VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRES, Antônio Donizeti
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10992
Resumo: RESUMO: Orfeu (o mais importante poeta lendário antigo) é dos mitos mais fascinantes do panteão grego, além de ser considerado fundador do culto de mistérios que leva seu nome (Orfismo). O arcabouço narrativo do mito perfaz-se em quatro mitemas: a) a participação de Orfeu na viagem dos Argonautas; b) seu amor pela ninfa Eurídice, que logo lhe é arrebatada pela morte; c) sua catábase ao Hades, aonde vai para resgatar a esposa dos mortos: ele o consegue, mas ao olhar para trás infringe a proibição dos reis infernais e perde Eurídice definitivamente; d) a própria morte violenta de Orfeu, dilacerado pelas furiosas bacantes da Trácia. Aos quatro mitemas, soma-se o atributo geral do Vate portador da lira, cujo canto aliciante comovia e demovia animais, pedras e árvores, mas também homens e deuses. Orfeu, por isto, seria um herói civilizador mais afeito à pólis (e não autor de façanhas grandiosas como Héracles ou Teseu), pois ensina pelo poder e pela sabedoria do canto (música e poesia unidas, fundamentais na educação grega).O caráter civilizador de Orfeu transparece nos quatro mitemas (o primeiro é vincadamente épico; os outros três são lírico-dramáticos, conforme a riquíssima tradição artístico-literária que engendraram). Para o momento, pretende-se apresentar criticamente as três epopeias Argonáuticas legadas pelo mundo antigo: a de Apolônio de Rodes (contexto helenístico; séc. III a.C.), a de Valério Flaco (contexto imperial romano, de restauração; séc. I. d. C.) e a considerada anônima (séc. IV d. C.), estudando-as numa perspectiva comparativa que problematize história e religião, mito (Orfeu) e sociedade, literatura e filosofia. PALAVRAS-CHAVE: Poesia épica. História antiga. Mitologia. Orfismo. Filosofia antiga.        ABSTRACT: Orpheus (the most important ancient legendary poet) is one of the most fascinating myths of the Greek pantheon, besides being considered the founder of the cult of mysteries named after him (Orphism). The narrative framework of the myth is made up of four mythemes: a) the participation of Orpheus in the voyage of the Argonauts; b) his love for the nymph Eurydice, who is soon snatched away by death; c) his katabasis to Hades, where he goes to rescue his wife from the dead: he manages to do it, but when he turns to look back at her he violates the prohibition of the infernal kings and loses Eurydice forever; d) Orpheus' own violent death, torn apart by the furious maenads of Thrace. The general attribute of the poet who played the lyre is summed up to the four mythemes; his alluring songs touched and dissuaded animals, rocks and trees, but also men and gods. Orpheus, therefore, would be a civilizing hero more inclined to the pólis (and not the author of grand exploits as Heracles or Theseus), as he teaches through the power and the wisdom of the song (music and poetry united, essential in Greek education).The civilizing character of Orpheus is evident in the four mythemes (the first is markedly epic; the other three are lyric-dramatic, according to the rich artistic-literary tradition that they engendered). For the moment, we intend to critically present the three Argonautic epopees bequeathed by the ancient world: the one from Apollonius of Rhodes (Hellenistic context; 3rd century B.C.), the one from Valerius Flaccus (Roman Imperial Restoration context; 1st century A.C.) and the one considered anonymous (4th century A.C.), studying them in a comparative perspective that problematizes history and religion, myth (Orpheus) and society, literature and philosophy. KEYWORDS: Epic Poetry. Ancient history. Mythology. Orphism. Ancient philosophy.
