JOGOS DIGITAIS E POSSIBILIDADES PARA APRENDER A LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: DIGITAL GAMES AND POSSIBILITIES TO LEARN ENGLISH IN HIGH SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Valeska Virgínia Soares
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: OLIVEIRA, Matheus Abrahão de, SANTOS, Vinícius José do Valle Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8886
Resumo: RESUMO: Estamos longe da integração e normalização de tecnologias digitais para a aprendizagem de línguas no contexto escolar e esse problema vai de encontro ao perfil dos alunos de Ensino Médio, que cresceram em torno dessas tecnologias, inclusive jogando em seus consoles, computadores e dispositivos móveis. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi elencar e analisar jogos digitais disponíveis para computadores e dispositivos móveis que se mostrassem propiciadores de aprendizagem de inglês. Embasamo-nos teoricamente nos princípios de aprendizagem recorrentes em bons jogos e nas premissas do Modelo RETAIN – relevância, incorporação, transferência, adaptação, imersão e naturalização. Analisamos jogos em cinco categorias: a) gênero RPG (Zelda e Dark Souls); b) gênero point and click (Dark Visions e Batman); c) word games (Wordament e Hangman Pro); d) em dispositivos móveis para aprendizagem de inglês (Phrasalstein e Johnny Grammar); e) em dispositivos móveis com possibilidade de interface em inglês (Akinator e Trivia Crack). Defendemos a maior pertinência de utilização de jogos que apresentam estruturas linguísticas contextualizadas, pois colaboram para a ampliação de vocabulário e gramática e propiciam autonomia dos aprendizes. PALAVRAS-CHAVE: Ensino e Aprendizagem. Jogos Digitais. Língua Inglesa. Ensino Médio.     ABSTRACT: We are far from the full integration and normalisation of digital technologies for language learning in the educational field and this seems a problem if we consider the profile of high school students, who have grown amongst them, especially playing games in their consoles, computers and mobile devices. In this context, the aim of our research was to list and analyze digital games available for computers and mobile devices that have shown affordances for English learning. Our theoretical background is based on the learning principles that are recurrent in good games and the RETAIN Model, which stands for Relevance, Embedding, Transfer, Adaptation, Immersion and Naturalization. We have analyzed games in five categories: a) genre RPG (Zelda and Dark Souls); b) genre point and click (Dark Visions and Batman); c) word games (Wordament and Hangman Pro); d) English learning games for mobile devices (Phrasalstein and Johnny Grammar); e) games for mobile devices with a possible interface in English (Akinator and Trivia Crack). We claim the appropriateness of using games that feature contextualized language structures to amplify knowledge on vocabulary and grammar structures and help foster autonomy for English students. KEYWORDS: Teaching and Learning. Digital games. English language. High school.
id UFS-5_c221762f2d6d5beb7879f49e6c1a49d7
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/8886
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling JOGOS DIGITAIS E POSSIBILIDADES PARA APRENDER A LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: DIGITAL GAMES AND POSSIBILITIES TO LEARN ENGLISH IN HIGH SCHOOLRESUMO: Estamos longe da integração e normalização de tecnologias digitais para a aprendizagem de línguas no contexto escolar e esse problema vai de encontro ao perfil dos alunos de Ensino Médio, que cresceram em torno dessas tecnologias, inclusive jogando em seus consoles, computadores e dispositivos móveis. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi elencar e analisar jogos digitais disponíveis para computadores e dispositivos móveis que se mostrassem propiciadores de aprendizagem de inglês. Embasamo-nos teoricamente nos princípios de aprendizagem recorrentes em bons jogos e nas premissas do Modelo RETAIN – relevância, incorporação, transferência, adaptação, imersão e naturalização. Analisamos jogos em cinco categorias: a) gênero RPG (Zelda e Dark Souls); b) gênero point and click (Dark Visions e Batman); c) word games (Wordament e Hangman Pro); d) em dispositivos móveis para aprendizagem de inglês (Phrasalstein e Johnny Grammar); e) em dispositivos móveis com possibilidade de interface em inglês (Akinator e Trivia Crack). Defendemos a maior pertinência de utilização de jogos que apresentam estruturas linguísticas contextualizadas, pois colaboram para a ampliação de vocabulário e gramática e propiciam autonomia dos aprendizes. PALAVRAS-CHAVE: Ensino e Aprendizagem. Jogos Digitais. Língua Inglesa. Ensino Médio.     ABSTRACT: We are far from the full integration and normalisation of digital technologies for language learning in the educational field and this seems a problem if we consider the profile of high school students, who have grown amongst them, especially playing games in their consoles, computers and mobile devices. In this context, the aim of our research was to list and analyze digital games available for computers and mobile devices that have shown affordances for English learning. Our theoretical background is based on the learning principles that are recurrent in good games and the RETAIN Model, which stands for Relevance, Embedding, Transfer, Adaptation, Immersion and Naturalization. We have analyzed games in five categories: a) genre RPG (Zelda and Dark Souls); b) genre point and click (Dark Visions and Batman); c) word games (Wordament and Hangman Pro); d) English learning games for mobile devices (Phrasalstein and Johnny Grammar); e) games for mobile devices with a possible interface in English (Akinator and Trivia Crack). We claim the appropriateness of using games that feature contextualized language structures to amplify knowledge on vocabulary and grammar structures and help foster autonomy for English students. KEYWORDS: Teaching and Learning. Digital games. English language. High school.Universidade Federal de Sergipe2018-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/888610.51951/ti.v8i15Travessias Interativas; No. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 129-148Travessias Interativas; n. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 129-148Travessias Interativas; No. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 129-148Travessias Interativas; Núm. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 129-1482236-740310.51951/ti.v8i15reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8886/7064Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA, Valeska Virgínia SoaresOLIVEIRA, Matheus Abrahão deSANTOS, Vinícius José do Valle Ferreira2021-07-27T19:54:52Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/8886Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T19:54:52Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS DIGITAIS E POSSIBILIDADES PARA APRENDER A LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: DIGITAL GAMES AND POSSIBILITIES TO LEARN ENGLISH IN HIGH SCHOOL
title JOGOS DIGITAIS E POSSIBILIDADES PARA APRENDER A LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: DIGITAL GAMES AND POSSIBILITIES TO LEARN ENGLISH IN HIGH SCHOOL
spellingShingle JOGOS DIGITAIS E POSSIBILIDADES PARA APRENDER A LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: DIGITAL GAMES AND POSSIBILITIES TO LEARN ENGLISH IN HIGH SCHOOL
SOUZA, Valeska Virgínia Soares
title_short JOGOS DIGITAIS E POSSIBILIDADES PARA APRENDER A LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: DIGITAL GAMES AND POSSIBILITIES TO LEARN ENGLISH IN HIGH SCHOOL
title_full JOGOS DIGITAIS E POSSIBILIDADES PARA APRENDER A LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: DIGITAL GAMES AND POSSIBILITIES TO LEARN ENGLISH IN HIGH SCHOOL
title_fullStr JOGOS DIGITAIS E POSSIBILIDADES PARA APRENDER A LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: DIGITAL GAMES AND POSSIBILITIES TO LEARN ENGLISH IN HIGH SCHOOL
title_full_unstemmed JOGOS DIGITAIS E POSSIBILIDADES PARA APRENDER A LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: DIGITAL GAMES AND POSSIBILITIES TO LEARN ENGLISH IN HIGH SCHOOL
title_sort JOGOS DIGITAIS E POSSIBILIDADES PARA APRENDER A LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: DIGITAL GAMES AND POSSIBILITIES TO LEARN ENGLISH IN HIGH SCHOOL
author SOUZA, Valeska Virgínia Soares
author_facet SOUZA, Valeska Virgínia Soares
OLIVEIRA, Matheus Abrahão de
SANTOS, Vinícius José do Valle Ferreira
author_role author
author2 OLIVEIRA, Matheus Abrahão de
SANTOS, Vinícius José do Valle Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Valeska Virgínia Soares
OLIVEIRA, Matheus Abrahão de
SANTOS, Vinícius José do Valle Ferreira
description RESUMO: Estamos longe da integração e normalização de tecnologias digitais para a aprendizagem de línguas no contexto escolar e esse problema vai de encontro ao perfil dos alunos de Ensino Médio, que cresceram em torno dessas tecnologias, inclusive jogando em seus consoles, computadores e dispositivos móveis. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi elencar e analisar jogos digitais disponíveis para computadores e dispositivos móveis que se mostrassem propiciadores de aprendizagem de inglês. Embasamo-nos teoricamente nos princípios de aprendizagem recorrentes em bons jogos e nas premissas do Modelo RETAIN – relevância, incorporação, transferência, adaptação, imersão e naturalização. Analisamos jogos em cinco categorias: a) gênero RPG (Zelda e Dark Souls); b) gênero point and click (Dark Visions e Batman); c) word games (Wordament e Hangman Pro); d) em dispositivos móveis para aprendizagem de inglês (Phrasalstein e Johnny Grammar); e) em dispositivos móveis com possibilidade de interface em inglês (Akinator e Trivia Crack). Defendemos a maior pertinência de utilização de jogos que apresentam estruturas linguísticas contextualizadas, pois colaboram para a ampliação de vocabulário e gramática e propiciam autonomia dos aprendizes. PALAVRAS-CHAVE: Ensino e Aprendizagem. Jogos Digitais. Língua Inglesa. Ensino Médio.     ABSTRACT: We are far from the full integration and normalisation of digital technologies for language learning in the educational field and this seems a problem if we consider the profile of high school students, who have grown amongst them, especially playing games in their consoles, computers and mobile devices. In this context, the aim of our research was to list and analyze digital games available for computers and mobile devices that have shown affordances for English learning. Our theoretical background is based on the learning principles that are recurrent in good games and the RETAIN Model, which stands for Relevance, Embedding, Transfer, Adaptation, Immersion and Naturalization. We have analyzed games in five categories: a) genre RPG (Zelda and Dark Souls); b) genre point and click (Dark Visions and Batman); c) word games (Wordament and Hangman Pro); d) English learning games for mobile devices (Phrasalstein and Johnny Grammar); e) games for mobile devices with a possible interface in English (Akinator and Trivia Crack). We claim the appropriateness of using games that feature contextualized language structures to amplify knowledge on vocabulary and grammar structures and help foster autonomy for English students. KEYWORDS: Teaching and Learning. Digital games. English language. High school.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8886
10.51951/ti.v8i15
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8886
identifier_str_mv 10.51951/ti.v8i15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8886/7064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 129-148
Travessias Interativas; n. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 129-148
Travessias Interativas; No. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 129-148
Travessias Interativas; Núm. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 129-148
2236-7403
10.51951/ti.v8i15
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565460778549248