Ginga no asfalto: figuras de marginalidade nos sambas de Germano Mathias e nos raps do Racionais MC\'s
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-19122019-125645/ |
Resumo: | A dissertação investiga as semelhanças e as diferenças entre as personagens do malandro e do bandido, a partir de sambas sobre a malandragem na obra de Germano Mathias e de raps sobre o \"mundo do crime\" na obra do grupo Racionais MC\'s. Ambas as personagens representam figuras de marginalidade, associadas às camadas pobres da população e a situações de conflito social, marcadas pela transgressão e pela opressão. A análise das letras das músicas está fundamentada na crítica cultural materialista e em uma abordagem multidisciplinar, e busca a relação entre as narrativas cantadas e a realidade brasileira, com o objetivo de pensar sobre os processos históricos, econômicos e sociais que dizem respeito à experiência de marginalização. De maneiras específicas, as duas figuras estudadas propõem críticas à estrutura social, condensam sabedorias sobre a condição dos excluídos, discutem estereótipos marginais, assim como a questão da sobrevivência, tanto no que diz respeito à inserção no sistema produtivo quanto à manutenção da vida em nossa sociedade. As narrativas cantadas sobre malandros e bandidos nas produções dos dois artistas pesquisados possuem particularidades, mas quando comparadas, refazem uma trilha perversa relacionada à gestão dos ilegalismos por parte do Estado e às transformações da violência urbana. |
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Ginga no asfalto: figuras de marginalidade nos sambas de Germano Mathias e nos raps do Racionais MC\'sStreet-savy: marginality images in Germano Mathias sambas and Racionais MC\'s rapsBrazilian Popular MusicGermano MathiasGermano MathiasMúsica Popular BrasileiraRacionais MC'sRacionais MC\'sRapRapSambaSambaViolenceViolênciaA dissertação investiga as semelhanças e as diferenças entre as personagens do malandro e do bandido, a partir de sambas sobre a malandragem na obra de Germano Mathias e de raps sobre o \"mundo do crime\" na obra do grupo Racionais MC\'s. Ambas as personagens representam figuras de marginalidade, associadas às camadas pobres da população e a situações de conflito social, marcadas pela transgressão e pela opressão. A análise das letras das músicas está fundamentada na crítica cultural materialista e em uma abordagem multidisciplinar, e busca a relação entre as narrativas cantadas e a realidade brasileira, com o objetivo de pensar sobre os processos históricos, econômicos e sociais que dizem respeito à experiência de marginalização. De maneiras específicas, as duas figuras estudadas propõem críticas à estrutura social, condensam sabedorias sobre a condição dos excluídos, discutem estereótipos marginais, assim como a questão da sobrevivência, tanto no que diz respeito à inserção no sistema produtivo quanto à manutenção da vida em nossa sociedade. As narrativas cantadas sobre malandros e bandidos nas produções dos dois artistas pesquisados possuem particularidades, mas quando comparadas, refazem uma trilha perversa relacionada à gestão dos ilegalismos por parte do Estado e às transformações da violência urbana.This dissertation investigates the similarities and the differences between the characters of the \"malandro\" (trickster) and the \"bandido\" (bandit) in Brazilian popular music, presented in sambas about \"malandragem\" (trickery) recorded by Germano Mathias and gangsta raps recorded by Racionais MC\'s. Both characters represent figures of marginality, associated with the poor people and social conflict, related to transgression and oppression. The analysis of the lyrics is based in cultural materialism and a multidisciplinary approach, and seeks the relation between the narratives and the Brazilian reality, with the aim to think about historical, economic and social processes that relate to the experience of marginalization. In specific ways, both figures studied propose a critical view about the Brazilian society, the excluded groups of population, the marginal stereotypes, as well as the question of survival, both on the issue of entering the labor market and staying alive. Despite the particularities of the narratives of samba and rap, the two approaches seem to dialogue with the management of illegalisms by the State and the transformations of urban violence.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilveira Junior, Walter Garcia daSciré, Rachel D'Ipolitto de Oliveira2019-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-19122019-125645/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-20T18:23:02Zoai:teses.usp.br:tde-19122019-125645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-20T18:23:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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