A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, Célio de Mendonça
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Denize da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/6156
Resumo: Este artigo faz parte de uma pesquisa em fase de conclusão do mestrado acadêmico em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe/UFS e propõe uma discussão sobre a relação com o saber do professor de Matemática de três escolas da rede estadual cearense a partir dos móbeis que os levaram à escolha pela docência nessa área, implicando no seu “desejo de ser professor” e do sentido da formação continuada, para esses sujeitos. O estudo baseia-se na perspectiva charlotiana (a relação com o saber) buscando, a partir dos relatos dos sujeitos, compreender a relevância que esses professores dão sobre a formação inicial e continuada como parte contributiva para a sua atuação docente no Ensino Médio e na área de Matemática. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionários aos professores e realização de três encontros de grupo focal. A relação com o saber desses professores se apresenta na sua dimensão epistêmica quando, após as discussões e debates dos grupos focais, eles demonstram mudar suas compreensões; e nas dimensões identitária e social, quando apresentam uma mobilização quanto à formação continuada fora da escola.Palavras-chave: Relação com o saber. Formação inicial e continuada. Professor de Matemática.
id UFS-6_05d92b54e0069611ac45ab1c848e6b10
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/6156
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSEEste artigo faz parte de uma pesquisa em fase de conclusão do mestrado acadêmico em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe/UFS e propõe uma discussão sobre a relação com o saber do professor de Matemática de três escolas da rede estadual cearense a partir dos móbeis que os levaram à escolha pela docência nessa área, implicando no seu “desejo de ser professor” e do sentido da formação continuada, para esses sujeitos. O estudo baseia-se na perspectiva charlotiana (a relação com o saber) buscando, a partir dos relatos dos sujeitos, compreender a relevância que esses professores dão sobre a formação inicial e continuada como parte contributiva para a sua atuação docente no Ensino Médio e na área de Matemática. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionários aos professores e realização de três encontros de grupo focal. A relação com o saber desses professores se apresenta na sua dimensão epistêmica quando, após as discussões e debates dos grupos focais, eles demonstram mudar suas compreensões; e nas dimensões identitária e social, quando apresentam uma mobilização quanto à formação continuada fora da escola.Palavras-chave: Relação com o saber. Formação inicial e continuada. Professor de Matemática.Universidade Federal de Sergipe2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/615610.34179/revisem.v2i1.6156Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 17-33Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 17-33Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 17-33Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 17-332525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/6156/6102Copyright (c) 2017 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessClemente, Célio de MendonçaSouza, Denize da Silva2020-02-07T18:21:26Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/6156Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:21:26Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE
title A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE
spellingShingle A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE
Clemente, Célio de Mendonça
title_short A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE
title_full A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE
title_fullStr A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE
title_full_unstemmed A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE
title_sort A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE
author Clemente, Célio de Mendonça
author_facet Clemente, Célio de Mendonça
Souza, Denize da Silva
author_role author
author2 Souza, Denize da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clemente, Célio de Mendonça
Souza, Denize da Silva
description Este artigo faz parte de uma pesquisa em fase de conclusão do mestrado acadêmico em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe/UFS e propõe uma discussão sobre a relação com o saber do professor de Matemática de três escolas da rede estadual cearense a partir dos móbeis que os levaram à escolha pela docência nessa área, implicando no seu “desejo de ser professor” e do sentido da formação continuada, para esses sujeitos. O estudo baseia-se na perspectiva charlotiana (a relação com o saber) buscando, a partir dos relatos dos sujeitos, compreender a relevância que esses professores dão sobre a formação inicial e continuada como parte contributiva para a sua atuação docente no Ensino Médio e na área de Matemática. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionários aos professores e realização de três encontros de grupo focal. A relação com o saber desses professores se apresenta na sua dimensão epistêmica quando, após as discussões e debates dos grupos focais, eles demonstram mudar suas compreensões; e nas dimensões identitária e social, quando apresentam uma mobilização quanto à formação continuada fora da escola.Palavras-chave: Relação com o saber. Formação inicial e continuada. Professor de Matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/6156
10.34179/revisem.v2i1.6156
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/6156
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v2i1.6156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/6156/6102
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 17-33
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 17-33
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 17-33
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 17-33
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460563595264