Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26752 |
Resumo: | Com os avanços tecnológicos, temos novos perfis de alunos e novas formas deles se relacionarem com a aula. Logo, é preciso que a aula e o professor se adequem a este novo âmbito tecnológico. Para essa adequação é precisa uma nova formação docente, capaz de quebrar o individualismo e de gerar uma reflexão social de classe. Diante disso, este resumo pretende apresentar a vivência de uma aula interdisciplinar auxiliada pela tecnologia digital, elaborada na disciplina Tecnodocência, às sextas-feiras, das 14 h às 18 h. A referida aula, delineada com a temática comércio, utilizou-se de dinâmicas e de TDICs, como Google Docs, para minimizar o tempo de aula, possibilitando um melhor aproveitamento do conteúdo e para estabelecer o diálogo entre as áreas de língua portuguesa e matemática, a partir dos conteúdos de análise sintática e porcentagem. A aula, partindo da necessidade de ancorar os conhecimentos previstos com os conhecimentos prévios dos alunos e de imergi-los no tema proposto, iniciou-se com uma mímica em que os estudantes representaram os verbos ligados ao tema comércio. Após essa etapa, fizemos uma sondagem do que representava o comércio nas vidas dos alunos e começamos a parte expositiva do conteúdo, estabelecendo um link entre o conhecimento antigo e o novo apresentado. Em seguida, foram propostos dois exercícios, um em conjunto e outro individual, onde os estudantes praticaram o que foi ancorado na aula, calculando, para tanto, a porcentagem de verbos transitivos, intransitivos e sujeitos presentes no poema Quadrilha, de Drumonnd. Garantimos assim, um diálogo entre as áreas e uma participação maior dos alunos. Com essa experiência, notamos a dificuldade em se trabalhar e se pensar uma aula coletivamente, dado o sistema a nós imposto, o nosso despreparo quanto ao uso das tecnologias em sala, que devia ser mais visado na formação de professores; e a necessidade de se permitir ousar e lutar pela inclusão dessa nova ferramenta no cotidiano docente. |
id |
UFC-7_6ee851ce701a575e3a8c08e49f4dc8df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/26752 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os númerosLíngua PortuguesaTDICsMatemáticaCom os avanços tecnológicos, temos novos perfis de alunos e novas formas deles se relacionarem com a aula. Logo, é preciso que a aula e o professor se adequem a este novo âmbito tecnológico. Para essa adequação é precisa uma nova formação docente, capaz de quebrar o individualismo e de gerar uma reflexão social de classe. Diante disso, este resumo pretende apresentar a vivência de uma aula interdisciplinar auxiliada pela tecnologia digital, elaborada na disciplina Tecnodocência, às sextas-feiras, das 14 h às 18 h. A referida aula, delineada com a temática comércio, utilizou-se de dinâmicas e de TDICs, como Google Docs, para minimizar o tempo de aula, possibilitando um melhor aproveitamento do conteúdo e para estabelecer o diálogo entre as áreas de língua portuguesa e matemática, a partir dos conteúdos de análise sintática e porcentagem. A aula, partindo da necessidade de ancorar os conhecimentos previstos com os conhecimentos prévios dos alunos e de imergi-los no tema proposto, iniciou-se com uma mímica em que os estudantes representaram os verbos ligados ao tema comércio. Após essa etapa, fizemos uma sondagem do que representava o comércio nas vidas dos alunos e começamos a parte expositiva do conteúdo, estabelecendo um link entre o conhecimento antigo e o novo apresentado. Em seguida, foram propostos dois exercícios, um em conjunto e outro individual, onde os estudantes praticaram o que foi ancorado na aula, calculando, para tanto, a porcentagem de verbos transitivos, intransitivos e sujeitos presentes no poema Quadrilha, de Drumonnd. Garantimos assim, um diálogo entre as áreas e uma participação maior dos alunos. Com essa experiência, notamos a dificuldade em se trabalhar e se pensar uma aula coletivamente, dado o sistema a nós imposto, o nosso despreparo quanto ao uso das tecnologias em sala, que devia ser mais visado na formação de professores; e a necessidade de se permitir ousar e lutar pela inclusão dessa nova ferramenta no cotidiano docente.2017-10-23T17:26:20Z2017-10-23T17:26:20Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPORTELA, Aliny da Silva et al. Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26752Portela, Aliny da SilvaCosta, Leonardo Henrique TorresGadelha, Fabrício MendesLima, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T12:51:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26752Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:04.433771Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números |
title |
Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números |
spellingShingle |
Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números Portela, Aliny da Silva Língua Portuguesa TDICs Matemática |
title_short |
Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números |
title_full |
Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números |
title_fullStr |
Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números |
title_sort |
Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números |
author |
Portela, Aliny da Silva |
author_facet |
Portela, Aliny da Silva Costa, Leonardo Henrique Torres Gadelha, Fabrício Mendes Lima, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Leonardo Henrique Torres Gadelha, Fabrício Mendes Lima, Luciana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portela, Aliny da Silva Costa, Leonardo Henrique Torres Gadelha, Fabrício Mendes Lima, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Portuguesa TDICs Matemática |
topic |
Língua Portuguesa TDICs Matemática |
description |
Com os avanços tecnológicos, temos novos perfis de alunos e novas formas deles se relacionarem com a aula. Logo, é preciso que a aula e o professor se adequem a este novo âmbito tecnológico. Para essa adequação é precisa uma nova formação docente, capaz de quebrar o individualismo e de gerar uma reflexão social de classe. Diante disso, este resumo pretende apresentar a vivência de uma aula interdisciplinar auxiliada pela tecnologia digital, elaborada na disciplina Tecnodocência, às sextas-feiras, das 14 h às 18 h. A referida aula, delineada com a temática comércio, utilizou-se de dinâmicas e de TDICs, como Google Docs, para minimizar o tempo de aula, possibilitando um melhor aproveitamento do conteúdo e para estabelecer o diálogo entre as áreas de língua portuguesa e matemática, a partir dos conteúdos de análise sintática e porcentagem. A aula, partindo da necessidade de ancorar os conhecimentos previstos com os conhecimentos prévios dos alunos e de imergi-los no tema proposto, iniciou-se com uma mímica em que os estudantes representaram os verbos ligados ao tema comércio. Após essa etapa, fizemos uma sondagem do que representava o comércio nas vidas dos alunos e começamos a parte expositiva do conteúdo, estabelecendo um link entre o conhecimento antigo e o novo apresentado. Em seguida, foram propostos dois exercícios, um em conjunto e outro individual, onde os estudantes praticaram o que foi ancorado na aula, calculando, para tanto, a porcentagem de verbos transitivos, intransitivos e sujeitos presentes no poema Quadrilha, de Drumonnd. Garantimos assim, um diálogo entre as áreas e uma participação maior dos alunos. Com essa experiência, notamos a dificuldade em se trabalhar e se pensar uma aula coletivamente, dado o sistema a nós imposto, o nosso despreparo quanto ao uso das tecnologias em sala, que devia ser mais visado na formação de professores; e a necessidade de se permitir ousar e lutar pela inclusão dessa nova ferramenta no cotidiano docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-10-23T17:26:20Z 2017-10-23T17:26:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PORTELA, Aliny da Silva et al. Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26752 |
identifier_str_mv |
PORTELA, Aliny da Silva et al. Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028730194362368 |