Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chinellato, Tiago Giorgetti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Javaroni, Sueli Liberatti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12219
Resumo: O objetivo desse artigo é apresentar o desenvolvimento e análise de uma atividade matemática desenvolvida com o GeoGebra, por uma cursista que ensina Matemática, durante uma formação continuada realizada em Guaratinguetá/SP. Essa formação constituiu-se no cenário de investigação da pesquisa de doutoramento do primeiro autor. Ao término da atividade, passamos no computador da cursista, gravando a produção em um pen drive. Para analisar tal atividade, acessamos o protocolo de construção, do GeoGebra, buscando compreender os passos realizados pela cursista. Assim, evidenciamos que a professora criou conjecturas para validar sua construção, a partir da exploração das funcionalidades do software, apresentando indícios de produção do conhecimento na interação com o GeoGebra. Aliado a isso, momentos de experimentação-com-GeoGebra podem ser observados quando, a partir do feedback proporcionado pelo software, a cursista reorganiza suas ideias e realiza uma nova experimentação com as tecnologias, buscando atingir o objetivo proposto para a atividade. Já a possibilidade de visualização da figura, permite a docente, explorar possibilidade além daquelas que estão colocadas no exercício. Diante da análise dos dados, podemos inferir que a autonomia dada a professora, durante a formação continuada, pode propiciar momentos de incorporação da tecnologia para sua prática profissional e ampliar as possibilidades de ensino. Palavras-chave: Tecnologias Digitais; Educação Matemática; Cyberformação; Caderno do Aluno e do Professor
id UFS-6_5de602b325e530c5a0afc8222003a4a4
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/12219
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuadaO objetivo desse artigo é apresentar o desenvolvimento e análise de uma atividade matemática desenvolvida com o GeoGebra, por uma cursista que ensina Matemática, durante uma formação continuada realizada em Guaratinguetá/SP. Essa formação constituiu-se no cenário de investigação da pesquisa de doutoramento do primeiro autor. Ao término da atividade, passamos no computador da cursista, gravando a produção em um pen drive. Para analisar tal atividade, acessamos o protocolo de construção, do GeoGebra, buscando compreender os passos realizados pela cursista. Assim, evidenciamos que a professora criou conjecturas para validar sua construção, a partir da exploração das funcionalidades do software, apresentando indícios de produção do conhecimento na interação com o GeoGebra. Aliado a isso, momentos de experimentação-com-GeoGebra podem ser observados quando, a partir do feedback proporcionado pelo software, a cursista reorganiza suas ideias e realiza uma nova experimentação com as tecnologias, buscando atingir o objetivo proposto para a atividade. Já a possibilidade de visualização da figura, permite a docente, explorar possibilidade além daquelas que estão colocadas no exercício. Diante da análise dos dados, podemos inferir que a autonomia dada a professora, durante a formação continuada, pode propiciar momentos de incorporação da tecnologia para sua prática profissional e ampliar as possibilidades de ensino. Palavras-chave: Tecnologias Digitais; Educação Matemática; Cyberformação; Caderno do Aluno e do ProfessorUniversidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1221910.34179/revisem.v5i2.12219Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 163-180Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 163-180Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 163-180Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 163-1802525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12219/10894Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChinellato, Tiago GiorgettiJavaroni, Sueli Liberatti2020-09-19T18:02:07Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12219Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:02:07Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada
title Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada
spellingShingle Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada
Chinellato, Tiago Giorgetti
title_short Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada
title_full Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada
title_fullStr Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada
title_full_unstemmed Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada
title_sort Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada
author Chinellato, Tiago Giorgetti
author_facet Chinellato, Tiago Giorgetti
Javaroni, Sueli Liberatti
author_role author
author2 Javaroni, Sueli Liberatti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chinellato, Tiago Giorgetti
Javaroni, Sueli Liberatti
description O objetivo desse artigo é apresentar o desenvolvimento e análise de uma atividade matemática desenvolvida com o GeoGebra, por uma cursista que ensina Matemática, durante uma formação continuada realizada em Guaratinguetá/SP. Essa formação constituiu-se no cenário de investigação da pesquisa de doutoramento do primeiro autor. Ao término da atividade, passamos no computador da cursista, gravando a produção em um pen drive. Para analisar tal atividade, acessamos o protocolo de construção, do GeoGebra, buscando compreender os passos realizados pela cursista. Assim, evidenciamos que a professora criou conjecturas para validar sua construção, a partir da exploração das funcionalidades do software, apresentando indícios de produção do conhecimento na interação com o GeoGebra. Aliado a isso, momentos de experimentação-com-GeoGebra podem ser observados quando, a partir do feedback proporcionado pelo software, a cursista reorganiza suas ideias e realiza uma nova experimentação com as tecnologias, buscando atingir o objetivo proposto para a atividade. Já a possibilidade de visualização da figura, permite a docente, explorar possibilidade além daquelas que estão colocadas no exercício. Diante da análise dos dados, podemos inferir que a autonomia dada a professora, durante a formação continuada, pode propiciar momentos de incorporação da tecnologia para sua prática profissional e ampliar as possibilidades de ensino. Palavras-chave: Tecnologias Digitais; Educação Matemática; Cyberformação; Caderno do Aluno e do Professor
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12219
10.34179/revisem.v5i2.12219
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12219
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i2.12219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12219/10894
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 163-180
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 163-180
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 163-180
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 163-180
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460669501440