id UFS-5_775aa96061038a41bfb168deaf5e555d
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10992
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS RESUMO: Orfeu (o mais importante poeta lendário antigo) é dos mitos mais fascinantes do panteão grego, além de ser considerado fundador do culto de mistérios que leva seu nome (Orfismo). O arcabouço narrativo do mito perfaz-se em quatro mitemas: a) a participação de Orfeu na viagem dos Argonautas; b) seu amor pela ninfa Eurídice, que logo lhe é arrebatada pela morte; c) sua catábase ao Hades, aonde vai para resgatar a esposa dos mortos: ele o consegue, mas ao olhar para trás infringe a proibição dos reis infernais e perde Eurídice definitivamente; d) a própria morte violenta de Orfeu, dilacerado pelas furiosas bacantes da Trácia. Aos quatro mitemas, soma-se o atributo geral do Vate portador da lira, cujo canto aliciante comovia e demovia animais, pedras e árvores, mas também homens e deuses. Orfeu, por isto, seria um herói civilizador mais afeito à pólis (e não autor de façanhas grandiosas como Héracles ou Teseu), pois ensina pelo poder e pela sabedoria do canto (música e poesia unidas, fundamentais na educação grega).O caráter civilizador de Orfeu transparece nos quatro mitemas (o primeiro é vincadamente épico; os outros três são lírico-dramáticos, conforme a riquíssima tradição artístico-literária que engendraram). Para o momento, pretende-se apresentar criticamente as três epopeias Argonáuticas legadas pelo mundo antigo: a de Apolônio de Rodes (contexto helenístico; séc. III a.C.), a de Valério Flaco (contexto imperial romano, de restauração; séc. I. d. C.) e a considerada anônima (séc. IV d. C.), estudando-as numa perspectiva comparativa que problematize história e religião, mito (Orfeu) e sociedade, literatura e filosofia. PALAVRAS-CHAVE: Poesia épica. História antiga. Mitologia. Orfismo. Filosofia antiga.        ABSTRACT: Orpheus (the most important ancient legendary poet) is one of the most fascinating myths of the Greek pantheon, besides being considered the founder of the cult of mysteries named after him (Orphism). The narrative framework of the myth is made up of four mythemes: a) the participation of Orpheus in the voyage of the Argonauts; b) his love for the nymph Eurydice, who is soon snatched away by death; c) his katabasis to Hades, where he goes to rescue his wife from the dead: he manages to do it, but when he turns to look back at her he violates the prohibition of the infernal kings and loses Eurydice forever; d) Orpheus' own violent death, torn apart by the furious maenads of Thrace. The general attribute of the poet who played the lyre is summed up to the four mythemes; his alluring songs touched and dissuaded animals, rocks and trees, but also men and gods. Orpheus, therefore, would be a civilizing hero more inclined to the pólis (and not the author of grand exploits as Heracles or Theseus), as he teaches through the power and the wisdom of the song (music and poetry united, essential in Greek education).The civilizing character of Orpheus is evident in the four mythemes (the first is markedly epic; the other three are lyric-dramatic, according to the rich artistic-literary tradition that they engendered). For the moment, we intend to critically present the three Argonautic epopees bequeathed by the ancient world: the one from Apollonius of Rhodes (Hellenistic context; 3rd century B.C.), the one from Valerius Flaccus (Roman Imperial Restoration context; 1st century A.C.) and the one considered anonymous (4th century A.C.), studying them in a comparative perspective that problematizes history and religion, myth (Orpheus) and society, literature and philosophy. KEYWORDS: Epic Poetry. Ancient history. Mythology. Orphism. Ancient philosophy. Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10992Travessias Interativas; No 11 (2016): Travessias Interativas → jan-jun/2016; pp. 13-41Travessias Interativas; n. 11 (2016): Travessias Interativas → jan-jun/2016; pp. 13-41Travessias Interativas; No. 11 (2016): Travessias Interativas → jan-jun/2016; pp. 13-41Travessias Interativas; Núm. 11 (2016): Travessias Interativas → jan-jun/2016; pp. 13-412236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10992/8502Copyright (c) 2016 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessPIRES, Antônio Donizeti2020-06-28T22:40:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10992Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T22:40:58Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS
title VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS
spellingShingle VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS
PIRES, Antônio Donizeti
title_short VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS
