VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10992 |
Resumo: | RESUMO: Orfeu (o mais importante poeta lendário antigo) é dos mitos mais fascinantes do panteão grego, além de ser considerado fundador do culto de mistérios que leva seu nome (Orfismo). O arcabouço narrativo do mito perfaz-se em quatro mitemas: a) a participação de Orfeu na viagem dos Argonautas; b) seu amor pela ninfa Eurídice, que logo lhe é arrebatada pela morte; c) sua catábase ao Hades, aonde vai para resgatar a esposa dos mortos: ele o consegue, mas ao olhar para trás infringe a proibição dos reis infernais e perde Eurídice definitivamente; d) a própria morte violenta de Orfeu, dilacerado pelas furiosas bacantes da Trácia. Aos quatro mitemas, soma-se o atributo geral do Vate portador da lira, cujo canto aliciante comovia e demovia animais, pedras e árvores, mas também homens e deuses. Orfeu, por isto, seria um herói civilizador mais afeito à pólis (e não autor de façanhas grandiosas como Héracles ou Teseu), pois ensina pelo poder e pela sabedoria do canto (música e poesia unidas, fundamentais na educação grega).O caráter civilizador de Orfeu transparece nos quatro mitemas (o primeiro é vincadamente épico; os outros três são lírico-dramáticos, conforme a riquíssima tradição artístico-literária que engendraram). Para o momento, pretende-se apresentar criticamente as três epopeias Argonáuticas legadas pelo mundo antigo: a de Apolônio de Rodes (contexto helenístico; séc. III a.C.), a de Valério Flaco (contexto imperial romano, de restauração; séc. I. d. C.) e a considerada anônima (séc. IV d. C.), estudando-as numa perspectiva comparativa que problematize história e religião, mito (Orfeu) e sociedade, literatura e filosofia. PALAVRAS-CHAVE: Poesia épica. História antiga. Mitologia. Orfismo. Filosofia antiga. ABSTRACT: Orpheus (the most important ancient legendary poet) is one of the most fascinating myths of the Greek pantheon, besides being considered the founder of the cult of mysteries named after him (Orphism). The narrative framework of the myth is made up of four mythemes: a) the participation of Orpheus in the voyage of the Argonauts; b) his love for the nymph Eurydice, who is soon snatched away by death; c) his katabasis to Hades, where he goes to rescue his wife from the dead: he manages to do it, but when he turns to look back at her he violates the prohibition of the infernal kings and loses Eurydice forever; d) Orpheus' own violent death, torn apart by the furious maenads of Thrace. The general attribute of the poet who played the lyre is summed up to the four mythemes; his alluring songs touched and dissuaded animals, rocks and trees, but also men and gods. Orpheus, therefore, would be a civilizing hero more inclined to the pólis (and not the author of grand exploits as Heracles or Theseus), as he teaches through the power and the wisdom of the song (music and poetry united, essential in Greek education).The civilizing character of Orpheus is evident in the four mythemes (the first is markedly epic; the other three are lyric-dramatic, according to the rich artistic-literary tradition that they engendered). For the moment, we intend to critically present the three Argonautic epopees bequeathed by the ancient world: the one from Apollonius of Rhodes (Hellenistic context; 3rd century B.C.), the one from Valerius Flaccus (Roman Imperial Restoration context; 1st century A.C.) and the one considered anonymous (4th century A.C.), studying them in a comparative perspective that problematizes history and religion, myth (Orpheus) and society, literature and philosophy. KEYWORDS: Epic Poetry. Ancient history. Mythology. Orphism. Ancient philosophy. |
id |
UFS-5_775aa96061038a41bfb168deaf5e555d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10992 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS RESUMO: Orfeu (o mais importante poeta lendário antigo) é dos mitos mais fascinantes do panteão grego, além de ser considerado fundador do culto de mistérios que leva seu nome (Orfismo). O arcabouço narrativo do mito perfaz-se em quatro mitemas: a) a participação de Orfeu na viagem dos Argonautas; b) seu amor pela ninfa Eurídice, que logo lhe é arrebatada pela morte; c) sua catábase ao Hades, aonde vai para resgatar a esposa dos mortos: ele o consegue, mas ao olhar para trás infringe a proibição dos reis infernais e perde