A CAPA DO LIVRO PARADIDÁTICO: DISCURSOS EDITORIAL E DIDÁTICO EM UMA OBRA DA FTD: THE SUPPLEMENTAL EDUCATIONAL MATERIAL BOOK COVER: EDITORIAL AND DIDACTICAL DISCOURSES IN A WORK OF FTD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRANATO, Flávia Furlan
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SCHWARTZMANN, Matheus Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11765
Resumo: RESUMO: Admitindo o fato de que, grosso modo, uma obra de caráter paradidático deva valer-se de procedimentos semióticos diversos que promovam a aproximação entre enunciador e enunciatário-leitor, podemos inferir igualmente que a sua capa é um dos elementos que mais claramente evidencia esse processo de aproximação. A capa, assim, pode ser entendida como a materialização de um ponto de contato entre um enunciador complexo, construído graças à projeção de valores editoriais, científicos e didáticos, e um enunciatário-leitor pressuposto, marcado, por sua vez, por valores editoriais, escolares e mercadológicos, em outras palavras, como o lugar da própria realização do contrato fiduciário. Partindo desse pressuposto, e elegendo os paratextos capa, orelhas e contracapa da obra ‘O poeta que fingia’, nosso objetivo é analisar as estratégias discursivas e os recursos verbo-visuais que modalizam o enunciatário-leitor por um querer fazer, reconhecido, no nível do discurso, como um querer ler. Para dar conta desse objetivo, nos apoiaremos nos pressupostos da semiótica discursiva, das contribuições de uma semiótica plástica e da reflexão sobre os níveis de pertinência da análise semiótica, como proposta por Jacques Fontanille, e, de outro lado, das reflexões de Gérard Genette sobre a noção de paratexto editorial. PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Prática Editorial. Prática Didática. Livro Paradidático. Semiótica.   ABSTRACT: Admitting the fact that, grosso modo, a work of supplemental educational material feature should draw upon semiotic procedures that promote closeness between enunciator and enunciatee-reader, we can equally infer that its cover is one of the elements that most clearly shows this process of closeness. The cover, therefore, can be understood as the materialization of a contact point between a complex enunciator, constructed due to the projection of editorial, scientific and didactic values, and a presupposed enunciatee-reader, marked, on the other hand, by editorial, school and market values, in other words, as the place of the actual realization of the fiduciary contract. From this assumption and by choosing the cover, book flap and the back cover of the work The Poet who pretended, our goal is to analyze the discursive strategies and the verbal-visual resources that modalize the enunciatee-reader to wanting-to-do, recognized, in the discourse level, as a wanting to read. To fulfill this objective, we will rely on the presuppositions of discursive semiotics, the contributions of a plastic semiotics and the reflection on the levels of pertinence of the semiotic analysis, as proposed by Jacques Fontanille, and, on the other hand, from Gerard Genette’s reflections on the notion of editorial paratexts. KEYWORDS: Discourse. Editorial practice. Didactic practice. Supplemental educational book. Semiotics.
