Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Aliny da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Leonardo Henrique Torres, Gadelha, Fabrício Mendes, Lima, Luciana
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26752
Resumo: Com os avanços tecnológicos, temos novos perfis de alunos e novas formas deles se relacionarem com a aula. Logo, é preciso que a aula e o professor se adequem a este novo âmbito tecnológico. Para essa adequação é precisa uma nova formação docente, capaz de quebrar o individualismo e de gerar uma reflexão social de classe. Diante disso, este resumo pretende apresentar a vivência de uma aula interdisciplinar auxiliada pela tecnologia digital, elaborada na disciplina Tecnodocência, às sextas-feiras, das 14 h às 18 h. A referida aula, delineada com a temática comércio, utilizou-se de dinâmicas e de TDICs, como Google Docs, para minimizar o tempo de aula, possibilitando um melhor aproveitamento do conteúdo e para estabelecer o diálogo entre as áreas de língua portuguesa e matemática, a partir dos conteúdos de análise sintática e porcentagem. A aula, partindo da necessidade de ancorar os conhecimentos previstos com os conhecimentos prévios dos alunos e de imergi-los no tema proposto, iniciou-se com uma mímica em que os estudantes representaram os verbos ligados ao tema comércio. Após essa etapa, fizemos uma sondagem do que representava o comércio nas vidas dos alunos e começamos a parte expositiva do conteúdo, estabelecendo um link entre o conhecimento antigo e o novo apresentado. Em seguida, foram propostos dois exercícios, um em conjunto e outro individual, onde os estudantes praticaram o que foi ancorado na aula, calculando, para tanto, a porcentagem de verbos transitivos, intransitivos e sujeitos presentes no poema Quadrilha, de Drumonnd. Garantimos assim, um diálogo entre as áreas e uma participação maior dos alunos. Com essa experiência, notamos a dificuldade em se trabalhar e se pensar uma aula coletivamente, dado o sistema a nós imposto, o nosso despreparo quanto ao uso das tecnologias em sala, que devia ser mais visado na formação de professores; e a necessidade de se permitir ousar e lutar pela inclusão dessa nova ferramenta no cotidiano docente.
id UFC-7_6ee851ce701a575e3a8c08e49f4dc8df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26752
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os númerosLíngua PortuguesaTDICsMatemáticaCom os avanços tecnológicos, temos novos perfis de alunos e novas formas deles se relacionarem com a aula. Logo, é preciso que a aula e o professor se adequem a este novo âmbito tecnológico. Para essa adequação é precisa uma nova formação docente, capaz de quebrar o individualismo e de gerar uma reflexão social de classe. Diante disso, este resumo pretende apresentar a vivência de uma aula interdisciplinar auxiliada pela tecnologia digital, elaborada na disciplina Tecnodocência, às sextas-feiras, das 14 h às 18 h. A referida aula, delineada com a temática comércio, utilizou-se de dinâmicas e de TDICs, como Google Docs, para minimizar o tempo de aula, possibilitando um melhor aproveitamento do conteúdo e para estabelecer o diálogo entre as áreas de língua portuguesa e matemática, a partir dos conteúdos de análise sintática e porcentagem. A aula, partindo da necessidade de ancorar os conhecimentos previstos com os conhecimentos prévios dos alunos e de imergi-los no tema proposto, iniciou-se com uma mímica em que os estudantes representaram os verbos ligados ao tema comércio. Após essa etapa, fizemos uma sondagem do que representava o comércio nas vidas dos alunos e começamos a parte expositiva do conteúdo, estabelecendo um link entre o conhecimento antigo e o novo apresentado. Em seguida, foram propostos dois exercícios, um em conjunto e outro individual, onde os estudantes praticaram o que foi ancorado na aula, calculando, para tanto, a porcentagem de verbos transitivos, intransitivos e sujeitos presentes no poema Quadrilha, de Drumonnd. Garantimos assim, um diálogo entre as áreas e uma participação maior dos alunos. Com essa experiência, notamos a dificuldade em se trabalhar e se pensar uma aula coletivamente, dado o sistema a nós imposto, o nosso despreparo quanto ao uso das tecnologias em sala, que devia ser mais visado na formação de professores; e a necessidade de se permitir ousar e lutar pela inclusão dessa nova ferramenta no cotidiano docente.2017-10-23T17:26:20Z2017-10-23T17:26:20Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPORTELA, Aliny da Silva et al. Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26752Portela, Aliny da SilvaCosta, Leonardo Henrique TorresGadelha, Fabrício MendesLima, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T12:51:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26752Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:04.433771Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números
title Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números
spellingShingle Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números
Portela, Aliny da Silva
Língua Portuguesa
TDICs
Matemática
title_short Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números
title_full Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números
title_fullStr Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números
title_full_unstemmed Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números
title_sort Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números
author Portela, Aliny da Silva
author_facet Portela, Aliny da Silva
Costa, Leonardo Henrique Torres
Gadelha, Fabrício Mendes
Lima, Luciana
author_role author
author2 Costa, Leonardo Henrique Torres
Gadelha, Fabrício Mendes
Lima, Luciana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, Aliny da Silva
Costa, Leonardo Henrique Torres
Gadelha, Fabrício Mendes
Lima, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa
TDICs
Matemática
topic Língua Portuguesa
TDICs
Matemática
description Com os avanços tecnológicos, temos novos perfis de alunos e novas formas deles se relacionarem com a aula. Logo, é preciso que a aula e o professor se adequem a este novo âmbito tecnológico. Para essa adequação é precisa uma nova formação docente, capaz de quebrar o individualismo e de gerar uma reflexão social de classe. Diante disso, este resumo pretende apresentar a vivência de uma aula interdisciplinar auxiliada pela tecnologia digital, elaborada na disciplina Tecnodocência, às sextas-feiras, das 14 h às 18 h. A referida aula, delineada com a temática comércio, utilizou-se de dinâmicas e de TDICs, como Google Docs, para minimizar o tempo de aula, possibilitando um melhor aproveitamento do conteúdo e para estabelecer o diálogo entre as áreas de língua portuguesa e matemática, a partir dos conteúdos de análise sintática e porcentagem. A aula, partindo da necessidade de ancorar os conhecimentos previstos com os conhecimentos prévios dos alunos e de imergi-los no tema proposto, iniciou-se com uma mímica em que os estudantes representaram os verbos ligados ao tema comércio. Após essa etapa, fizemos uma sondagem do que representava o comércio nas vidas dos alunos e começamos a parte expositiva do conteúdo, estabelecendo um link entre o conhecimento antigo e o novo apresentado. Em seguida, foram propostos dois exercícios, um em conjunto e outro individual, onde os estudantes praticaram o que foi ancorado na aula, calculando, para tanto, a porcentagem de verbos transitivos, intransitivos e sujeitos presentes no poema Quadrilha, de Drumonnd. Garantimos assim, um diálogo entre as áreas e uma participação maior dos alunos. Com essa experiência, notamos a dificuldade em se trabalhar e se pensar uma aula coletivamente, dado o sistema a nós imposto, o nosso despreparo quanto ao uso das tecnologias em sala, que devia ser mais visado na formação de professores; e a necessidade de se permitir ousar e lutar pela inclusão dessa nova ferramenta no cotidiano docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-23T17:26:20Z
2017-10-23T17:26:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PORTELA, Aliny da Silva et al. Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26752
identifier_str_mv PORTELA, Aliny da Silva et al. Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics): a ponte interdisciplinar entre as letras e os números. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028730194362368