Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia Silva, Angelica Da Fontoura
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves, Tiago Augusto, Amorim, Marta Élid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14757
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida em um contexto de formação continuada, vivenciado por professores que lecionam Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa por meio do qual procura-se interpretar os conhecimentos profissionais explicitados por um grupo de 12 professores a partir de sua participação em uma das atividades do processo formativo. Os dados coletados são analisados a partir de estudos que discutem os conhecimentos necessários para o ensino da Matemática e refletem sobre a prática docente. A interpretação dos diálogos dos participantes permite inferir a ampliação do nível de letramento concernente às Medidas de Tendência Central (MTD) e o desenvolvimento do conhecimento comum e especializado do conteúdo, sobretudo a partir da reflexão sobre as MTC serem ou não afetadas pelos outliers e sobre sua utilização ou não para a composição dos dados.
id UFS-6_187734d25224abdc1abbdd66c4978754
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/14757
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflectionsImpacto do outlier na média e na mediana: reflexões geradas por professoresEste artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida em um contexto de formação continuada, vivenciado por professores que lecionam Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa por meio do qual procura-se interpretar os conhecimentos profissionais explicitados por um grupo de 12 professores a partir de sua participação em uma das atividades do processo formativo. Os dados coletados são analisados a partir de estudos que discutem os conhecimentos necessários para o ensino da Matemática e refletem sobre a prática docente. A interpretação dos diálogos dos participantes permite inferir a ampliação do nível de letramento concernente às Medidas de Tendência Central (MTD) e o desenvolvimento do conhecimento comum e especializado do conteúdo, sobretudo a partir da reflexão sobre as MTC serem ou não afetadas pelos outliers e sobre sua utilização ou não para a composição dos dados.This article presents research developed in a context of continuing education, experienced by teachers who teach mathematics for the final years of elementary and high school. It is a qualitative study through which it seeks to interpret the professional knowledge made explicit by a group of 12 teachers from their participation in one of the activities of their qualification process. The data collected are analysed based on studies that discuss the knowledge necessary for teaching mathematics and reflect upon teaching practice. The interpretation of the participants' dialogues allows us to infer the increase in the level of literacy concerning the measures of central tendency (MCT) and the development of common and specialised content knowledge, especially from the reflection on whether the MCT are affected by outliers and whether they should be used to compose the data.Universidade Federal de Sergipe2021-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1475710.34179/revisem.v6i1.14757Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 107-123Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 107-123Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 107-123Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 107-1232525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14757/11845Copyright (c) 2021 Angelica Da Fontoura Garcia Silva, Tiago Augusto Alves, Marta Élid Amorimhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia Silva, Angelica Da FontouraAlves, Tiago Augusto Amorim, Marta Élid2021-06-26T16:33:43Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/14757Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2021-06-26T16:33:43Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections
Impacto do outlier na média e na mediana: reflexões geradas por professores
title Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections
spellingShingle Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections
Garcia Silva, Angelica Da Fontoura
title_short Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections
title_full Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections
title_fullStr Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections
title_full_unstemmed Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections
title_sort Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections
author Garcia Silva, Angelica Da Fontoura
author_facet Garcia Silva, Angelica Da Fontoura
Alves, Tiago Augusto
Amorim, Marta Élid
author_role author
author2 Alves, Tiago Augusto
Amorim, Marta Élid
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia Silva, Angelica Da Fontoura
Alves, Tiago Augusto
Amorim, Marta Élid
description Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida em um contexto de formação continuada, vivenciado por professores que lecionam Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa por meio do qual procura-se interpretar os conhecimentos profissionais explicitados por um grupo de 12 professores a partir de sua participação em uma das atividades do processo formativo. Os dados coletados são analisados a partir de estudos que discutem os conhecimentos necessários para o ensino da Matemática e refletem sobre a prática docente. A interpretação dos diálogos dos participantes permite inferir a ampliação do nível de letramento concernente às Medidas de Tendência Central (MTD) e o desenvolvimento do conhecimento comum e especializado do conteúdo, sobretudo a partir da reflexão sobre as MTC serem ou não afetadas pelos outliers e sobre sua utilização ou não para a composição dos dados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14757
10.34179/revisem.v6i1.14757
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14757
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v6i1.14757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14757/11845
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Angelica Da Fontoura Garcia Silva, Tiago Augusto Alves, Marta Élid Amorim
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Angelica Da Fontoura Garcia Silva, Tiago Augusto Alves, Marta Élid Amorim
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 107-123
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 107-123
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 107-123
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 107-123
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644461082640384