id UFS-5_5cce5152cf08a7d795dfb719a7fc545c
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11765
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling A CAPA DO LIVRO PARADIDÁTICO: DISCURSOS EDITORIAL E DIDÁTICO EM UMA OBRA DA FTD: THE SUPPLEMENTAL EDUCATIONAL MATERIAL BOOK COVER: EDITORIAL AND DIDACTICAL DISCOURSES IN A WORK OF FTDRESUMO: Admitindo o fato de que, grosso modo, uma obra de caráter paradidático deva valer-se de procedimentos semióticos diversos que promovam a aproximação entre enunciador e enunciatário-leitor, podemos inferir igualmente que a sua capa é um dos elementos que mais claramente evidencia esse processo de aproximação. A capa, assim, pode ser entendida como a materialização de um ponto de contato entre um enunciador complexo, construído graças à projeção de valores editoriais, científicos e didáticos, e um enunciatário-leitor pressuposto, marcado, por sua vez, por valores editoriais, escolares e mercadológicos, em outras palavras, como o lugar da própria realização do contrato fiduciário. Partindo desse pressuposto, e elegendo os paratextos capa, orelhas e contracapa da obra ‘O poeta que fingia’, nosso objetivo é analisar as estratégias discursivas e os recursos verbo-visuais que modalizam o enunciatário-leitor por um querer fazer, reconhecido, no nível do discurso, como um querer ler. Para dar conta desse objetivo, nos apoiaremos nos pressupostos da semiótica discursiva, das contribuições de uma semiótica plástica e da reflexão sobre os níveis de pertinência da análise semiótica, como proposta por Jacques Fontanille, e, de outro lado, das reflexões de Gérard Genette sobre a noção de paratexto editorial. PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Prática Editorial. Prática Didática. Livro Paradidático. Semiótica.   ABSTRACT: Admitting the fact that, grosso modo, a work of supplemental educational material feature should draw upon semiotic procedures that promote closeness between enunciator and enunciatee-reader, we can equally infer that its cover is one of the elements that most clearly shows this process of closeness. The cover, therefore, can be understood as the materialization of a contact point between a complex enunciator, constructed due to the projection of editorial, scientific and didactic values, and a presupposed enunciatee-reader, marked, on the other hand, by editorial, school and market values, in other words, as the place of the actual realization of the fiduciary contract. From this assumption and by choosing the cover, book flap and the back cover of the work The Poet who pretended, our goal is to analyze the discursive strategies and the verbal-visual resources that modalize the enunciatee-reader to wanting-to-do, recognized, in the discourse level, as a wanting to read. To fulfill this objective, we will rely on the presuppositions of discursive semiotics, the contributions of a plastic semiotics and the reflection on the levels of pertinence of the semiotic analysis, as proposed by Jacques Fontanille, and, on the other hand, from Gerard Genette’s reflections on the notion of editorial paratexts. KEYWORDS: Discourse. Editorial practice. Didactic practice. Supplemental educational book. Semiotics.Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1176510.51951/ti.v9i17Travessias Interativas; No 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 209-225Travessias Interativas; n. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 209-225Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 209-225Travessias Interativas; Núm. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 209-2252236-740310.51951/ti.v9i17reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11765/8931Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessGRANATO, Flávia FurlanSCHWARTZMANN, Matheus Nogueira2021-07-27T21:00:08Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11765Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T21:00:08Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A CAPA DO LIVRO PARADIDÁTICO: DISCURSOS EDITORIAL E DIDÁTICO EM UMA OBRA DA FTD: THE SUPPLEMENTAL EDUCATIONAL MATERIAL BOOK COVER: EDITORIAL AND DIDACTICAL DISCOURSES IN A WORK OF FTD
title A CAPA DO LIVRO PARADIDÁTICO: DISCURSOS EDITORIAL E DIDÁTICO EM UMA OBRA DA FTD: THE SUPPLEMENTAL EDUCATIONAL MATERIAL BOOK COVER: EDITORIAL AND DIDACTICAL DISCOURSES IN A WORK OF FTD
spellingShingle A CAPA DO LIVRO PARADIDÁTICO: DISCURSOS EDITORIAL E DIDÁTICO EM UMA OBRA DA FTD: THE SUPPLEMENTAL EDUCATIONAL MATERIAL BOOK COVER: EDITORIAL AND DIDACTICAL DISCOURSES IN A WORK OF FTD
GRANATO, Flávia Furlan
title_short A CAPA DO LIVRO PARADIDÁTICO: DISCURSOS EDITORIAL E DIDÁTICO EM UMA OBRA DA FTD: THE SUPPLEMENTAL EDUCATIONAL MATERIAL BOOK COVER: EDITORIAL AND DIDACTICAL DISCOURSES IN A WORK OF FTD
