Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14757 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida em um contexto de formação continuada, vivenciado por professores que lecionam Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa por meio do qual procura-se interpretar os conhecimentos profissionais explicitados por um grupo de 12 professores a partir de sua participação em uma das atividades do processo formativo. Os dados coletados são analisados a partir de estudos que discutem os conhecimentos necessários para o ensino da Matemática e refletem sobre a prática docente. A interpretação dos diálogos dos participantes permite inferir a ampliação do nível de letramento concernente às Medidas de Tendência Central (MTD) e o desenvolvimento do conhecimento comum e especializado do conteúdo, sobretudo a partir da reflexão sobre as MTC serem ou não afetadas pelos outliers e sobre sua utilização ou não para a composição dos dados. |
id |
UFS-6_187734d25224abdc1abbdd66c4978754 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/14757 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflectionsImpacto do outlier na média e na mediana: reflexões geradas por professoresEste artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida em um contexto de formação continuada, vivenciado por professores que lecionam Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa por meio do qual procura-se interpretar os conhecimentos profissionais explicitados por um grupo de 12 professores a partir de sua participação em uma das atividades do processo formativo. Os dados coletados são analisados a partir de estudos que discutem os conhecimentos necessários para o ensino da Matemática e refletem sobre a prática docente. A interpretação dos diálogos dos participantes permite inferir a ampliação do nível de letramento concernente às Medidas de Tendência Central (MTD) e o desenvolvimento do conhecimento comum e especializado do conteúdo, sobretudo a partir da reflexão sobre as MTC serem ou não afetadas pelos outliers e sobre sua utilização ou não para a composição dos dados.This article presents research developed in a context of continuing education, experienced by teachers who teach mathematics for the final years of elementary and high school. It is a qualitative study through which it seeks to interpret the professional knowledge made explicit by a group of 12 teachers from their participation in one of the activities of their qualification process. The data collected are analysed based on studies that discuss the knowledge necessary for teaching mathematics and reflect upon teaching practice. The interpretation of the participants' dialogues allows us to infer the increase in the level of literacy concerning the measures of central tendency (MCT) and the development of common and specialised content knowledge, especially from the reflection on whether the MCT are affected by outliers and whether they should be used to compose the data.Universidade Federal de Sergipe2021-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1475710.34179/revisem.v6i1.14757Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 107-123Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 107-123Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 107-123Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 107-1232525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14757/11845Copyright (c) 2021 Angelica Da Fontoura Garcia Silva, Tiago Augusto Alves, Marta Élid Amorimhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia Silva, Angelica Da FontouraAlves, Tiago Augusto Amorim, Marta Élid2021-06-26T16:33:43Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/14757Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2021-06-26T16:33:43Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections Impacto do outlier na média e na mediana: reflexões geradas por professores |
title |
Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections |
spellingShingle |
Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections Garcia Silva, Angelica Da Fontoura |
title_short |
Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections |
title_full |
Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections |
title_fullStr |
Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections |
title_full_unstemmed |
Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections |
title_sort |
Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections |
author |
Garcia Silva, Angelica Da Fontoura |
author_facet |
Garcia Silva, Angelica Da Fontoura Alves, Tiago Augusto Amorim, Marta Élid |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Tiago Augusto Amorim, Marta Élid |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia Silva, Angelica Da Fontoura Alves, Tiago Augusto Amorim, Marta Élid |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida em um contexto de formação continuada, vivenciado por professores que lecionam Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa por meio do qual procura-se interpretar os conhecimentos profissionais explicitados por um grupo de 12 professores a partir de sua participação em uma das atividades do processo formativo. Os dados coletados são analisados a partir de estudos que discutem os conhecimentos necessários para o ensino da Matemática e refletem sobre a prática docente. A interpretação dos diálogos dos participantes permite inferir a ampliação do nível de letramento concernente às Medidas de Tendência Central (MTD) e o desenvolvimento do conhecimento comum e especializado do conteúdo, sobretudo a partir da reflexão sobre as MTC serem ou não afetadas pelos outliers e sobre sua utilização ou não para a composição dos dados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14757 10.34179/revisem.v6i1.14757 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14757 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v6i1.14757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14757/11845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Angelica Da Fontoura Garcia Silva, Tiago Augusto Alves, Marta Élid Amorim https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Angelica Da Fontoura Garcia Silva, Tiago Augusto Alves, Marta Élid Amorim https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 107-123 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 107-123 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 107-123 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 107-123 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644461082640384 |