ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charleaux, Milena
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Souza, Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11373
Resumo: De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), a Geometria envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento. Diante disso, o presente texto tem por objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolvida com a participação de uma turma de alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, situada na cidade de Taubaté-SP. A referida pesquisa verificou como os alunos lidam com tarefas de Geometria em aulas investigativas. A opção por atividade de cunho investigativo se deu por esta potencializar a participação do aluno e assim gerar uma maior possibilidade dele não ser guiado somente pelo “o que o professor deseja”, mas sim por sua própria curiosidade e usando ferramentas próprias para isso. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos por esse tipo de atividade e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos para responder às questões propostas.
id UFS-6_90f5f7f305b040b5784ee29d6286a4e4
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/11373
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVASDe acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), a Geometria envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento. Diante disso, o presente texto tem por objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolvida com a participação de uma turma de alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, situada na cidade de Taubaté-SP. A referida pesquisa verificou como os alunos lidam com tarefas de Geometria em aulas investigativas. A opção por atividade de cunho investigativo se deu por esta potencializar a participação do aluno e assim gerar uma maior possibilidade dele não ser guiado somente pelo “o que o professor deseja”, mas sim por sua própria curiosidade e usando ferramentas próprias para isso. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos por esse tipo de atividade e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos para responder às questões propostas.Universidade Federal de Sergipe2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1137310.34179/revisem.v4i2.11373Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89 - 103Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89 - 103Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89 - 103Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89 - 1032525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11373/9421Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCharleaux, Milenade Souza, Antonio Carlos2020-02-07T18:05:32Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11373Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:05:32Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
title ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
spellingShingle ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
Charleaux, Milena
title_short ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
title_full ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
title_fullStr ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
title_full_unstemmed ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
title_sort ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
author Charleaux, Milena
author_facet Charleaux, Milena
de Souza, Antonio Carlos
author_role author
author2 de Souza, Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Charleaux, Milena
de Souza, Antonio Carlos
description De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), a Geometria envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento. Diante disso, o presente texto tem por objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolvida com a participação de uma turma de alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, situada na cidade de Taubaté-SP. A referida pesquisa verificou como os alunos lidam com tarefas de Geometria em aulas investigativas. A opção por atividade de cunho investigativo se deu por esta potencializar a participação do aluno e assim gerar uma maior possibilidade dele não ser guiado somente pelo “o que o professor deseja”, mas sim por sua própria curiosidade e usando ferramentas próprias para isso. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos por esse tipo de atividade e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos para responder às questões propostas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11373
10.34179/revisem.v4i2.11373
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11373
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v4i2.11373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11373/9421
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89 - 103
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89 - 103
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89 - 103
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89 - 103
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460633849856