ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11373 |
Resumo: | De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), a Geometria envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento. Diante disso, o presente texto tem por objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolvida com a participação de uma turma de alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, situada na cidade de Taubaté-SP. A referida pesquisa verificou como os alunos lidam com tarefas de Geometria em aulas investigativas. A opção por atividade de cunho investigativo se deu por esta potencializar a participação do aluno e assim gerar uma maior possibilidade dele não ser guiado somente pelo “o que o professor deseja”, mas sim por sua própria curiosidade e usando ferramentas próprias para isso. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos por esse tipo de atividade e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos para responder às questões propostas. |
id |
UFS-6_90f5f7f305b040b5784ee29d6286a4e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/11373 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVASDe acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), a Geometria envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento. Diante disso, o presente texto tem por objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolvida com a participação de uma turma de alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, situada na cidade de Taubaté-SP. A referida pesquisa verificou como os alunos lidam com tarefas de Geometria em aulas investigativas. A opção por atividade de cunho investigativo se deu por esta potencializar a participação do aluno e assim gerar uma maior possibilidade dele não ser guiado somente pelo “o que o professor deseja”, mas sim por sua própria curiosidade e usando ferramentas próprias para isso. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos por esse tipo de atividade e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos para responder às questões propostas.Universidade Federal de Sergipe2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1137310.34179/revisem.v4i2.11373Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89 - 103Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89 - 103Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89 - 103Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89 - 1032525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11373/9421Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCharleaux, Milenade Souza, Antonio Carlos2020-02-07T18:05:32Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11373Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:05:32Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS |
title |
ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS |
spellingShingle |
ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS Charleaux, Milena |
title_short |
ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS |
title_full |
ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS |
title_fullStr |
ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS |
title_full_unstemmed |
ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS |
title_sort |
ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS |
author |
Charleaux, Milena |
author_facet |
Charleaux, Milena de Souza, Antonio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Antonio Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Charleaux, Milena de Souza, Antonio Carlos |
description |
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), a Geometria envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento. Diante disso, o presente texto tem por objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolvida com a participação de uma turma de alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, situada na cidade de Taubaté-SP. A referida pesquisa verificou como os alunos lidam com tarefas de Geometria em aulas investigativas. A opção por atividade de cunho investigativo se deu por esta potencializar a participação do aluno e assim gerar uma maior possibilidade dele não ser guiado somente pelo “o que o professor deseja”, mas sim por sua própria curiosidade e usando ferramentas próprias para isso. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos por esse tipo de atividade e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos para responder às questões propostas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11373 10.34179/revisem.v4i2.11373 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11373 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v4i2.11373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/11373/9421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89 - 103 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89 - 103 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89 - 103 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 89 - 103 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460633849856 |