title_full VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS
title_fullStr VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS
title_full_unstemmed VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS
title_sort VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU: ANCIENT WORLD REMAINS IN THREE EPICS OF ORPHEUS
author PIRES, Antônio Donizeti
author_facet PIRES, Antônio Donizeti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PIRES, Antônio Donizeti
description RESUMO: Orfeu (o mais importante poeta lendário antigo) é dos mitos mais fascinantes do panteão grego, além de ser considerado fundador do culto de mistérios que leva seu nome (Orfismo). O arcabouço narrativo do mito perfaz-se em quatro mitemas: a) a participação de Orfeu na viagem dos Argonautas; b) seu amor pela ninfa Eurídice, que logo lhe é arrebatada pela morte; c) sua catábase ao Hades, aonde vai para resgatar a esposa dos mortos: ele o consegue, mas ao olhar para trás infringe a proibição dos reis infernais e perde Eurídice definitivamente; d) a própria morte violenta de Orfeu, dilacerado pelas furiosas bacantes da Trácia. Aos quatro mitemas, soma-se o atributo geral do Vate portador da lira, cujo canto aliciante comovia e demovia animais, pedras e árvores, mas também homens e deuses. Orfeu, por isto, seria um herói civilizador mais afeito à pólis (e não autor de façanhas grandiosas como Héracles ou Teseu), pois ensina pelo poder e pela sabedoria do canto (música e poesia unidas, fundamentais na educação grega).O caráter civilizador de Orfeu transparece nos quatro mitemas (o primeiro é vincadamente épico; os outros três são lírico-dramáticos, conforme a riquíssima tradição artístico-literária que engendraram). Para o momento, pretende-se apresentar criticamente as três epopeias Argonáuticas legadas pelo mundo antigo: a de Apolônio de Rodes (contexto helenístico; séc. III a.C.), a de Valério Flaco (contexto imperial romano, de restauração; séc. I. d. C.) e a considerada anônima (séc. IV d. C.), estudando-as numa perspectiva comparativa que problematize história e religião, mito (Orfeu) e sociedade, literatura e filosofia. PALAVRAS-CHAVE: Poesia épica. História antiga. Mitologia. Orfismo. Filosofia antiga.        ABSTRACT: Orpheus (the most important ancient legendary poet) is one of the most fascinating myths of the Greek pantheon, besides being considered the founder of the cult of mysteries named after him (Orphism). The narrative framework of the myth is made up of four mythemes: a) the participation of Orpheus in the voyage of the Argonauts; b) his love for the nymph Eurydice, who is soon snatched away by death; c) his katabasis to Hades, where he goes to rescue his wife from the dead: he manages to do it, but when he turns to look back at her he violates the prohibition of the infernal kings and loses Eurydice forever; d) Orpheus' own violent death, torn apart by the furious maenads of Thrace. The general attribute of the poet who played the lyre is summed up to the four mythemes; his alluring songs touched and dissuaded animals, rocks and trees, but also men and gods. Orpheus, therefore, would be a civilizing hero more inclined to the pólis (and not the author of grand exploits as Heracles or Theseus), as he teaches through the power and the wisdom of the song (music and poetry united, essential in Greek education).The civilizing character of Orpheus is evident in the four mythemes (the first is markedly epic; the other three are lyric-dramatic, according to the rich artistic-literary tradition that they engendered). For the moment, we intend to critically present the three Argonautic epopees bequeathed by the ancient world: the one from Apollonius of Rhodes (Hellenistic context; 3rd century B.C.), the one from Valerius Flaccus (Roman Imperial Restoration context; 1st century A.C.) and the one considered anonymous (4th century A.C.), studying them in a comparative perspective that problematizes history and religion, myth (Orpheus) and society, literature and philosophy. KEYWORDS: Epic Poetry. Ancient history. Mythology. Orphism. Ancient philosophy.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10992
url https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10992/8502
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No 11 (2016): Travessias Interativas → jan-jun/2016; pp. 13-41
Travessias Interativas; n. 11 (2016): Travessias Interativas → jan-jun/2016; pp. 13-41
Travessias Interativas; No. 11 (2016): Travessias Interativas → jan-jun/2016; pp. 13-41
Travessias Interativas; Núm. 11 (2016): Travessias Interativas → jan-jun/2016; pp. 13-41
2236-7403
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ale1976@academico.ufs.br
_version_ 1798328415227478016