A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiummo, Ana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Emilio Celso de, Sapucaia, Flavio dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12039
Resumo: Este artigo apresenta a relação essencial entre a História da Matemática e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação dos futuros professores. O objetivo é estudar como esta relação pode contribuir para construção e significação (ou re-significação) dos conhecimentos matemáticos e sua possível influência na prática pedagógica desses futuros professores. A questão norteadora foi: qual a importância dos recursos didáticos, da História da Matemática e das TDIC na formação dos professores? A metodologia empregada para responder a essa questão foi uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. A literatura relacionada e as recomendações curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a relevância do emprego didático da História da Matemática, bem como sua relação com as TDIC. A pesquisa realizada indica que o estudo da História da Matemática pode contribuir para que o futuro professor dê significado aos currículos escolares do Ensino Básico e, posteriormente, utilize a História também como um recurso didático nos processos de ensino e aprendizagem, fazendo uso de práticas inovadoras. O estudo efetuado mostra que a experiência com situações didáticas que busquem a relação da História da Matemática e o uso das TDIC contribuem significativamente para formação do professor. Palavras-chave: Educação Matemática; História da Matemática; Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Formação de Professores.
id UFS-6_9e759e017007f635fe1acb151e73eed2
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/12039
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão InterdisciplinarEste artigo apresenta a relação essencial entre a História da Matemática e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação dos futuros professores. O objetivo é estudar como esta relação pode contribuir para construção e significação (ou re-significação) dos conhecimentos matemáticos e sua possível influência na prática pedagógica desses futuros professores. A questão norteadora foi: qual a importância dos recursos didáticos, da História da Matemática e das TDIC na formação dos professores? A metodologia empregada para responder a essa questão foi uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. A literatura relacionada e as recomendações curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a relevância do emprego didático da História da Matemática, bem como sua relação com as TDIC. A pesquisa realizada indica que o estudo da História da Matemática pode contribuir para que o futuro professor dê significado aos currículos escolares do Ensino Básico e, posteriormente, utilize a História também como um recurso didático nos processos de ensino e aprendizagem, fazendo uso de práticas inovadoras. O estudo efetuado mostra que a experiência com situações didáticas que busquem a relação da História da Matemática e o uso das TDIC contribuem significativamente para formação do professor. Palavras-chave: Educação Matemática; História da Matemática; Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Formação de Professores.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1203910.34179/revisem.v5i2.12039Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 181-194Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 181-194Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 181-194Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 181-1942525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12039/10895Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChiummo, AnaOliveira, Emilio Celso deSapucaia, Flavio dos Santos2020-09-19T18:01:39Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12039Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:01:39Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar
title A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar
spellingShingle A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar
Chiummo, Ana
title_short A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar
title_full A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar
title_fullStr A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar
title_full_unstemmed A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar
title_sort A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar
author Chiummo, Ana
author_facet Chiummo, Ana
Oliveira, Emilio Celso de
Sapucaia, Flavio dos Santos
author_role author
author2 Oliveira, Emilio Celso de
Sapucaia, Flavio dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiummo, Ana
Oliveira, Emilio Celso de
Sapucaia, Flavio dos Santos
description Este artigo apresenta a relação essencial entre a História da Matemática e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação dos futuros professores. O objetivo é estudar como esta relação pode contribuir para construção e significação (ou re-significação) dos conhecimentos matemáticos e sua possível influência na prática pedagógica desses futuros professores. A questão norteadora foi: qual a importância dos recursos didáticos, da História da Matemática e das TDIC na formação dos professores? A metodologia empregada para responder a essa questão foi uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. A literatura relacionada e as recomendações curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a relevância do emprego didático da História da Matemática, bem como sua relação com as TDIC. A pesquisa realizada indica que o estudo da História da Matemática pode contribuir para que o futuro professor dê significado aos currículos escolares do Ensino Básico e, posteriormente, utilize a História também como um recurso didático nos processos de ensino e aprendizagem, fazendo uso de práticas inovadoras. O estudo efetuado mostra que a experiência com situações didáticas que busquem a relação da História da Matemática e o uso das TDIC contribuem significativamente para formação do professor. Palavras-chave: Educação Matemática; História da Matemática; Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Formação de Professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12039
10.34179/revisem.v5i2.12039
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12039
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i2.12039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12039/10895
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 181-194
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 181-194
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 181-194
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 181-194
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460654821376