O gênero miniconto em atividades de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Júlio César de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/956
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Vânia de Moraes
id UNITAU_8dc895c0de8447cffe691e3cfb24e68a
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/956
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Santos, Júlio César de CarvalhoKozma, Eliana Vianna BritoPrados, Rosália Maria NettoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaMoraes, Vânia de2019-08-06T19:03:50Z2019-08-06T19:03:50Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/956Orientação: Profa. Dra. Vânia de MoraesDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2016.Resumo: O tema desta pesquisa é o gênero discursivo miniconto, como instrumento em atividades de leitura para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Os problemas que motivaram esta pesquisa foram a ausência de divulgação do gênero miniconto no cenário escolar, a falta de material teórico que caracterize o gênero, a partir da perspectiva bakhtiniana e o material didático não apresentar o miniconto como uma proposta de atividade. Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um estudo sobre o gênero miniconto com vistas à sua utilização em atividades de leitura. Especificamente, a pesquisa buscou, num primeiro momento, verificar as características do gênero miniconto, a partir de seus aspectos sociocomunicativos, composicionais e dialógicos. Num segundo momento, propôs atividades de leitura de miniconto que colaborassem para o uso do gênero nas aulas de leitura e interpretação. Do ponto de vista teórico, este trabalho se fundamenta a partir das concepções bakhtinianas de linguagem, de gênero discursivo e dialogismo; dos estudos de caracterização de gênero e da abordagem sociocognitiva de leitura. Para conduzir este estudo, procedeu-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica que abordasse os estudos de gênero discursivo e as concepções de leitura, posteriormente, caracterizou-se o miniconto como um gênero e foram elaboradas propostas de leitura de minicontos para alunos do Ensino Fundamental e Médio. O gênero miniconto apresenta aspectos sociais e textuais que são adequados para análise em aulas de leitura, principalmente, por esse gênero ser encontrado em redes sociais muito acessadas pelo público jovem, como o Facebook e o Twitter. Nesta pesquisa, os resultados também demonstraram: a caracterização do gênero discursivo miniconto em suas dimensões sociocomunicativas, linguísticas e dialógicas e a apresentação de propostas de leitura. Assim, conclui-se que esta pesquisa contribui para a divulgação do gênero miniconto em atividades de leitura e subsídios para que o professor tenha suporte teórico e metodológico ao inserir o miniconto em sua prática.Abstract: The theme of this research is the discursive genre flash fiction, as an instrument in reading activities for elementary and middle School students.The problems that motivated this research were the lack of disclosure of the flash fiction genre in the school scenario, the lack of theoretical material that characterizes the genre. From the Bakhtinian perspective and the didactic material did not present the flash fiction as a proposal of activity. This work has as general objective to develop a study on the genre flash fiction with a view to its use in reading activities. Specifically, the research sought, at first, to verify the characteristics of the genre flash fiction, from its Socio Communicative, compositional and dialogical aspects. Subsequently, she proposed mini-reading activities that would collaborate for the use of gender in reading and interpreting classes. From the theoretical point of view, this work is based on the Bakhtinian conceptions of language, discursive genre and dialogism; of the studies of gender characterization and the reading Sociocognitive Approach. To do this, a bibliographical research was initially carried out to discuss discursive genre studies and reading conceptions. Later, the flash fiction was characterized as a genre and proposals were made to read mini-notes for Elementary School and High School students. The genre presents social and textual aspects that are suitable for analysis in reading classes, mainly due to this genre can be found in social networks that are very accessible to young audiences such as Facebook and Twitter. In this research, the results also showed: the characterization of the discursive genre flash fiction in its Socio Communicative, linguistic and dialogical dimensions and the presentation of reading proposals. Thus, it is concluded that this research contributes to the dissemination of the flash fiction genre in reading activities and subsidies so that the teacher has theoretical and methodological support when inserting the mini-center into their practice.Made available in DSpace on 2019-08-06T19:03:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Julio Cesar de Carvalho Santos.pdf: 1278428 bytes, checksum: 8180791bb4471d85156f779010b5fea2 (MD5) Previous issue date: 201891 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGênero discursivoMinicontoLeituraO gênero miniconto em atividades de leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALJulio Cesar de Carvalho Santos.pdfapplication/pdf1278428http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/956/1/Julio%20Cesar%20de%20Carvalho%20Santos.pdf8180791bb4471d85156f779010b5fea2MD5120.500.11874/9562019-09-10 17:31:13.725oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/956Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:13Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O gênero miniconto em atividades de leitura
title O gênero miniconto em atividades de leitura
spellingShingle O gênero miniconto em atividades de leitura
Santos, Júlio César de Carvalho
Gênero discursivo
Miniconto
Leitura
title_short O gênero miniconto em atividades de leitura
title_full O gênero miniconto em atividades de leitura
title_fullStr O gênero miniconto em atividades de leitura
title_full_unstemmed O gênero miniconto em atividades de leitura
title_sort O gênero miniconto em atividades de leitura
author Santos, Júlio César de Carvalho
author_facet Santos, Júlio César de Carvalho
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Kozma, Eliana Vianna Brito
Prados, Rosália Maria Netto
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Júlio César de Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Vânia de
contributor_str_mv Moraes, Vânia de
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero discursivo
Miniconto
Leitura
topic Gênero discursivo
Miniconto
Leitura
description Orientação: Profa. Dra. Vânia de Moraes
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-06T19:03:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-06T19:03:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/956
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 91 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/956/1/Julio%20Cesar%20de%20Carvalho%20Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8180791bb4471d85156f779010b5fea2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797157767134314496