SOBRE O PAPEL DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM DOCUMENTOS NORMATIVOS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E À EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA VISÃO POLÍTICO-EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15319 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivos apresentar, analisar e discutir a legitimação da variação linguística por meio de documentos oficiais que regem o ensino de português no ensino básico e a formação docente em Letras como parte de políticas públicas e linguísticas promovidas pelo Estado. Tendo isso em vista, tomamos como corpus de análise as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras e quatro projetos pedagógicos de cursos de Letras-português de universidades públicas como documentos relativos à formação docente em Letras; e como documentos relacionados ao ensino de português no ensino básico, os PCN de Marcslíngua portuguesa, a BNCC e as matrizes de referência do ENEM e da Prova Brasil. Assim, sob os aportes teóricos da Sociolinguística (MONTEAGUDO, 2011; BAGNO, 2007) e nos estudos de Política Linguística (CALVET, 2007; CORREA, 2009; RAJAGOPALAN, 2013), procedemos nossas análises e constatamos que o tema da variação linguística, tanto na formação docente em Letras quanto nas orientações para o ensino de língua portuguesa no ensino básico, é tema abordado e tratado como parte de uma política linguística que visa a uma pedagogia da variação linguística, embora, segundo os sociolinguistas, ainda apresente falhas na forma de praticá-la. Palavras-chave: Políticas Linguísticas. Variação Linguística. Ensino de Português. Formação Docente em Letras. |
id |
UFS-5_876f52cfb2c97c79ad8df5b9da04ecb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15319 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
SOBRE O PAPEL DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM DOCUMENTOS NORMATIVOS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E À EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA VISÃO POLÍTICO-EDUCACIONALON THE ROLE OF LINGUISTIC VARIATION IN NORMATIVE DOCUMENTS REGARDING TEACHER TRAINING AND BASIC EDUCATION: A POLITICAL-EDUCATIONAL VISIONEste artigo tem como objetivos apresentar, analisar e discutir a legitimação da variação linguística por meio de documentos oficiais que regem o ensino de português no ensino básico e a formação docente em Letras como parte de políticas públicas e linguísticas promovidas pelo Estado. Tendo isso em vista, tomamos como corpus de análise as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras e quatro projetos pedagógicos de cursos de Letras-português de universidades públicas como documentos relativos à formação docente em Letras; e como documentos relacionados ao ensino de português no ensino básico, os PCN de Marcslíngua portuguesa, a BNCC e as matrizes de referência do ENEM e da Prova Brasil. Assim, sob os aportes teóricos da Sociolinguística (MONTEAGUDO, 2011; BAGNO, 2007) e nos estudos de Política Linguística (CALVET, 2007; CORREA, 2009; RAJAGOPALAN, 2013), procedemos nossas análises e constatamos que o tema da variação linguística, tanto na formação docente em Letras quanto nas orientações para o ensino de língua portuguesa no ensino básico, é tema abordado e tratado como parte de uma política linguística que visa a uma pedagogia da variação linguística, embora, segundo os sociolinguistas, ainda apresente falhas na forma de praticá-la. Palavras-chave: Políticas Linguísticas. Variação Linguística. Ensino de Português. Formação Docente em Letras.This article aims to present, analyze and discuss the legitimation of linguistic variation through official documents that govern the teaching of Portuguese in basic education and teacher training in Linguistic as part of public and linguistic policies promoted by the State. Bearing this in mind, we have taken as a corpus of analysis the Curricular Guidelines for the Courses of Linguistic and four pedagogical projects of courses of Linguistic-Portuguese from public universities as documents related to teacher education in Linguistic; and as documents related to the teaching of Portuguese in basic education, the Portuguese PCN, the BNCC and the reference matrices of ENEM and Prova Brasil. Thus, under the theoretical contributions of Sociolinguistics (MONTEAGUDO, 2011; RAJAGOPALAN, 2013) and in the studies of Linguistic Policy (CALVET, 2007; Correa, 2009), we carried out our analyzes and found that the theme of linguistic variation, both in teacher education in Letters as well as in the guidelines for the teaching of the Portuguese language in basic education, is a topic addressed and treated as part of a linguistic policy that aims at a pedagogy of linguistic variation, although, according to sociolinguists, it still presents flaws in the way of practicing it. Keywords: Linguistic Policies. Linguistic Variation. Teaching of Portuguese. Teacher Training in Linguistic.Universidade Federal de Sergipe - UFS2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1531910.51951/ti.v10i22Travessias Interativas; No 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 102-119Travessias Interativas; n. