UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SEVERO, Cristine Gorski
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15331
Resumo: Este texto apresenta e discute a proposta de educação multilíngue da UNESCO. Com vistas a aprofundar a compreensão sobre mutlinguismo – em diálogo com a visão acadêmica – o texto apresenta, na segunda parte, revisões e problematizações contemporâneas sobre o conceito de multilinguismo e educação multilíngue, especialmente após o chamado giro multilíngue (multilingual turn). Tendo como pano de fundo os direitos humanos e linguísticos, o texto reconhece o papel e importância dos discursos internacionais institucionalizados sobre direitos linguísticos em favor da diversidade linguística; contudo, argumenta a favor do cuidado conceitual necessário, no campo da política, com o que se entende por língua, evitando reificações e visões ficcionalizadas e romantizadas sobre o multilinguismo. Defende-se um olhar contextualizado, comparado, crítico e engajado com a pluralidade, fazendo com que o diálogo e os tensionamentos se sobreponham a uma visão técnica, instrumental, funcional de políticas linguísticas. Palavras-chave: Multilinguismo. Educação. UNESCO. Direitos linguísticos. Crítica.
id UFS-5_f7540b8c7c24ffe34e749d12ee0b61a6
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15331
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕESUNESCO AND THE MULTILINGUAL EDUCATION: THEORETICAL REVISIONS AND CRITICAL PROBLEMATIZATIONSEste texto apresenta e discute a proposta de educação multilíngue da UNESCO. Com vistas a aprofundar a compreensão sobre mutlinguismo – em diálogo com a visão acadêmica – o texto apresenta, na segunda parte, revisões e problematizações contemporâneas sobre o conceito de multilinguismo e educação multilíngue, especialmente após o chamado giro multilíngue (multilingual turn). Tendo como pano de fundo os direitos humanos e linguísticos, o texto reconhece o papel e importância dos discursos internacionais institucionalizados sobre direitos linguísticos em favor da diversidade linguística; contudo, argumenta a favor do cuidado conceitual necessário, no campo da política, com o que se entende por língua, evitando reificações e visões ficcionalizadas e romantizadas sobre o multilinguismo. Defende-se um olhar contextualizado, comparado, crítico e engajado com a pluralidade, fazendo com que o diálogo e os tensionamentos se sobreponham a uma visão técnica, instrumental, funcional de políticas linguísticas. Palavras-chave: Multilinguismo. Educação. UNESCO. Direitos linguísticos. Crítica.This text presents and discusses UNESCO’s multilingual education proposal. In addition, it presents a dialogue with contemporary academic reviews and problematizations concerning the concept of multilingualism and multilingual education, especially after the so-called multilingual turn. Drawing on human and linguistic rights, this text recognizes the role and importance of institutionalized international discourses on language rights in favor of linguistic diversity. However, it claims for a careful attention towards the concept of language in the field of politics in order to avoid reifications and fictionalized and romanticized views of multilingualism. We advocate a contextualized, comparative, critical and engaged perspective that prioritizes dialogue and tension against a technical, instrumental, functional and simplified view of language policies. Keywords: Multilingualism. Education. UNESCO. Linguistic rights. Criticism.Universidade Federal de Sergipe - UFS2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1533110.51951/ti.v10i22Travessias Interativas; No 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 295-312Travessias Interativas; n. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 295-312Travessias Interativas; No. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 295-312Travessias Interativas; Núm. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 295-3122236-740310.51951/ti.v10i22reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15331/11573Copyright (c) 2021 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSEVERO, Cristine Gorski2021-07-27T18:35:15Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15331Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T18:35:15Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES
UNESCO AND THE MULTILINGUAL EDUCATION: THEORETICAL REVISIONS AND CRITICAL PROBLEMATIZATIONS
title UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES
spellingShingle UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES
SEVERO, Cristine Gorski
title_short UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES
title_full UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES
title_fullStr UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES
title_full_unstemmed UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES
title_sort UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES
author SEVERO, Cristine Gorski
author_facet SEVERO, Cristine Gorski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SEVERO, Cristine Gorski
description Este texto apresenta e discute a proposta de educação multilíngue da UNESCO. Com vistas a aprofundar a compreensão sobre mutlinguismo – em diálogo com a visão acadêmica – o texto apresenta, na segunda parte, revisões e problematizações contemporâneas sobre o conceito de multilinguismo e educação multilíngue, especialmente após o chamado giro multilíngue (multilingual turn). Tendo como pano de fundo os direitos humanos e linguísticos, o texto reconhece o papel e importância dos discursos internacionais institucionalizados sobre direitos linguísticos em favor da diversidade linguística; contudo, argumenta a favor do cuidado conceitual necessário, no campo da política, com o que se entende por língua, evitando reificações e visões ficcionalizadas e romantizadas sobre o multilinguismo. Defende-se um olhar contextualizado, comparado, crítico e engajado com a pluralidade, fazendo com que o diálogo e os tensionamentos se sobreponham a uma visão técnica, instrumental, funcional de políticas linguísticas. Palavras-chave: Multilinguismo. Educação. UNESCO. Direitos linguísticos. Crítica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15331
10.51951/ti.v10i22
url https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15331
identifier_str_mv 10.51951/ti.v10i22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15331/11573
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Travessias Interativas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Travessias Interativas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 295-312
Travessias Interativas; n. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 295-312
Travessias Interativas; No. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 295-312
Travessias Interativas; Núm. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 295-312
2236-7403
10.51951/ti.v10i22
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ale1976@academico.ufs.br
_version_ 1798328416412368896