A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/6156 |
Resumo: | Este artigo faz parte de uma pesquisa em fase de conclusão do mestrado acadêmico em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe/UFS e propõe uma discussão sobre a relação com o saber do professor de Matemática de três escolas da rede estadual cearense a partir dos móbeis que os levaram à escolha pela docência nessa área, implicando no seu “desejo de ser professor” e do sentido da formação continuada, para esses sujeitos. O estudo baseia-se na perspectiva charlotiana (a relação com o saber) buscando, a partir dos relatos dos sujeitos, compreender a relevância que esses professores dão sobre a formação inicial e continuada como parte contributiva para a sua atuação docente no Ensino Médio e na área de Matemática. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionários aos professores e realização de três encontros de grupo focal. A relação com o saber desses professores se apresenta na sua dimensão epistêmica quando, após as discussões e debates dos grupos focais, eles demonstram mudar suas compreensões; e nas dimensões identitária e social, quando apresentam uma mobilização quanto à formação continuada fora da escola.Palavras-chave: Relação com o saber. Formação inicial e continuada. Professor de Matemática. |
id |
UFS-6_05d92b54e0069611ac45ab1c848e6b10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/6156 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSEEste artigo faz parte de uma pesquisa em fase de conclusão do mestrado acadêmico em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe/UFS e propõe uma discussão sobre a relação com o saber do professor de Matemática de três escolas da rede estadual cearense a partir dos móbeis que os levaram à escolha pela docência nessa área, implicando no seu “desejo de ser professor” e do sentido da formação continuada, para esses sujeitos. O estudo baseia-se na perspectiva charlotiana (a relação com o saber) buscando, a partir dos relatos dos sujeitos, compreender a relevância que esses professores dão sobre a formação inicial e continuada como parte contributiva para a sua atuação docente no Ensino Médio e na área de Matemática. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionários aos professores e realização de três encontros de grupo focal. A relação com o saber desses professores se apresenta na sua dimensão epistêmica quando, após as discussões e debates dos grupos focais, eles demonstram mudar suas compreensões; e nas dimensões identitária e social, quando apresentam uma mobilização quanto à formação continuada fora da escola.Palavras-chave: Relação com o saber. Formação inicial e continuada. Professor de Matemática.Universidade Federal de Sergipe2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/615610.34179/revisem.v2i1.6156Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 17-33Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 17-33Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 17-33Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 17-332525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/6156/6102Copyright (c) 2017 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessClemente, Célio de MendonçaSouza, Denize da Silva2020-02-07T18:21:26Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/6156Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:21:26Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE |
title |
A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE |
spellingShingle |
A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE Clemente, Célio de Mendonça |
title_short |
A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE |
title_full |
A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE |
title_fullStr |
A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE |
title_full_unstemmed |
A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE |
title_sort |
A RELAÇÃO COM O SABER, O DESEJO PELA DOCÊNCIA E O SENTIDO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE |
author |
Clemente, Célio de Mendonça |
author_facet |
Clemente, Célio de Mendonça Souza, Denize da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Denize da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clemente, Célio de Mendonça Souza, Denize da Silva |
description |
Este artigo faz parte de uma pesquisa em fase de conclusão do mestrado acadêmico em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe/UFS e propõe uma discussão sobre a relação com o saber do professor de Matemática de três escolas da rede estadual cearense a partir dos móbeis que os levaram à escolha pela docência nessa área, implicando no seu “desejo de ser professor” e do sentido da formação continuada, para esses sujeitos. O estudo baseia-se na perspectiva charlotiana (a relação com o saber) buscando, a partir dos relatos dos sujeitos, compreender a relevância que esses professores dão sobre a formação inicial e continuada como parte contributiva para a sua atuação docente no Ensino Médio e na área de Matemática. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionários aos professores e realização de três encontros de grupo focal. A relação com o saber desses professores se apresenta na sua dimensão epistêmica quando, após as discussões e debates dos grupos focais, eles demonstram mudar suas compreensões; e nas dimensões identitária e social, quando apresentam uma mobilização quanto à formação continuada fora da escola.Palavras-chave: Relação com o saber. Formação inicial e continuada. Professor de Matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/6156 10.34179/revisem.v2i1.6156 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/6156 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v2i1.6156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/6156/6102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 17-33 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 17-33 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 17-33 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 17-33 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460563595264 |