A poet’s estate: Casais Monteiro and Brazil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/19219 |
Resumo: | Este artigo pretende analisar algumas correspondências pertencentes ao espólio do poeta e crítico Adolfo Casais Monteiro, manuscritos que estão atualmente afiançados na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. O que buscarei evidenciar neste trabalho são algumas implicações que o apelo à sinceridade deixa na materialidade do corpus de Casais Monteiro. Procurarei, assim, compreender alguns elementos essenciais que estão em causa na relação profícua que o autor estabeleceu com o Brasil e com os poetas brasileiros. A partir do cotejo de algumas cartas de poetas como Manuel Bandeira e Drummond, elaboro a hipótese da viabilidade de um sentido ontológico da sinceridade, que é partilhada não só por Casais, como também pelos poetas com quem trocou correspondência. Com isso, sustentarei o argumento da viabilidade de uma mútua valorização da sinceridade como força vital, o que permite novas reflexões sobre as relações entre as literaturas portuguesa e brasileira, em um momento modernista de aparentes desencontros apontados pelos críticos. |
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A poet’s estate: Casais Monteiro and BrazilEspólio de um poeta: Casais Monteiro e o BrasilAdolfo Casais MonteiroBrasilEspólioAdolfo Casais MonteiroBrazilEstateEste artigo pretende analisar algumas correspondências pertencentes ao espólio do poeta e crítico Adolfo Casais Monteiro, manuscritos que estão atualmente afiançados na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. O que buscarei evidenciar neste trabalho são algumas implicações que o apelo à sinceridade deixa na materialidade do corpus de Casais Monteiro. Procurarei, assim, compreender alguns elementos essenciais que estão em causa na relação profícua que o autor estabeleceu com o Brasil e com os poetas brasileiros. A partir do cotejo de algumas cartas de poetas como Manuel Bandeira e Drummond, elaboro a hipótese da viabilidade de um sentido ontológico da sinceridade, que é partilhada não só por Casais, como também pelos poetas com quem trocou correspondência. Com isso, sustentarei o argumento da viabilidade de uma mútua valorização da sinceridade como força vital, o que permite novas reflexões sobre as relações entre as literaturas portuguesa e brasileira, em um momento modernista de aparentes desencontros apontados pelos críticos.This article intends to analyze some correspondence belonging to the estate of the poet and critic Adolfo Casais Monteiro, manuscripts that are currently secured at the National Library of Portugal, in Lisbon. What I will try to highlight in this work are some implications that the appeal to sincerity leaves in the materiality of Casais Monteiro's corpus. I will therefore try to understand some essential elements that are at stake in the fruitful relationship that the author established with Brazil and with Brazilian poets. From the comparison of some letters from poets such as Manuel Bandeira and Drummond, I hypothesize the viability of an ontological sense of sincerity, which is shared not only by Casais, but also by the poets with whom he exchanged correspondence. With this, I will support the argument of the viability of a mutual appreciation of sincerity as a vital force, which allows new reflections on the relations between Portuguese and Brazilian literature, in a modernist moment of apparent disagreements pointed out by criticsUniversidade Federal de Sergipe - UFS2023-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1921910.51951/ti.v13i29.p146-160Travessias Interativas; No 29 (2023): Travessias Interativas → maio/2023 - IV SEMINÁRIO DE POESIA E CRÍTICA: Do texto poético, do discurso crítico e do diálogo com o mundo; 146-160Travessias Interativas; n. 29 (2023): Travessias Interativas → maio/2023 - IV SEMINÁRIO DE POESIA E CRÍTICA: Do texto poético, do discurso crítico e do diálogo com o mundo; 146-160Travessias Interativas; No. 29 (2023): Travessias Interativas → maio/2023 - IV SEMINÁRIO DE POESIA E CRÍTICA: Do texto poético, do discurso crítico e do diálogo com o mundo; 146-160Travessias Interativas; Núm. 29 (2023): Travessias Interativas → maio/2023 - IV SEMINÁRIO DE POESIA E CRÍTICA: Do texto poético, do discurso crítico e do diálogo com o mundo; 146-1602236-740310.51951/ti.v13i29reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/19219/13890Copyright (c) 2023 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Rodrigo Michell2023-06-08T01:41:35Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19219Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2023-06-08T01:41:35Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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