title_full A CAPA DO LIVRO PARADIDÁTICO: DISCURSOS EDITORIAL E DIDÁTICO EM UMA OBRA DA FTD: THE SUPPLEMENTAL EDUCATIONAL MATERIAL BOOK COVER: EDITORIAL AND DIDACTICAL DISCOURSES IN A WORK OF FTD
title_fullStr A CAPA DO LIVRO PARADIDÁTICO: DISCURSOS EDITORIAL E DIDÁTICO EM UMA OBRA DA FTD: THE SUPPLEMENTAL EDUCATIONAL MATERIAL BOOK COVER: EDITORIAL AND DIDACTICAL DISCOURSES IN A WORK OF FTD
title_full_unstemmed A CAPA DO LIVRO PARADIDÁTICO: DISCURSOS EDITORIAL E DIDÁTICO EM UMA OBRA DA FTD: THE SUPPLEMENTAL EDUCATIONAL MATERIAL BOOK COVER: EDITORIAL AND DIDACTICAL DISCOURSES IN A WORK OF FTD
title_sort A CAPA DO LIVRO PARADIDÁTICO: DISCURSOS EDITORIAL E DIDÁTICO EM UMA OBRA DA FTD: THE SUPPLEMENTAL EDUCATIONAL MATERIAL BOOK COVER: EDITORIAL AND DIDACTICAL DISCOURSES IN A WORK OF FTD
author GRANATO, Flávia Furlan
author_facet GRANATO, Flávia Furlan
SCHWARTZMANN, Matheus Nogueira
author_role author
author2 SCHWARTZMANN, Matheus Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GRANATO, Flávia Furlan
SCHWARTZMANN, Matheus Nogueira
description RESUMO: Admitindo o fato de que, grosso modo, uma obra de caráter paradidático deva valer-se de procedimentos semióticos diversos que promovam a aproximação entre enunciador e enunciatário-leitor, podemos inferir igualmente que a sua capa é um dos elementos que mais claramente evidencia esse processo de aproximação. A capa, assim, pode ser entendida como a materialização de um ponto de contato entre um enunciador complexo, construído graças à projeção de valores editoriais, científicos e didáticos, e um enunciatário-leitor pressuposto, marcado, por sua vez, por valores editoriais, escolares e mercadológicos, em outras palavras, como o lugar da própria realização do contrato fiduciário. Partindo desse pressuposto, e elegendo os paratextos capa, orelhas e contracapa da obra ‘O poeta que fingia’, nosso objetivo é analisar as estratégias discursivas e os recursos verbo-visuais que modalizam o enunciatário-leitor por um querer fazer, reconhecido, no nível do discurso, como um querer ler. Para dar conta desse objetivo, nos apoiaremos nos pressupostos da semiótica discursiva, das contribuições de uma semiótica plástica e da reflexão sobre os níveis de pertinência da análise semiótica, como proposta por Jacques Fontanille, e, de outro lado, das reflexões de Gérard Genette sobre a noção de paratexto editorial. PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Prática Editorial. Prática Didática. Livro Paradidático. Semiótica.   ABSTRACT: Admitting the fact that, grosso modo, a work of supplemental educational material feature should draw upon semiotic procedures that promote closeness between enunciator and enunciatee-reader, we can equally infer that its cover is one of the elements that most clearly shows this process of closeness. The cover, therefore, can be understood as the materialization of a contact point between a complex enunciator, constructed due to the projection of editorial, scientific and didactic values, and a presupposed enunciatee-reader, marked, on the other hand, by editorial, school and market values, in other words, as the place of the actual realization of the fiduciary contract. From this assumption and by choosing the cover, book flap and the back cover of the work The Poet who pretended, our goal is to analyze the discursive strategies and the verbal-visual resources that modalize the enunciatee-reader to wanting-to-do, recognized, in the discourse level, as a wanting to read. To fulfill this objective, we will rely on the presuppositions of discursive semiotics, the contributions of a plastic semiotics and the reflection on the levels of pertinence of the semiotic analysis, as proposed by Jacques Fontanille, and, on the other hand, from Gerard Genette’s reflections on the notion of editorial paratexts. KEYWORDS: Discourse. Editorial practice. Didactic practice. Supplemental educational book. Semiotics.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11765
10.51951/ti.v9i17
url https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11765
identifier_str_mv 10.51951/ti.v9i17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11765/8931
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 209-225
Travessias Interativas; n. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 209-225
Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 209-225
Travessias Interativas; Núm. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 209-225
2236-7403
10.51951/ti.v9i17
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ale1976@academico.ufs.br
_version_ 1798328415831457792