UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15331 |
Resumo: | Este texto apresenta e discute a proposta de educação multilíngue da UNESCO. Com vistas a aprofundar a compreensão sobre mutlinguismo – em diálogo com a visão acadêmica – o texto apresenta, na segunda parte, revisões e problematizações contemporâneas sobre o conceito de multilinguismo e educação multilíngue, especialmente após o chamado giro multilíngue (multilingual turn). Tendo como pano de fundo os direitos humanos e linguísticos, o texto reconhece o papel e importância dos discursos internacionais institucionalizados sobre direitos linguísticos em favor da diversidade linguística; contudo, argumenta a favor do cuidado conceitual necessário, no campo da política, com o que se entende por língua, evitando reificações e visões ficcionalizadas e romantizadas sobre o multilinguismo. Defende-se um olhar contextualizado, comparado, crítico e engajado com a pluralidade, fazendo com que o diálogo e os tensionamentos se sobreponham a uma visão técnica, instrumental, funcional de políticas linguísticas. Palavras-chave: Multilinguismo. Educação. UNESCO. Direitos linguísticos. Crítica. |
id |
UFS-5_f7540b8c7c24ffe34e749d12ee0b61a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15331 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕESUNESCO AND THE MULTILINGUAL EDUCATION: THEORETICAL REVISIONS AND CRITICAL PROBLEMATIZATIONSEste texto apresenta e discute a proposta de educação multilíngue da UNESCO. Com vistas a aprofundar a compreensão sobre mutlinguismo – em diálogo com a visão acadêmica – o texto apresenta, na segunda parte, revisões e problematizações contemporâneas sobre o conceito de multilinguismo e educação multilíngue, especialmente após o chamado giro multilíngue (multilingual turn). Tendo como pano de fundo os direitos humanos e linguísticos, o texto reconhece o papel e importância dos discursos internacionais institucionalizados sobre direitos linguísticos em favor da diversidade linguística; contudo, argumenta a favor do cuidado conceitual necessário, no campo da política, com o que se entende por língua, evitando reificações e visões ficcionalizadas e romantizadas sobre o multilinguismo. Defende-se um olhar contextualizado, comparado, crítico e engajado com a pluralidade, fazendo com que o diálogo e os tensionamentos se sobreponham a uma visão técnica, instrumental, funcional de políticas linguísticas. Palavras-chave: Multilinguismo. Educação. UNESCO. Direitos linguísticos. Crítica.This text presents and discusses UNESCO’s multilingual education proposal. In addition, it presents a dialogue with contemporary academic reviews and problematizations concerning the concept of multilingualism and multilingual education, especially after the so-called multilingual turn. Drawing on human and linguistic rights, this text recognizes the role and importance of institutionalized international discourses on language rights in favor of linguistic diversity. However, it claims for a careful attention towards the concept of language in the field of politics in order to avoid reifications and fictionalized and romanticized views of multilingualism. We advocate a contextualized, comparative, critical and engaged perspective that prioritizes dialogue and tension against a technical, instrumental, functional and simplified view of language policies. Keywords: Multilingualism. Education. UNESCO. Linguistic rights. Criticism.Universidade Federal de Sergipe - UFS2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1533110.51951/ti.v10i22Travessias Interativas; No 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 295-312Travessias Interativas; n. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 295-312Travessias Interativas; No. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 295-312Travessias Interativas; Núm. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 295-3122236-740310.51951/ti.v10i22reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15331/11573Copyright (c) 2021 Travessias Interativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSEVERO, Cristine Gorski2021-07-27T18:35:15Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15331Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T18:35:15Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES UNESCO AND THE MULTILINGUAL EDUCATION: THEORETICAL REVISIONS AND CRITICAL PROBLEMATIZATIONS |
title |
UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES |
spellingShingle |
UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES SEVERO, Cristine Gorski |
title_short |
UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES |
title_full |
UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES |
title_fullStr |
UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES |
title_full_unstemmed |
UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES |
title_sort |
UNESCO E A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE: REVISÕES E PROBLEMATIZAÇÕES |
author |
SEVERO, Cristine Gorski |
author_facet |
SEVERO, Cristine Gorski |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SEVERO, Cristine Gorski |
description |
Este texto apresenta e discute a proposta de educação multilíngue da UNESCO. Com vistas a aprofundar a compreensão sobre mutlinguismo – em diálogo com a visão acadêmica – o texto apresenta, na segunda parte, revisões e problematizações contemporâneas sobre o conceito de multilinguismo e educação multilíngue, especialmente após o chamado giro multilíngue (multilingual turn). Tendo como pano de fundo os direitos humanos e linguísticos, o texto reconhece o papel e importância dos discursos internacionais institucionalizados sobre direitos linguísticos em favor da diversidade linguística; contudo, argumenta a favor do cuidado conceitual necessário, no campo da política, com o que se entende por língua, evitando reificações e visões ficcionalizadas e romantizadas sobre o multilinguismo. Defende-se um olhar contextualizado, comparado, crítico e engajado com a pluralidade, fazendo com que o diálogo e os tensionamentos se sobreponham a uma visão técnica, instrumental, funcional de políticas linguísticas. Palavras-chave: Multilinguismo. Educação. UNESCO. Direitos linguísticos. Crítica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15331 10.51951/ti.v10i22 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15331 |
identifier_str_mv |
10.51951/ti.v10i22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15331/11573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Travessias Interativas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Travessias Interativas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 295-312 Travessias Interativas; n. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 295-312 Travessias Interativas; No. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 295-312 Travessias Interativas; Núm. 22 (2020): Travessias Interativas → jul-dez/2020; 295-312 2236-7403 10.51951/ti.v10i22 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328416412368896 |