AUTOFICÇÃO: A FICCIONALIZAÇÃO DO AUTOR EM TRAICIONES DE LA MEMORIA, DE HÉCTOR ABAD FACIOLINCE: AUTOFICTION: THE FICTIONALIZATION OF THE AUTHOR IN TRAICIONES DE LA MEMORIA, BY HÉCTOR ABAD FACIOLINCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARRETO, Carla Carolina Moura
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: CAPAVERDE, Tatiana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/8904
Resumo: RESUMO: No universo ficcional contemporâneo vem surgindo um enorme contingente de relatos em primeira pessoa que apontam para a autoficcionalização do autor. Essas narrativas, denominadas autoficcionais, pertencentes ao gênero confessional ou escrita de si, apresentam reflexões sobre as experiências de vida do autor e os contornos tênues entre a representação da realidade e a ficção. O presente trabalho tem o propósito de analisar a obra Traiciones de la memoria (2009), do autor colombiano Abad Faciolince, a partir do viés teórico do gênero autoficção (Doubrovsky), variante pós-moderna da autobiografia (Lejeune), a fim de apontar na obra a presença do debate sobre a (im)possibilidade de representação do sujeito (Lefere) e o pacto (Martins) estabelecido entre Faciolince e seus leitores. PALAVRAS-CHAVE: Autobiografia. Realidade. Ficção.     ABSTRACT: In the contemporary fictional universe there has been a huge contingent of first-person reports that point to the author’s autofictionalization. These narratives, named autofictional, belonging to the genre confessional or self-writing, present the thoughts about the experiences of the author’s life and the thin line between the representation of reality and fiction. This article aims to analyze the work Traiciones de la memoria (2009) by the Colombian author Abad Faciolince, from a theoretical bias of the auto fiction genre (Doubrovsky), postmodern variant of autobiography (Lejeune), in order to indicate in the work the presence of a discussion about the (im)possibility of representing the subject (Lefere) and the pact (Martins) settled between Faciolince and his readers. KEYWORDS: Autobiography. Reality. Fiction.
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