Apreensões figurais mobilizadas ao estudar área de figuras em um ambiente de geometria dinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kiefer, Juliana Gabriele
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Inês Farias, Mariani, Rita de Cássia Pistóia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12043
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar e analisar uma sequência didática envolvendo o estudo de área de figuras em um ambiente de geometria dinâmica com o apoio do software GeoGebra. A partir da abordagem qualitativa e dos princípios da análise de conteúdo são considerados, como fonte de produção de dados, protocolos de licenciandos do curso de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria. Estes foram apreciados a partir dos registros de representação semiótica e da perspectiva dos ambientes de geometria dinâmica. Os resultados foram sistematizados em duas categorias. Na primeira, denominada mobilização de registros, identifica-se o emprego de registros simbólicos, algébricos, numéricos, figurais e de língua natural; tratamentos dinâmicos ao mover e reconfigurar as figuras; conversões que priorizaram registros figurais e em língua natural. Na segunda, intitulada apreensões mobilizadas, observa-se que as apreensões perceptiva, discursiva e operatória foram as mais mobilizadas; foram identificados vários modos de ver as figuras e de interpretá-las; argumentos em diferentes níveis de complexidade; mobilização da apreensão operatória mereológica, sendo na maioria delas, a mereológica homogênea e a posicional através de rotação e translação.
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