O Ensino de Geometria por meio de atividades investigativas: uma experiência com alunos do primeiro ano do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charleaux, Milena [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/139234
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-20/000865127.pdf
Resumo: This qualitative nature of work was developed with the participation of a group of students enrolled in the first year of high school from a public school of the state of São Paulo, in the city of Taubaté. Their goal was to determine how students deal with geometry tasks in investigative classes. To guide this research was drawn up the following question: As students of the first year of high school express their knowledge of building triangles and quads in classes of investigative activities?. The choice of investigative nature of this activity occurred by enhancing student participation and thus generate a greater chance of it not be guided only by what the teacher wants, but by his own curiosity and using their own tools for this. In the data analysis process stands out the interest generated in students for this type of activity and posture maintained throughout the work, mobilizing their expertise to answer the questions posed
id UNSP_cce551b5c100cfe906d7e2f6a16fdfe6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139234
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Ensino de Geometria por meio de atividades investigativas: uma experiência com alunos do primeiro ano do Ensino MédioGeometria - Estudo e ensinoMatemática - Estudo e ensinoPesquisa qualitativaAprendizagem por atividadesGeometry Study and teachingThis qualitative nature of work was developed with the participation of a group of students enrolled in the first year of high school from a public school of the state of São Paulo, in the city of Taubaté. Their goal was to determine how students deal with geometry tasks in investigative classes. To guide this research was drawn up the following question: As students of the first year of high school express their knowledge of building triangles and quads in classes of investigative activities?. The choice of investigative nature of this activity occurred by enhancing student participation and thus generate a greater chance of it not be guided only by what the teacher wants, but by his own curiosity and using their own tools for this. In the data analysis process stands out the interest generated in students for this type of activity and posture maintained throughout the work, mobilizing their expertise to answer the questions posedEsse trabalho de cunho qualitativo foi desenvolvido com a participação de uma turma de alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de São Paulo, situada na cidade de Taubaté. Seu objetivo foi verificar como os alunos lidam com tarefas de Geometria em aulas investigativas. Para nortear esta pesquisa, foi elaborada a seguinte questão: Como os alunos do primeiro ano do Ensino Médio expressam seus conhecimentos sobre construção de triângulos e quadriláteros em atividades de aulas investigativas?. A opção por atividade de cunho investigativo se deu por esta potencializar a participação do aluno e assim gerar uma maior possibilidade dele não ser guiado somente pelo o que o professor deseja, mas sim por sua própria curiosidade e usando ferramentas próprias para isso. No processo de análise dos dados destaca-se o interesse gerado nos alunos por esse tipo de atividade e a postura que mantiveram ao longo do trabalho, mobilizando seus conhecimentos para responder às questões propostasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Antonio Carlos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Charleaux, Milena [UNESP]2016-06-07T17:11:13Z2016-06-07T17:11:13Z2015-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47 f.application/pdfCHARLEAUX, Milena. O Ensino de Geometria por meio de atividades investigativas: uma experiência com alunos do primeiro ano do Ensino Médio. 2015. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.http://hdl.handle.net/11449/139234000865127http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-20/000865127.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T19:09:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139234Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-07-02T19:09:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Geometria por meio de atividades investigativas: uma experiência com alunos do primeiro ano do Ensino Médio
title O Ensino de Geometria por meio de atividades investigativas: uma experiência com alunos do primeiro ano do Ensino Médio
spellingShingle O Ensino de Geometria por meio de atividades investigativas: uma experiência com alunos do primeiro ano do Ensino Médio
Charleaux, Milena [UNESP]
Geometria - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Pesquisa qualitativa
Aprendizagem por atividades
Geometry Study and teaching
title_short O Ensino de Geometria por meio de atividades investigativas: uma experiência com alunos do primeiro ano do Ensino Médio
title_full O Ensino de Geometria por meio de atividades investigativas: uma experiência com alunos do primeiro ano do Ensino Médio
title_fullStr O Ensino de Geometria por meio de atividades investigativas: uma experiência com alunos do primeiro ano do Ensino Médio
title_full_unstemmed O Ensino de Geometria por meio de atividades investigativas: uma experiência com alunos do primeiro ano do Ensino Médio
title_sort O Ensino de Geometria por meio de atividades investigativas: uma experiência com alunos do primeiro ano do Ensino Médio
author Charleaux, Milena [UNESP]
author_facet Charleaux, Milena [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Antonio Carlos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Charleaux, Milena [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Pesquisa qualitativa
Aprendizagem por atividades
Geometry Study and teaching
topic Geometria - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Pesquisa qualitativa
Aprendizagem por atividades
Geometry Study and teaching
description This qualitative nature of work was developed with the participation of a group of students enrolled in the first year of high school from a public school of the state of São Paulo, in the city of Taubaté. Their goal was to determine how students deal with geometry tasks in investigative classes. To guide this research was drawn up the following question: As students of the first year of high school express their knowledge of building triangles and quads in classes of investigative activities?. The choice of investigative nature of this activity occurred by enhancing student participation and thus generate a greater chance of it not be guided only by what the teacher wants, but by his own curiosity and using their own tools for this. In the data analysis process stands out the interest generated in students for this type of activity and posture maintained throughout the work, mobilizing their expertise to answer the questions posed
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21
2016-06-07T17:11:13Z
2016-06-07T17:11:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHARLEAUX, Milena. O Ensino de Geometria por meio de atividades investigativas: uma experiência com alunos do primeiro ano do Ensino Médio. 2015. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/139234
000865127
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-20/000865127.pdf
identifier_str_mv CHARLEAUX, Milena. O Ensino de Geometria por meio de atividades investigativas: uma experiência com alunos do primeiro ano do Ensino Médio. 2015. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.
000865127
url http://hdl.handle.net/11449/139234
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-20/000865127.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 47 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650378023043072