A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12039 |
Resumo: | Este artigo apresenta a relação essencial entre a História da Matemática e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação dos futuros professores. O objetivo é estudar como esta relação pode contribuir para construção e significação (ou re-significação) dos conhecimentos matemáticos e sua possível influência na prática pedagógica desses futuros professores. A questão norteadora foi: qual a importância dos recursos didáticos, da História da Matemática e das TDIC na formação dos professores? A metodologia empregada para responder a essa questão foi uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. A literatura relacionada e as recomendações curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a relevância do emprego didático da História da Matemática, bem como sua relação com as TDIC. A pesquisa realizada indica que o estudo da História da Matemática pode contribuir para que o futuro professor dê significado aos currículos escolares do Ensino Básico e, posteriormente, utilize a História também como um recurso didático nos processos de ensino e aprendizagem, fazendo uso de práticas inovadoras. O estudo efetuado mostra que a experiência com situações didáticas que busquem a relação da História da Matemática e o uso das TDIC contribuem significativamente para formação do professor. Palavras-chave: Educação Matemática; História da Matemática; Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Formação de Professores. |
id |
UFS-6_9e759e017007f635fe1acb151e73eed2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/12039 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão InterdisciplinarEste artigo apresenta a relação essencial entre a História da Matemática e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação dos futuros professores. O objetivo é estudar como esta relação pode contribuir para construção e significação (ou re-significação) dos conhecimentos matemáticos e sua possível influência na prática pedagógica desses futuros professores. A questão norteadora foi: qual a importância dos recursos didáticos, da História da Matemática e das TDIC na formação dos professores? A metodologia empregada para responder a essa questão foi uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. A literatura relacionada e as recomendações curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a relevância do emprego didático da História da Matemática, bem como sua relação com as TDIC. A pesquisa realizada indica que o estudo da História da Matemática pode contribuir para que o futuro professor dê significado aos currículos escolares do Ensino Básico e, posteriormente, utilize a História também como um recurso didático nos processos de ensino e aprendizagem, fazendo uso de práticas inovadoras. O estudo efetuado mostra que a experiência com situações didáticas que busquem a relação da História da Matemática e o uso das TDIC contribuem significativamente para formação do professor. Palavras-chave: Educação Matemática; História da Matemática; Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Formação de Professores.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1203910.34179/revisem.v5i2.12039Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 181-194Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 181-194Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 181-194Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 181-1942525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12039/10895Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChiummo, AnaOliveira, Emilio Celso deSapucaia, Flavio dos Santos2020-09-19T18:01:39Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12039Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:01:39Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar |
title |
A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar |
spellingShingle |
A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar Chiummo, Ana |
title_short |
A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar |
title_full |
A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar |
title_fullStr |
A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar |
title_sort |
A História da Matemática e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Reflexão Interdisciplinar |
author |
Chiummo, Ana |
author_facet |
Chiummo, Ana Oliveira, Emilio Celso de Sapucaia, Flavio dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Emilio Celso de Sapucaia, Flavio dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chiummo, Ana Oliveira, Emilio Celso de Sapucaia, Flavio dos Santos |
description |
Este artigo apresenta a relação essencial entre a História da Matemática e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação dos futuros professores. O objetivo é estudar como esta relação pode contribuir para construção e significação (ou re-significação) dos conhecimentos matemáticos e sua possível influência na prática pedagógica desses futuros professores. A questão norteadora foi: qual a importância dos recursos didáticos, da História da Matemática e das TDIC na formação dos professores? A metodologia empregada para responder a essa questão foi uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. A literatura relacionada e as recomendações curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a relevância do emprego didático da História da Matemática, bem como sua relação com as TDIC. A pesquisa realizada indica que o estudo da História da Matemática pode contribuir para que o futuro professor dê significado aos currículos escolares do Ensino Básico e, posteriormente, utilize a História também como um recurso didático nos processos de ensino e aprendizagem, fazendo uso de práticas inovadoras. O estudo efetuado mostra que a experiência com situações didáticas que busquem a relação da História da Matemática e o uso das TDIC contribuem significativamente para formação do professor. Palavras-chave: Educação Matemática; História da Matemática; Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Formação de Professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12039 10.34179/revisem.v5i2.12039 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12039 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v5i2.12039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12039/10895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 181-194 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 181-194 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 181-194 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 181-194 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460654821376 |