Mídias Digitais no Ensino da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Priscila Rezende
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fidalgo, Fernando Selmar Rocha, Costa, Evandro Alexandre da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
DOI: 10.34179/revisem.v5i2.12232
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12232
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa sobre o uso das mídias digitais por professores de matemática do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais. As entrevistas foram realizadas com seis professores, com o intuito de desvelar quais e como os recursos virtuais são utilizados nas aulas de matemática e, de que maneira, os entrevistados percebem a incorporação das mídias digitais nas escolas em que trabalham. Utilizamos neste estudo o conceito de Mídias Digitais para caracterizar os meios pelos quais a tecnologia digital é transmitida aos sujeitos, inclusive de maneira educativa e formativa, e para verificar a importância desses equipamentos para a formação de alunos na contemporaneidade. Apresentamos também aspectos legais que tratam sobre a importância da tecnologia digital na educação básica, incluindo o ensino médio, bem como, autores que discutem sobre o uso das tecnologias no ensino. A pesquisa mostrou que os professores entrevistados corroboram que o uso de softwares, jogos, sites e aplicativos online auxiliam no processo de ensino aprendizagem da matemática. Os entrevistados também abordaram sobre os principais recursos digitais utilizados para o ensino dessa disciplina no ensino médio, e as dificuldades encontradas para o uso das mídias digitais nas escolas estaduais. Palavras-chave: Mídias Digitais. Ensino da Matemática. Tecnologia Digital. Ensino Médio.
id UFS-6_5630ba7778f4d605e98bf1dff503207d
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/12232
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
spelling Mídias Digitais no Ensino da MatemáticaEste artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa sobre o uso das mídias digitais por professores de matemática do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais. As entrevistas foram realizadas com seis professores, com o intuito de desvelar quais e como os recursos virtuais são utilizados nas aulas de matemática e, de que maneira, os entrevistados percebem a incorporação das mídias digitais nas escolas em que trabalham. Utilizamos neste estudo o conceito de Mídias Digitais para caracterizar os meios pelos quais a tecnologia digital é transmitida aos sujeitos, inclusive de maneira educativa e formativa, e para verificar a importância desses equipamentos para a formação de alunos na contemporaneidade. Apresentamos também aspectos legais que tratam sobre a importância da tecnologia digital na educação básica, incluindo o ensino médio, bem como, autores que discutem sobre o uso das tecnologias no ensino. A pesquisa mostrou que os professores entrevistados corroboram que o uso de softwares, jogos, sites e aplicativos online auxiliam no processo de ensino aprendizagem da matemática. Os entrevistados também abordaram sobre os principais recursos digitais utilizados para o ensino dessa disciplina no ensino médio, e as dificuldades encontradas para o uso das mídias digitais nas escolas estaduais. Palavras-chave: Mídias Digitais. Ensino da Matemática. Tecnologia Digital. Ensino Médio.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1223210.34179/revisem.v5i2.12232Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 56-70Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 56-70Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 56-70Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 56-702525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12232/10888Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Priscila RezendeFidalgo, Fernando Selmar Rocha Costa, Evandro Alexandre da Silva2020-09-19T18:05:00Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12232Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:05Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídias Digitais no Ensino da Matemática
title Mídias Digitais no Ensino da Matemática
spellingShingle Mídias Digitais no Ensino da Matemática
Mídias Digitais no Ensino da Matemática
Moreira, Priscila Rezende
Moreira, Priscila Rezende
title_short Mídias Digitais no Ensino da Matemática
title_full Mídias Digitais no Ensino da Matemática
title_fullStr Mídias Digitais no Ensino da Matemática
Mídias Digitais no Ensino da Matemática
title_full_unstemmed Mídias Digitais no Ensino da Matemática
Mídias Digitais no Ensino da Matemática
title_sort Mídias Digitais no Ensino da Matemática
author Moreira, Priscila Rezende
author_facet Moreira, Priscila Rezende
Moreira, Priscila Rezende
Fidalgo, Fernando Selmar Rocha
Costa, Evandro Alexandre da Silva
Fidalgo, Fernando Selmar Rocha
Costa, Evandro Alexandre da Silva
author_role author
author2 Fidalgo, Fernando Selmar Rocha
Costa, Evandro Alexandre da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Priscila Rezende
Fidalgo, Fernando Selmar Rocha
Costa, Evandro Alexandre da Silva
description Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa sobre o uso das mídias digitais por professores de matemática do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais. As entrevistas foram realizadas com seis professores, com o intuito de desvelar quais e como os recursos virtuais são utilizados nas aulas de matemática e, de que maneira, os entrevistados percebem a incorporação das mídias digitais nas escolas em que trabalham. Utilizamos neste estudo o conceito de Mídias Digitais para caracterizar os meios pelos quais a tecnologia digital é transmitida aos sujeitos, inclusive de maneira educativa e formativa, e para verificar a importância desses equipamentos para a formação de alunos na contemporaneidade. Apresentamos também aspectos legais que tratam sobre a importância da tecnologia digital na educação básica, incluindo o ensino médio, bem como, autores que discutem sobre o uso das tecnologias no ensino. A pesquisa mostrou que os professores entrevistados corroboram que o uso de softwares, jogos, sites e aplicativos online auxiliam no processo de ensino aprendizagem da matemática. Os entrevistados também abordaram sobre os principais recursos digitais utilizados para o ensino dessa disciplina no ensino médio, e as dificuldades encontradas para o uso das mídias digitais nas escolas estaduais. Palavras-chave: Mídias Digitais. Ensino da Matemática. Tecnologia Digital. Ensino Médio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12232
10.34179/revisem.v5i2.12232
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12232
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i2.12232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12232/10888
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 56-70
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 56-70
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 56-70
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 56-70
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822176225153515520
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34179/revisem.v5i2.12232