Formação Inicial em Pedagogia: um estudo sobre conhecimentos relativos à proporcionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia Silva, Angelica Da Fontoura
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cândido, Alexsandro Soares, Pietropaolo, Ruy Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9598
Resumo: O propósito deste artigo é analisar como futuras pedagogas identificam situações proporcionais e não proporcionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em uma universidade particular da Grande São Paulo. A coleta de dados realizou-se por meio da proposição de duas situações problema apresentadas em um questionário – de caráter diagnóstico. A análise de dados fundamentou-se na investigação de Ball, Thames e Phelps e nos estudos que versam sobre o raciocínio proporcional. As respostas das participantes indicaram que a maioria delas identificou situações proporcionais, todavia não reconheceram a não proporcionalidade. Considera-se que tais limitações poderiam também comprometer outras categorias do conhecimento profissional docente.
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