Apreensões figurais mobilizadas ao estudar área de figuras em um ambiente de geometria dinâmica
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12043 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar e analisar uma sequência didática envolvendo o estudo de área de figuras em um ambiente de geometria dinâmica com o apoio do software GeoGebra. A partir da abordagem qualitativa e dos princípios da análise de conteúdo são considerados, como fonte de produção de dados, protocolos de licenciandos do curso de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria. Estes foram apreciados a partir dos registros de representação semiótica e da perspectiva dos ambientes de geometria dinâmica. Os resultados foram sistematizados em duas categorias. Na primeira, denominada mobilização de registros, identifica-se o emprego de registros simbólicos, algébricos, numéricos, figurais e de língua natural; tratamentos dinâmicos ao mover e reconfigurar as figuras; conversões que priorizaram registros figurais e em língua natural. Na segunda, intitulada apreensões mobilizadas, observa-se que as apreensões perceptiva, discursiva e operatória foram as mais mobilizadas; foram identificados vários modos de ver as figuras e de interpretá-las; argumentos em diferentes níveis de complexidade; mobilização da apreensão operatória mereológica, sendo na maioria delas, a mereológica homogênea e a posicional através de rotação e translação. |
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Apreensões figurais mobilizadas ao estudar área de figuras em um ambiente de geometria dinâmicaO objetivo deste artigo é apresentar e analisar uma sequência didática envolvendo o estudo de área de figuras em um ambiente de geometria dinâmica com o apoio do software GeoGebra. A partir da abordagem qualitativa e dos princípios da análise de conteúdo são considerados, como fonte de produção de dados, protocolos de licenciandos do curso de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria. Estes foram apreciados a partir dos registros de representação semiótica e da perspectiva dos ambientes de geometria dinâmica. Os resultados foram sistematizados em duas categorias. Na primeira, denominada mobilização de registros, identifica-se o emprego de registros simbólicos, algébricos, numéricos, figurais e de língua natural; tratamentos dinâmicos ao mover e reconfigurar as figuras; conversões que priorizaram registros figurais e em língua natural. Na segunda, intitulada apreensões mobilizadas, observa-se que as apreensões perceptiva, discursiva e operatória foram as mais mobilizadas; foram identificados vários modos de ver as figuras e de interpretá-las; argumentos em diferentes níveis de complexidade; mobilização da apreensão operatória mereológica, sendo na maioria delas, a mereológica homogênea e a posicional através de rotação e translação.Universidade Federal de Sergipe2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1204310.34179/revisem.v5i1.12043Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89-108Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89-108Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89-108Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89-1082525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12043/10408Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKiefer, Juliana GabrieleFerreira, Inês FariasMariani, Rita de Cássia Pistóia2020-04-26T18:55:06Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12043Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-04-26T18:55:06Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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