LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Júlio César de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MORAES, Vânia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11761
Resumo: RESUMO: O tema desta pesquisa é o gênero discursivo miniconto, como instrumento em atividades de leitura para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre o gênero miniconto com vistas à sua utilização em atividades de leitura. Do ponto de vista teórico, este trabalho se fundamenta a partir dos estudos da abordagem sociocognitiva de leitura. O gênero miniconto apresenta aspectos sociais e textuais que são adequados para análise em aulas de leitura, principalmente, por esse gênero ser encontrado em redes sociais muito acessadas pelo público jovem, como o Facebook e o Twitter. Assim, conclui-se que este estudo contribui para a divulgação do gênero miniconto em atividades de leitura e subsídios para que o professor tenha suporte teórico e metodológico ao inserir o miniconto em sua prática. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros discursivos. Minicontos. Leitura.   ABSTRACT: The theme of this research is the discursive genre flash fiction, as an instrument in reading activities for elementary and middle School students. This work has as objective to develop a study on the genre flash fiction with a view to its use in reading activities. From the theoretical point of view, this work is basead on the reading Sociocognitive Approach. The genre presentes social and textual aspects that are suitable for analysis in reading classes, mainly due to this genre can be found in social networks that are very accessible to young audiences such as Facebook and Twitter. Thus, it is concluded that this research contributes to the dissemination of the flash fiction genre in reading activities and subsidies so that the teacher has theoretical and methodological support when inserting the mini-center into their practive. KEYWORDS: Discursive Genres. Flash fictions. Reading.
id UFS-5_a26f29547dfacd7c8fe294b53355c404
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/11761
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIESRESUMO: O tema desta pesquisa é o gênero discursivo miniconto, como instrumento em atividades de leitura para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre o gênero miniconto com vistas à sua utilização em atividades de leitura. Do ponto de vista teórico, este trabalho se fundamenta a partir dos estudos da abordagem sociocognitiva de leitura. O gênero miniconto apresenta aspectos sociais e textuais que são adequados para análise em aulas de leitura, principalmente, por esse gênero ser encontrado em redes sociais muito acessadas pelo público jovem, como o Facebook e o Twitter. Assim, conclui-se que este estudo contribui para a divulgação do gênero miniconto em atividades de leitura e subsídios para que o professor tenha suporte teórico e metodológico ao inserir o miniconto em sua prática. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros discursivos. Minicontos. Leitura.   ABSTRACT: The theme of this research is the discursive genre flash fiction, as an instrument in reading activities for elementary and middle School students. This work has as objective to develop a study on the genre flash fiction with a view to its use in reading activities. From the theoretical point of view, this work is basead on the reading Sociocognitive Approach. The genre presentes social and textual aspects that are suitable for analysis in reading classes, mainly due to this genre can be found in social networks that are very accessible to young audiences such as Facebook and Twitter. Thus, it is concluded that this research contributes to the dissemination of the flash fiction genre in reading activities and subsidies so that the teacher has theoretical and methodological support when inserting the mini-center into their practive. KEYWORDS: Discursive Genres. Flash fictions. Reading.Universidade Federal de Sergipe2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/1176110.51951/ti.v9i17Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 142-161Travessias Interativas; n. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 142-161Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 142-161Travessias Interativas; Núm. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 142-1612236-740310.51951/ti.v9i17reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11761/8927Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Júlio César de CarvalhoMORAES, Vânia de2021-07-27T20:58:51Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11761Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:58:51Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES
title LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES
spellingShingle LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES
SANTOS, Júlio César de Carvalho
title_short LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES
title_full LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES
title_fullStr LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES
title_full_unstemmed LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES
title_sort LEITURA DE MINICONTOS E SUGESTÕES PARA ATIVIDADES EM SALA DE AULA: READING FLASH FICTION AND SUGGESTIONS FOR CLASSROOM ACTIVITIES
author SANTOS, Júlio César de Carvalho
author_facet SANTOS, Júlio César de Carvalho
MORAES, Vânia de
author_role author
author2 MORAES, Vânia de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Júlio César de Carvalho
MORAES, Vânia de
description RESUMO: O tema desta pesquisa é o gênero discursivo miniconto, como instrumento em atividades de leitura para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre o gênero miniconto com vistas à sua utilização em atividades de leitura. Do ponto de vista teórico, este trabalho se fundamenta a partir dos estudos da abordagem sociocognitiva de leitura. O gênero miniconto apresenta aspectos sociais e textuais que são adequados para análise em aulas de leitura, principalmente, por esse gênero ser encontrado em redes sociais muito acessadas pelo público jovem, como o Facebook e o Twitter. Assim, conclui-se que este estudo contribui para a divulgação do gênero miniconto em atividades de leitura e subsídios para que o professor tenha suporte teórico e metodológico ao inserir o miniconto em sua prática. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros discursivos. Minicontos. Leitura.   ABSTRACT: The theme of this research is the discursive genre flash fiction, as an instrument in reading activities for elementary and middle School students. This work has as objective to develop a study on the genre flash fiction with a view to its use in reading activities. From the theoretical point of view, this work is basead on the reading Sociocognitive Approach. The genre presentes social and textual aspects that are suitable for analysis in reading classes, mainly due to this genre can be found in social networks that are very accessible to young audiences such as Facebook and Twitter. Thus, it is concluded that this research contributes to the dissemination of the flash fiction genre in reading activities and subsidies so that the teacher has theoretical and methodological support when inserting the mini-center into their practive. KEYWORDS: Discursive Genres. Flash fictions. Reading.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11761
10.51951/ti.v9i17
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11761
identifier_str_mv 10.51951/ti.v9i17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11761/8927
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 142-161
Travessias Interativas; n. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 142-161
Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 142-161
Travessias Interativas; Núm. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 142-161
2236-7403
10.51951/ti.v9i17
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565461744287744