Eurídice definitivamente; d) a própria morte violenta de Orfeu, dilacerado pelas furiosas bacantes da Trácia. Aos quatro mitemas, soma-se o atributo geral do Vate portador da lira, cujo canto aliciante comovia e demovia animais, pedras e árvores, mas também homens e deuses. Orfeu, por isto, seria um herói civilizador mais afeito à pólis (e não autor de façanhas grandiosas como Héracles ou Teseu), pois ensina pelo poder e pela sabedoria do canto (música e poesia unidas, fundamentais na educação grega).O caráter civilizador de Orfeu transparece nos quatro mitemas (o primeiro é vincadamente épico; os outros três são lírico-dramáticos, conforme a riquíssima tradição artístico-literária que engendraram). Para o momento, pretende-se apresentar criticamente as três epopeias Argonáuticas legadas pelo mundo antigo: a de Apolônio de Rodes (contexto helenístico; séc. III a.C.), a de Valério Flaco (contexto imperial romano, de restauração; séc. I. d. C.) e a considerada anônima (séc. IV d. C.), estudando-as numa perspectiva comparativa que problematize história e religião, mito (Orfeu) e sociedade, literatura e filosofia. PALAVRAS-CHAVE: Poesia épica. História antiga. Mitologia. Orfismo. Filosofia antiga. ABSTRACT: Orpheus (the most important ancient legendary poet) is one of the most fascinating myths of the Greek pantheon, besides being considered the founder of the cult of mysteries named after him (Orphism). The narrative framework of the myth is made up of four mythemes: a) the participation of Orpheus in the voyage of the Argonauts; b) his love for the nymph Eurydice, who is soon snatched away by death; c) his katabasis to Hades, where he goes to rescue his wife from the dead: he manages to do it, but when he turns to look back at her he violates the prohibition of the infernal kings and loses Eurydice forever; d) Orpheus' own violent death, torn apart by the furious maenads of Thrace. The general attribute of the poet who played the lyre is summed up to the four mythemes; his alluring songs touched and dissuaded animals, rocks and trees, but also men and gods. Orpheus, therefore, would be a civilizing hero more inclined to the pólis (and not the author of grand exploits as Heracles or Theseus), as he teaches through the power and the wisdom of the song (music and poetry united, essential in Greek education).The civilizing character of Orpheus is evident in the four mythemes (the first is markedly epic; the other three are lyric-dramatic, according to the rich artistic-literary tradition that they engendered). For the moment, we intend to critically present the three Argonautic epopees bequeathed by the ancient world: the one from Apollonius of Rhodes (Hellenistic context; 3rd century B.C.), the one from Valerius Flaccus (Roman Imperial Restoration context; 1st century A.C.) and the one considered anonymous (4th century A.C.), studying them in a comparative perspective that problematizes history and religion, myth (Orpheus) and society, literature and philosophy. KEYWORDS: Epic Poetry. Ancient history. Mythology. Orphism. Ancient philosophy. Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10992Travessias Interativas; No 11 (2016): Travessias Interativas → jan-jun/2016; pp. 13-41Travessias Interativas; n. 11 (2016): Travessias Interativas → jan-jun/2016; pp. 13-41Travessias Interativas; No. 11 (2016): Travessias Interativas → jan-jun/2016; pp. 13-41Travessias Interativas; Núm. 11 (2016): Travessias Interativas → jan-jun/2016; pp. 13-412236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10992/8502Copyright (c) 2016 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessPIRES, Antônio Donizeti2020-06-28T22:40:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10992Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T22:40:58Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS |
title |
VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS |
spellingShingle |
VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS PIRES, Antônio Donizeti |
title_short |
VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS |
title_full |
VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS |
title_fullStr |
VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS |
title_full_unstemmed |
VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS |
title_sort |
VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS |
