Mídias Digitais no Ensino da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12232 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa sobre o uso das mídias digitais por professores de matemática do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais. As entrevistas foram realizadas com seis professores, com o intuito de desvelar quais e como os recursos virtuais são utilizados nas aulas de matemática e, de que maneira, os entrevistados percebem a incorporação das mídias digitais nas escolas em que trabalham. Utilizamos neste estudo o conceito de Mídias Digitais para caracterizar os meios pelos quais a tecnologia digital é transmitida aos sujeitos, inclusive de maneira educativa e formativa, e para verificar a importância desses equipamentos para a formação de alunos na contemporaneidade. Apresentamos também aspectos legais que tratam sobre a importância da tecnologia digital na educação básica, incluindo o ensino médio, bem como, autores que discutem sobre o uso das tecnologias no ensino. A pesquisa mostrou que os professores entrevistados corroboram que o uso de softwares, jogos, sites e aplicativos online auxiliam no processo de ensino aprendizagem da matemática. Os entrevistados também abordaram sobre os principais recursos digitais utilizados para o ensino dessa disciplina no ensino médio, e as dificuldades encontradas para o uso das mídias digitais nas escolas estaduais. Palavras-chave: Mídias Digitais. Ensino da Matemática. Tecnologia Digital. Ensino Médio. |
id |
UFS-6_5630ba7778f4d605e98bf1dff503207d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/12232 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Mídias Digitais no Ensino da MatemáticaEste artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa sobre o uso das mídias digitais por professores de matemática do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais. As entrevistas foram realizadas com seis professores, com o intuito de desvelar quais e como os recursos virtuais são utilizados nas aulas de matemática e, de que maneira, os entrevistados percebem a incorporação das mídias digitais nas escolas em que trabalham. Utilizamos neste estudo o conceito de Mídias Digitais para caracterizar os meios pelos quais a tecnologia digital é transmitida aos sujeitos, inclusive de maneira educativa e formativa, e para verificar a importância desses equipamentos para a formação de alunos na contemporaneidade. Apresentamos também aspectos legais que tratam sobre a importância da tecnologia digital na educação básica, incluindo o ensino médio, bem como, autores que discutem sobre o uso das tecnologias no ensino. A pesquisa mostrou que os professores entrevistados corroboram que o uso de softwares, jogos, sites e aplicativos online auxiliam no processo de ensino aprendizagem da matemática. Os entrevistados também abordaram sobre os principais recursos digitais utilizados para o ensino dessa disciplina no ensino médio, e as dificuldades encontradas para o uso das mídias digitais nas escolas estaduais. Palavras-chave: Mídias Digitais. Ensino da Matemática. Tecnologia Digital. Ensino Médio.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1223210.34179/revisem.v5i2.12232Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 56-70Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 56-70Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 56-70Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 56-702525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12232/10888Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Priscila RezendeFidalgo, Fernando Selmar Rocha Costa, Evandro Alexandre da Silva2020-09-19T18:05:00Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12232Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:05Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídias Digitais no Ensino da Matemática |
title |
Mídias Digitais no Ensino da Matemática |
spellingShingle |
Mídias Digitais no Ensino da Matemática Moreira, Priscila Rezende |
title_short |
Mídias Digitais no Ensino da Matemática |
title_full |
Mídias Digitais no Ensino da Matemática |
title_fullStr |
Mídias Digitais no Ensino da Matemática |
title_full_unstemmed |
Mídias Digitais no Ensino da Matemática |
title_sort |
Mídias Digitais no Ensino da Matemática |
author |
Moreira, Priscila Rezende |
author_facet |
Moreira, Priscila Rezende Fidalgo, Fernando Selmar Rocha Costa, Evandro Alexandre da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Fidalgo, Fernando Selmar Rocha Costa, Evandro Alexandre da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Priscila Rezende Fidalgo, Fernando Selmar Rocha Costa, Evandro Alexandre da Silva |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa sobre o uso das mídias digitais por professores de matemática do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais. As entrevistas foram realizadas com seis professores, com o intuito de desvelar quais e como os recursos virtuais são utilizados nas aulas de matemática e, de que maneira, os entrevistados percebem a incorporação das mídias digitais nas escolas em que trabalham. Utilizamos neste estudo o conceito de Mídias Digitais para caracterizar os meios pelos quais a tecnologia digital é transmitida aos sujeitos, inclusive de maneira educativa e formativa, e para verificar a importância desses equipamentos para a formação de alunos na contemporaneidade. Apresentamos também aspectos legais que tratam sobre a importância da tecnologia digital na educação básica, incluindo o ensino médio, bem como, autores que discutem sobre o uso das tecnologias no ensino. A pesquisa mostrou que os professores entrevistados corroboram que o uso de softwares, jogos, sites e aplicativos online auxiliam no processo de ensino aprendizagem da matemática. Os entrevistados também abordaram sobre os principais recursos digitais utilizados para o ensino dessa disciplina no ensino médio, e as dificuldades encontradas para o uso das mídias digitais nas escolas estaduais. Palavras-chave: Mídias Digitais. Ensino da Matemática. Tecnologia Digital. Ensino Médio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12232 10.34179/revisem.v5i2.12232 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12232 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v5i2.12232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12232/10888 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 56-70 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 56-70 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 56-70 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 56-70 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460676841472 |