LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11761 |
Resumo: | RESUMO: O tema desta pesquisa é o gênero discursivo miniconto, como instrumento em atividades de leitura para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre o gênero miniconto com vistas à sua utilização em atividades de leitura. Do ponto de vista teórico, este trabalho se fundamenta a partir dos estudos da abordagem sociocognitiva de leitura. O gênero miniconto apresenta aspectos sociais e textuais que são adequados para análise em aulas de leitura, principalmente, por esse gênero ser encontrado em redes sociais muito acessadas pelo público jovem, como o Facebook e o Twitter. Assim, conclui-se que este estudo contribui para a divulgação do gênero miniconto em atividades de leitura e subsídios para que o professor tenha suporte teórico e metodológico ao inserir o miniconto em sua prática. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros discursivos. Minicontos. Leitura. ABSTRACT: The theme of this research is the discursive genre flash fiction, as an instrument in reading activities for elementary and middle School students. This work has as objective to develop a study on the genre flash fiction with a view to its use in reading activities. From the theoretical point of view, this work is basead on the reading Sociocognitive Approach. The genre presentes social and textual aspects that are suitable for analysis in reading classes, mainly due to this genre can be found in social networks that are very accessible to young audiences such as Facebook and Twitter. Thus, it is concluded that this research contributes to the dissemination of the flash fiction genre in reading activities and subsidies so that the teacher has theoretical and methodological support when inserting the mini-center into their practive. KEYWORDS: Discursive Genres. Flash fictions. Reading. |
id |
UFS-5_740c86e6765caf78de9b3686d34fca18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11761 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIESRESUMO: O tema desta pesquisa é o gênero discursivo miniconto, como instrumento em atividades de leitura para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre o gênero miniconto com vistas à sua utilização em atividades de leitura. Do ponto de vista teórico, este trabalho se fundamenta a partir dos estudos da abordagem sociocognitiva de leitura. O gênero miniconto apresenta aspectos sociais e textuais que são adequados para análise em aulas de leitura, principalmente, por esse gênero ser encontrado em redes sociais muito acessadas pelo público jovem, como o Facebook e o Twitter. Assim, conclui-se que este estudo contribui para a divulgação do gênero miniconto em atividades de leitura e subsídios para que o professor tenha suporte teórico e metodológico ao inserir o miniconto em sua prática. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros discursivos. Minicontos. Leitura. ABSTRACT: The theme of this research is the discursive genre flash fiction, as an instrument in reading activities for elementary and middle School students. This work has as objective to develop a study on the genre flash fiction with a view to its use in reading activities. From the theoretical point of view, this work is basead on the reading Sociocognitive Approach. The genre presentes social and textual aspects that are suitable for analysis in reading classes, mainly due to this genre can be found in social networks that are very accessible to young audiences such as Facebook and Twitter. Thus, it is concluded that this research contributes to the dissemination of the flash fiction genre in reading activities and subsidies so that the teacher has theoretical and methodological support when inserting the mini-center into their practive. KEYWORDS: Discursive Genres. Flash fictions. Reading.Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1176110.51951/ti.v9i17Travessias Interativas; No 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 142-161Travessias Interativas; n. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 142-161Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 142-161Travessias Interativas; Núm. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 142-1612236-740310.51951/ti.v9i17reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11761/8927Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Júlio César de CarvalhoMORAES, Vânia de2021-07-27T20:58:51Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11761Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:58:51Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES |
title |
LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES |
spellingShingle |
LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES SANTOS, Júlio César de Carvalho |
title_short |
LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES |
title_full |
LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES |
title_fullStr |
LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES |
title_full_unstemmed |
LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES |
title_sort |
LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES |
author |
SANTOS, Júlio César de Carvalho |
author_facet |
SANTOS, Júlio César de Carvalho MORAES, Vânia de |
author_role |
author |
author2 |
MORAES, Vânia de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Júlio César de Carvalho MORAES, Vânia de |
description |
RESUMO: O tema desta pesquisa é o gênero discursivo miniconto, como instrumento em atividades de leitura para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre o gênero miniconto com vistas à sua utilização em atividades de leitura. Do ponto de vista teórico, este trabalho se fundamenta a partir dos estudos da abordagem sociocognitiva de leitura. O gênero miniconto apresenta aspectos sociais e textuais que são adequados para análise em aulas de leitura, principalmente, por esse gênero ser encontrado em redes sociais muito acessadas pelo público jovem, como o Facebook e o Twitter. Assim, conclui-se que este estudo contribui para a divulgação do gênero miniconto em atividades de leitura e subsídios para que o professor tenha suporte teórico e metodológico ao inserir o miniconto em sua prática. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros discursivos. Minicontos. Leitura. ABSTRACT: The theme of this research is the discursive genre flash fiction, as an instrument in reading activities for elementary and middle School students. This work has as objective to develop a study on the genre flash fiction with a view to its use in reading activities. From the theoretical point of view, this work is basead on the reading Sociocognitive Approach. The genre presentes social and textual aspects that are suitable for analysis in reading classes, mainly due to this genre can be found in social networks that are very accessible to young audiences such as Facebook and Twitter. Thus, it is concluded that this research contributes to the dissemination of the flash fiction genre in reading activities and subsidies so that the teacher has theoretical and methodological support when inserting the mini-center into their practive. KEYWORDS: Discursive Genres. Flash fictions. Reading. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11761 10.51951/ti.v9i17 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11761 |
identifier_str_mv |
10.51951/ti.v9i17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11761/8927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 142-161 Travessias Interativas; n. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 142-161 Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 142-161 Travessias Interativas; Núm. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 142-161 2236-7403 10.51951/ti.v9i17 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328415822020608 |