author |
PIRES, Antônio Donizeti |
author_facet |
PIRES, Antônio Donizeti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PIRES, Antônio Donizeti |
description |
RESUMO: Orfeu (o mais importante poeta lendário antigo) é dos mitos mais fascinantes do panteão grego, além de ser considerado fundador do culto de mistérios que leva seu nome (Orfismo). O arcabouço narrativo do mito perfaz-se em quatro mitemas: a) a participação de Orfeu na viagem dos Argonautas; b) seu amor pela ninfa Eurídice, que logo lhe é arrebatada pela morte; c) sua catábase ao Hades, aonde vai para resgatar a esposa dos mortos: ele o consegue, mas ao olhar para trás infringe a proibição dos reis infernais e perde Eurídice definitivamente; d) a própria morte violenta de Orfeu, dilacerado pelas furiosas bacantes da Trácia. Aos quatro mitemas, soma-se o atributo geral do Vate portador da lira, cujo canto aliciante comovia e demovia animais, pedras e árvores, mas também homens e deuses. Orfeu, por isto, seria um herói civilizador mais afeito à pólis (e não autor de façanhas grandiosas como Héracles ou Teseu), pois ensina pelo poder e pela sabedoria do canto (música e poesia unidas, fundamentais na educação grega).O caráter civilizador de Orfeu transparece nos quatro mitemas (o primeiro é vincadamente épico; os outros três são lírico-dramáticos, conforme a riquíssima tradição artístico-literária que engendraram). Para o momento, pretende-se apresentar criticamente as três epopeias Argonáuticas legadas pelo mundo antigo: a de Apolônio de Rodes (contexto helenístico; séc. III a.C.), a de Valério Flaco (contexto imperial romano, de restauração; séc. I. d. C.) e a considerada anônima (séc. IV d. C.), estudando-as numa perspectiva comparativa que problematize história e religião, mito (Orfeu) e sociedade, literatura e filosofia. PALAVRAS-CHAVE: Poesia épica. História antiga. Mitologia. Orfismo. Filosofia antiga. ABSTRACT: Orpheus (the most important ancient legendary poet) is one of the most fascinating myths of the Greek pantheon, besides being considered the founder of the cult of mysteries named after him (Orphism). The narrative framework of the myth is made up of four mythemes: a) the participation of Orpheus in the voyage of the Argonauts; b) his love for the nymph Eurydice, who is soon snatched away by death; c) his katabasis to Hades, where he goes to rescue his wife from the dead: he manages to do it, but when he turns to look back at her he violates the prohibition of the infernal kings and loses Eurydice forever; d) Orpheus' own violent death, torn apart by the furious maenads of Thrace. The general attribute of the poet who played the lyre is summed up to the four mythemes; his alluring songs touched and dissuaded animals, rocks and trees, but also men and gods. Orpheus, therefore, would be a civilizing hero more inclined to the pólis (and not the author of grand exploits as Heracles or Theseus), as he teaches through the power and the wisdom of the song (music and poetry united, essential in Greek education).The civilizing character of Orpheus is evident in the four mythemes (the first is markedly epic; the other three are lyric-dramatic, according to the rich artistic-literary tradition that they engendered). For the moment, we intend to critically present the three Argonautic epopees bequeathed by the ancient world: the one from Apollonius of Rhodes (Hellenistic context; 3rd century B.C.), the one from Valerius Flaccus (Roman Imperial Restoration context; 1st century A.C.) and the one considered anonymous (4th century A.C.), studying them in a comparative perspective that problematizes history and religion, myth (Orpheus) and society, literature and philosophy. KEYWORDS: Epic Poetry. Ancient history. Mythology. Orphism. Ancient philosophy. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10992 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10992/8502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 11 (2016): Travessias Interativas → jan-jun/2016; pp. 13-41 Travessias Interativas; n. 11 (2016): Travessias Interativas → jan-jun/2016; pp. 13-41 Travessias Interativas; No. 11 (2016): Travessias Interativas → jan-jun/2016; pp. 13-41 Travessias Interativas; Núm. 11 (2016): Travessias Interativas → jan-jun/2016; pp. 13-41 2236-7403 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328415227478016 |