LANGUAGE
title_full_unstemmed HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FERRAMENTA PARA LEITURA E ESCRITA DE TEXTO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMICS: TOOL FOR READING AND WRITING OF TEXT IN THE CLASSROOM OF PORTUGUESE LANGUAGE
title_sort HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FERRAMENTA PARA LEITURA E ESCRITA DE TEXTO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMICS: TOOL FOR READING AND WRITING OF TEXT IN THE CLASSROOM OF PORTUGUESE LANGUAGE
author CARDOSO, Denise Porto
author_facet CARDOSO, Denise Porto
ALMEIDA, Maria de Lourdes Oliveira
author_role author
author2 ALMEIDA, Maria de Lourdes Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARDOSO, Denise Porto
ALMEIDA, Maria de Lourdes Oliveira
description RESUMO: À luz de uma perspectiva que busca integrar leitura, escrita e avaliação, este estudo busca apresentar a importância do trabalho com histórias em quadrinhos (HQ) para o aflorar do potencial criativo do discente do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, realça pesquisas como as de Antunes (2003), Cagliari (1990; 2009), Passarelli (1995; 2011), Ramos (2011) e outros, que defendem uma abordagem reflexiva no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Metodologicamente, prioriza o planejamento e a aplicação de uma sequência didática, a qual fora testada numa turma de 6.° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, em Aracaju/SE. Ancorada numa abordagem processual, tal sequência primou por: i) apresentar a estrutura e as características das HQ; ii) solicitar a leitura e a escrita desse gênero pelos alunos; iii) observar os níveis de leitura e escrita dos alunos por meio de teste de entrada e saída, a partir de critérios estabelecidos em um barema proposto a esse fim. De maneira geral, a sequência se revelou como uma prática de ensino que possibilita aos discentes conhecimento de elementos linguísticos, de textualização e pragmáticos, necessários ao desenvolvimento da habilidade de escrita exigida pela sociedade letrada do século XXI. PALAVRAS-CHAVE: Histórias em quadrinhos. Leitura. Escrita. Sequência didática.   ABSTRACT: In light of a perspective that seeks to integrate reading, writing and evaluation, this study seeks to present the importance of working with comics (HQ) to the emergence of the creative potential of elementary school students. From the theoretical point of view, it highlights researches such as Antunes (2003), Cagliari (1990; 2009), Passarelli (1995; 2011), Ramos (2011) and others, who defend a reflexive approach in reading writing. Methodologically, he prioritized the planning and application of a didactic sequence, which had been tested in a 6th grade class at the State School of Vitória de Santa Maria, Aracaju / SE. Anchored in a procedural approach, this sequence was characterized by: i) presenting the structure and characteristics of the HQ; ii) request the reading and writing of this genre by the students; iii) to observe the levels of reading and writing of the students by means of entrance and exit test, based on criteria established in a barema proposed for this purpose. In general, the sequence has proved to be a teaching practice that enables students to acquire knowledge of linguistic, textual and pragmatic elements necessary for the development of the writing skills demanded by the literate society of the 21st century. KEYWORDS: Comics (HQ). Reading. Writing. Didactic sequence.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11758
10.51951/ti.v9i17
url https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11758
identifier_str_mv 10.51951/ti.v9i17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11758/8924
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 84-100
Travessias Interativas; n. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 84-100
Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 84-100
Travessias Interativas; Núm. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 84-100
2236-7403
10.51951/ti.v9i17
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ale1976@academico.ufs.br
_version_ 1798328415814680576