Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12219 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é apresentar o desenvolvimento e análise de uma atividade matemática desenvolvida com o GeoGebra, por uma cursista que ensina Matemática, durante uma formação continuada realizada em Guaratinguetá/SP. Essa formação constituiu-se no cenário de investigação da pesquisa de doutoramento do primeiro autor. Ao término da atividade, passamos no computador da cursista, gravando a produção em um pen drive. Para analisar tal atividade, acessamos o protocolo de construção, do GeoGebra, buscando compreender os passos realizados pela cursista. Assim, evidenciamos que a professora criou conjecturas para validar sua construção, a partir da exploração das funcionalidades do software, apresentando indícios de produção do conhecimento na interação com o GeoGebra. Aliado a isso, momentos de experimentação-com-GeoGebra podem ser observados quando, a partir do feedback proporcionado pelo software, a cursista reorganiza suas ideias e realiza uma nova experimentação com as tecnologias, buscando atingir o objetivo proposto para a atividade. Já a possibilidade de visualização da figura, permite a docente, explorar possibilidade além daquelas que estão colocadas no exercício. Diante da análise dos dados, podemos inferir que a autonomia dada a professora, durante a formação continuada, pode propiciar momentos de incorporação da tecnologia para sua prática profissional e ampliar as possibilidades de ensino. Palavras-chave: Tecnologias Digitais; Educação Matemática; Cyberformação; Caderno do Aluno e do Professor |
id |
UFS-6_5de602b325e530c5a0afc8222003a4a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/12219 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuadaO objetivo desse artigo é apresentar o desenvolvimento e análise de uma atividade matemática desenvolvida com o GeoGebra, por uma cursista que ensina Matemática, durante uma formação continuada realizada em Guaratinguetá/SP. Essa formação constituiu-se no cenário de investigação da pesquisa de doutoramento do primeiro autor. Ao término da atividade, passamos no computador da cursista, gravando a produção em um pen drive. Para analisar tal atividade, acessamos o protocolo de construção, do GeoGebra, buscando compreender os passos realizados pela cursista. Assim, evidenciamos que a professora criou conjecturas para validar sua construção, a partir da exploração das funcionalidades do software, apresentando indícios de produção do conhecimento na interação com o GeoGebra. Aliado a isso, momentos de experimentação-com-GeoGebra podem ser observados quando, a partir do feedback proporcionado pelo software, a cursista reorganiza suas ideias e realiza uma nova experimentação com as tecnologias, buscando atingir o objetivo proposto para a atividade. Já a possibilidade de visualização da figura, permite a docente, explorar possibilidade além daquelas que estão colocadas no exercício. Diante da análise dos dados, podemos inferir que a autonomia dada a professora, durante a formação continuada, pode propiciar momentos de incorporação da tecnologia para sua prática profissional e ampliar as possibilidades de ensino. Palavras-chave: Tecnologias Digitais; Educação Matemática; Cyberformação; Caderno do Aluno e do ProfessorUniversidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1221910.34179/revisem.v5i2.12219Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 163-180Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 163-180Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 163-180Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 163-1802525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12219/10894Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChinellato, Tiago GiorgettiJavaroni, Sueli Liberatti2020-09-19T18:02:07Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12219Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:02:07Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada |
title |
Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada |
spellingShingle |
Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada Chinellato, Tiago Giorgetti |
title_short |
Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada |
title_full |
Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada |
title_fullStr |
Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada |
title_full_unstemmed |
Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada |
title_sort |
Produção de conhecimento, experimentação-com-GeoGebra e visualização: possibilidades com o GeoGebra durante um curso de formação continuada |
author |
Chinellato, Tiago Giorgetti |
author_facet |
Chinellato, Tiago Giorgetti Javaroni, Sueli Liberatti |
author_role |
author |
author2 |
Javaroni, Sueli Liberatti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chinellato, Tiago Giorgetti Javaroni, Sueli Liberatti |
description |
O objetivo desse artigo é apresentar o desenvolvimento e análise de uma atividade matemática desenvolvida com o GeoGebra, por uma cursista que ensina Matemática, durante uma formação continuada realizada em Guaratinguetá/SP. Essa formação constituiu-se no cenário de investigação da pesquisa de doutoramento do primeiro autor. Ao término da atividade, passamos no computador da cursista, gravando a produção em um pen drive. Para analisar tal atividade, acessamos o protocolo de construção, do GeoGebra, buscando compreender os passos realizados pela cursista. Assim, evidenciamos que a professora criou conjecturas para validar sua construção, a partir da exploração das funcionalidades do software, apresentando indícios de produção do conhecimento na interação com o GeoGebra. Aliado a isso, momentos de experimentação-com-GeoGebra podem ser observados quando, a partir do feedback proporcionado pelo software, a cursista reorganiza suas ideias e realiza uma nova experimentação com as tecnologias, buscando atingir o objetivo proposto para a atividade. Já a possibilidade de visualização da figura, permite a docente, explorar possibilidade além daquelas que estão colocadas no exercício. Diante da análise dos dados, podemos inferir que a autonomia dada a professora, durante a formação continuada, pode propiciar momentos de incorporação da tecnologia para sua prática profissional e ampliar as possibilidades de ensino. Palavras-chave: Tecnologias Digitais; Educação Matemática; Cyberformação; Caderno do Aluno e do Professor |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12219 10.34179/revisem.v5i2.12219 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12219 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v5i2.12219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12219/10894 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 163-180 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 163-180 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 163-180 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 163-180 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460669501440 |