Possibilities of the DGE use in Math class: Brazilian and German experiences
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12192 |
Resumo: | Neste artigo discutimos sobre 20 anos da evolução do uso de softwares de geometria dinâmica (SGD) no ensino de Geometria. Apresentamos a evolução do uso dos SGD na escola e as razões pelas quais os professores usaram (ou não) essa tecnologia em sua prática. Debatemos sobre o grande potencial ds SGD, especialmente pela dinâmica do “arrastar". A construção de figuras geométricas e a exploração de seus invariantes possibilitam o estudo de uma gama de conceitos de maneira diferente do que apenas com recursos estáticos, como papel e lápis. Com base no vasto corpo de literatura, sintetizamos as três principais abordagens que potencializam o uso de software, a saber: exploração, prova e visualização. A partir do exemplo de dois países, Brasil e Alemanha, é possível notar que os SGD podem ser usados de maneiras diferentes, mas o objetivo permanece o mesmo: proporcionar um ambiente para a construção do conhecimento do campo da Geometria por parte de o estudante. Ao analisar os vários contextos, devemos observar que eles se complementam e compreendem boas experiências que podem ser adaptadas às diferentes realidades da sala de aula, além desses dois países. A dinâmica desenvolvida na Alemanha e os diferentes tipos de atividades também podem estar entrelaçados com as práticas desenvolvidas no Brasil, com objetivos semelhantes, dependendo do tipo de recurso disponível pelos professores e do tipo de proposta que eles consideram mais relevante para a turma. |
id |
UFS-6_699235add8796c54cf064604ce05244e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/12192 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Possibilities of the DGE use in Math class: Brazilian and German experiencesNeste artigo discutimos sobre 20 anos da evolução do uso de softwares de geometria dinâmica (SGD) no ensino de Geometria. Apresentamos a evolução do uso dos SGD na escola e as razões pelas quais os professores usaram (ou não) essa tecnologia em sua prática. Debatemos sobre o grande potencial ds SGD, especialmente pela dinâmica do “arrastar". A construção de figuras geométricas e a exploração de seus invariantes possibilitam o estudo de uma gama de conceitos de maneira diferente do que apenas com recursos estáticos, como papel e lápis. Com base no vasto corpo de literatura, sintetizamos as três principais abordagens que potencializam o uso de software, a saber: exploração, prova e visualização. A partir do exemplo de dois países, Brasil e Alemanha, é possível notar que os SGD podem ser usados de maneiras diferentes, mas o objetivo permanece o mesmo: proporcionar um ambiente para a construção do conhecimento do campo da Geometria por parte de o estudante. Ao analisar os vários contextos, devemos observar que eles se complementam e compreendem boas experiências que podem ser adaptadas às diferentes realidades da sala de aula, além desses dois países. A dinâmica desenvolvida na Alemanha e os diferentes tipos de atividades também podem estar entrelaçados com as práticas desenvolvidas no Brasil, com objetivos semelhantes, dependendo do tipo de recurso disponível pelos professores e do tipo de proposta que eles consideram mais relevante para a turma.Universidade Federal de Sergipe2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1219210.34179/revisem.v5i1.12192Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1 - 28Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1 - 28Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1 - 28Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1 - 282525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12192/10404Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral-Schio, Rúbia BarcelosHaug, Reinhold2020-05-08T18:23:55Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12192Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-05-08T18:23:55Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilities of the DGE use in Math class: Brazilian and German experiences |
title |
Possibilities of the DGE use in Math class: Brazilian and German experiences |
spellingShingle |
Possibilities of the DGE use in Math class: Brazilian and German experiences Amaral-Schio, Rúbia Barcelos |
title_short |
Possibilities of the DGE use in Math class: Brazilian and German experiences |
title_full |
Possibilities of the DGE use in Math class: Brazilian and German experiences |
title_fullStr |
Possibilities of the DGE use in Math class: Brazilian and German experiences |
title_full_unstemmed |
Possibilities of the DGE use in Math class: Brazilian and German experiences |
title_sort |
Possibilities of the DGE use in Math class: Brazilian and German experiences |
author |
Amaral-Schio, Rúbia Barcelos |
author_facet |
Amaral-Schio, Rúbia Barcelos Haug, Reinhold |
author_role |
author |
author2 |
Haug, Reinhold |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral-Schio, Rúbia Barcelos Haug, Reinhold |
description |
Neste artigo discutimos sobre 20 anos da evolução do uso de softwares de geometria dinâmica (SGD) no ensino de Geometria. Apresentamos a evolução do uso dos SGD na escola e as razões pelas quais os professores usaram (ou não) essa tecnologia em sua prática. Debatemos sobre o grande potencial ds SGD, especialmente pela dinâmica do “arrastar". A construção de figuras geométricas e a exploração de seus invariantes possibilitam o estudo de uma gama de conceitos de maneira diferente do que apenas com recursos estáticos, como papel e lápis. Com base no vasto corpo de literatura, sintetizamos as três principais abordagens que potencializam o uso de software, a saber: exploração, prova e visualização. A partir do exemplo de dois países, Brasil e Alemanha, é possível notar que os SGD podem ser usados de maneiras diferentes, mas o objetivo permanece o mesmo: proporcionar um ambiente para a construção do conhecimento do campo da Geometria por parte de o estudante. Ao analisar os vários contextos, devemos observar que eles se complementam e compreendem boas experiências que podem ser adaptadas às diferentes realidades da sala de aula, além desses dois países. A dinâmica desenvolvida na Alemanha e os diferentes tipos de atividades também podem estar entrelaçados com as práticas desenvolvidas no Brasil, com objetivos semelhantes, dependendo do tipo de recurso disponível pelos professores e do tipo de proposta que eles consideram mais relevante para a turma. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12192 10.34179/revisem.v5i1.12192 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12192 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v5i1.12192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12192/10404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1 - 28 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1 - 28 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1 - 28 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1 - 28 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460664258560 |