PERSPECTIVAS SOBRE DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, PLURILINGUISMO E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E SUA RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO DE SABERES NA ESFERA ACADÊMICO-CIENTÍFICA
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15318 |
Resumo: | É urgente voltar o olhar para a diversidade linguística − especialmente no Brasil, com sua grande pluralidade linguística interna e suas relações fronteiriças − e buscar soluções para a desvalorização e o desencorajamento à diversidade e ao plurilinguismo. Para tanto, é preciso, primeiramente, que nos debrucemos sobre dois problemas basilares: nossa cultura monolíngue − baseada na construção de um mito − que é o primeiro obstáculo para a compreensão e implementação de outras línguas; e o domínio de línguas eurocêntricas, como o inglês, com seu status de língua franca global − situação que favorece ainda mais o enfraquecimento da diversidade linguística no país. Neste trabalho, partindo da hipótese de que as línguas influenciam nossa forma de pensar e que, portanto, quanto mais línguas conhecermos, mais ampla pode se tornar nossa produção de saberes, pretendo refletir sobre a importância da diversidade linguística e da criação de políticas linguísticas voltadas ao fomento do plurilinguismo, sobretudo na esfera acadêmico-científica. Para tanto, apoio-me na inter-relação entre os pressupostos teóricos da Sociolinguística, da Linguística Cognitiva, da Psicolinguística e da Linguística Aplicada. Palavras-chave: Diversidade Linguística. Plurilinguismo. Políticas Linguísticas. |
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PERSPECTIVAS SOBRE DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, PLURILINGUISMO E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E SUA RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO DE SABERES NA ESFERA ACADÊMICO-CIENTÍFICAPERSPECTIVES ON LINGUISTIC DIVERSITY, PLURILINGUALISM AND LINGUISTIC POLICIES AND THEIR RELATION TO THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE IN THE ACADEMIC-SCIENTIFIC WORLDÉ urgente voltar o olhar para a diversidade linguística − especialmente no Brasil, com sua grande pluralidade linguística interna e suas relações fronteiriças − e buscar soluções para a desvalorização e o desencorajamento à diversidade e ao plurilinguismo. Para tanto, é preciso, primeiramente, que nos debrucemos sobre dois problemas basilares: nossa cultura monolíngue − baseada na construção de um mito − que é o primeiro obstáculo para a compreensão e implementação de outras línguas; e o domínio de línguas eurocêntricas, como o inglês, com seu status de língua franca global − situação que favorece ainda mais o enfraquecimento da diversidade linguística no país. Neste trabalho, partindo da hipótese de que as línguas influenciam nossa forma de pensar e que, portanto, quanto mais línguas conhecermos, mais ampla pode se tornar nossa produção de saberes, pretendo refletir sobre a importância da diversidade linguística e da criação de políticas linguísticas voltadas ao fomento do plurilinguismo, sobretudo na esfera acadêmico-científica. Para tanto, apoio-me na inter-relação entre os pressupostos teóricos da Sociolinguística, da Linguística Cognitiva, da Psicolinguística e da Linguística Aplicada. Palavras-chave: Diversidade Linguística. Plurilinguismo. Políticas Linguísticas.It is urgent to turn our attention to linguistic diversity - especially in Brazil, with its great linguistic plurality and its border relations - and to seek solutions against the devaluation and discouragement of diversity and plurilingualism. To do so, it is of paramount importance to consider two basic problems: our monolingual culture - based on the construction of a myth -, which represents the first obstacle to the understanding and the implementation of other languages, and the domination of Eurocentric languages, like English, with its status as global “lingua franca” - a situation that further favors the weakening of linguistic diversity in the country. In this work, starting from the hypothesis that languages influence our way of thinking and that, therefore, the more languages we know, the broader our production of knowledge becomes, I intend to reflect on the importance of linguistic diversity and the creation of linguistic policies aimed at the promotion of multilingualism, especially in the academic-scientific sphere. To that end, this study is based on the interrelation between the theoretical assumptions of Sociolinguistics, Cognitive Linguistics, Psycholinguistics and Applied Linguistics. Keywords: Linguistic Diversity. Plurilingualism. Linguistic Policies.Universidade Federal de Sergipe - UFS2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1531810.51951/ti.v10i22Travessias Interativas; No 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 84-101Travessias Interativas; n. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 84-101Travessias Interativas; No. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 84-101Travessias Interativas; Núm. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 84-1012236-740310.51951/ti.v10i22reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15318/11559Copyright (c) 2021 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPAVAN, Claudia Fernanda2021-07-27T18:35:15Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15318Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T18:35:15Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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