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 102-119Travessias Interativas; No. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 102-119Travessias Interativas; Núm. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 102-1192236-740310.51951/ti.v10i22reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15319/11560Copyright (c) 2021 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFRANÇA, José Marcos Ernesto Santana de2021-07-27T18:35:15Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15319Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T18:35:15Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOBRE O PAPEL DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM DOCUMENTOS NORMATIVOS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E À EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA VISÃO POLÍTICO-EDUCACIONAL ON THE ROLE OF LINGUISTIC VARIATION IN NORMATIVE DOCUMENTS REGARDING TEACHER TRAINING AND BASIC EDUCATION: A POLITICAL-EDUCATIONAL VISION |
title |
SOBRE O PAPEL DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM DOCUMENTOS NORMATIVOS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E À EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA VISÃO POLÍTICO-EDUCACIONAL |
spellingShingle |
SOBRE O PAPEL DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM DOCUMENTOS NORMATIVOS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E À EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA VISÃO POLÍTICO-EDUCACIONAL FRANÇA, José Marcos Ernesto Santana de |
title_short |
SOBRE O PAPEL DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM DOCUMENTOS NORMATIVOS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E À EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA VISÃO POLÍTICO-EDUCACIONAL |
title_full |
SOBRE O PAPEL DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM DOCUMENTOS NORMATIVOS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E À EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA VISÃO POLÍTICO-EDUCACIONAL |
title_fullStr |
SOBRE O PAPEL DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM DOCUMENTOS NORMATIVOS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E À EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA VISÃO POLÍTICO-EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
SOBRE O PAPEL DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM DOCUMENTOS NORMATIVOS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E À EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA VISÃO POLÍTICO-EDUCACIONAL |
title_sort |
SOBRE O PAPEL DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM DOCUMENTOS NORMATIVOS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E À EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA VISÃO POLÍTICO-EDUCACIONAL |
author |
FRANÇA, José Marcos Ernesto Santana de |
author_facet |
FRANÇA, José Marcos Ernesto Santana de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FRANÇA, José Marcos Ernesto Santana de |
description |
Este artigo tem como objetivos apresentar, analisar e discutir a legitimação da variação linguística por meio de documentos oficiais que regem o ensino de português no ensino básico e a formação docente em Letras como parte de políticas públicas e linguísticas promovidas pelo Estado. Tendo isso em vista, tomamos como corpus de análise as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras e quatro projetos pedagógicos de cursos de Letras-português de universidades públicas como documentos relativos à formação docente em Letras; e como documentos relacionados ao ensino de português no ensino básico, os PCN de Marcslíngua portuguesa, a BNCC e as matrizes de referência do ENEM e da Prova Brasil. Assim, sob os aportes teóricos da Sociolinguística (MONTEAGUDO, 2011; BAGNO, 2007) e nos estudos de Política Linguística (CALVET, 2007; CORREA, 2009; RAJAGOPALAN, 2013), procedemos nossas análises e constatamos que o tema da variação linguística, tanto na formação docente em Letras quanto nas orientações para o ensino de língua portuguesa no ensino básico, é tema abordado e tratado como parte de uma política linguística que visa a uma pedagogia da variação linguística, embora, segundo os sociolinguistas, ainda apresente falhas na forma de praticá-la. Palavras-chave: Políticas Linguísticas. Variação Linguística. Ensino de Português. Formação Docente em Letras. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15319 10.51951/ti.v10i22 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15319 |
identifier_str_mv |
10.51951/ti.v10i22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15319/11560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Travessias Interativas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Travessias Interativas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 102-119 Travessias Interativas; n. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 102-119 Travessias Interativas; No. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 102-119 Travessias Interativas; Núm. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 102-119 2236-7403 10.51951/ti.v10i22 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328416385105920 |