Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Cláudio da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sant'Ana, Claudinei de Camargo, Sant'Ana, Irani Parolin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12019
Resumo: Apresentamos aqui a experiência da utilização de memes como tema central em uma sequência de aulas de matemática. A investigação tem como objetivo identificar potencialidades dos memes com viés matemático, que circulam nas redes sociais, enquanto recurso pedagógico e elemento motivador no ensino de Matemática. Como fonte da pesquisa, nos valemos de uma intervenção realizada com uma turma do 8º ano do ensino fundamental no município de Barra do Choça/Bahia, que apresentou resultados positivos e enriquecedores quanto a utilização de memes, para o ensino de matemática, possibilitando aos estudantes aguçar habilidades de interpretação, criar múltiplos caminhos como estratégias de resolução, além de tecer conjecturas e rememorar conhecimentos matemáticos com o objetivo de buscar possíveis soluções aos desafios propostos. Potencializando o raciocínio lógico matemático, bem como o pensamento algébrico dos estudantes, desse modo trazendo contribuições significativas para estudos no campo da Educação Matemática. 
id UFS-6_a1d1c3214372a08ae5e183252e8ac257
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/12019
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de MatemáticaApresentamos aqui a experiência da utilização de memes como tema central em uma sequência de aulas de matemática. A investigação tem como objetivo identificar potencialidades dos memes com viés matemático, que circulam nas redes sociais, enquanto recurso pedagógico e elemento motivador no ensino de Matemática. Como fonte da pesquisa, nos valemos de uma intervenção realizada com uma turma do 8º ano do ensino fundamental no município de Barra do Choça/Bahia, que apresentou resultados positivos e enriquecedores quanto a utilização de memes, para o ensino de matemática, possibilitando aos estudantes aguçar habilidades de interpretação, criar múltiplos caminhos como estratégias de resolução, além de tecer conjecturas e rememorar conhecimentos matemáticos com o objetivo de buscar possíveis soluções aos desafios propostos. Potencializando o raciocínio lógico matemático, bem como o pensamento algébrico dos estudantes, desse modo trazendo contribuições significativas para estudos no campo da Educação Matemática. Universidade Federal de Sergipe2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1201910.34179/revisem.v5i1.12019Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 173-188Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 173-188Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 173-188Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 173-1882525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12019/10412Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Cláudio da SilvaSant'Ana, Claudinei de CamargoSant'Ana, Irani Parolin2020-06-09T18:15:21Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12019Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-06-09T18:15:21Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática
title Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática
spellingShingle Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática
Brito, Cláudio da Silva
title_short Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática
title_full Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática
title_fullStr Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática
title_full_unstemmed Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática
title_sort Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática
author Brito, Cláudio da Silva
author_facet Brito, Cláudio da Silva
Sant'Ana, Claudinei de Camargo
Sant'Ana, Irani Parolin
author_role author
author2 Sant'Ana, Claudinei de Camargo
Sant'Ana, Irani Parolin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Cláudio da Silva
Sant'Ana, Claudinei de Camargo
Sant'Ana, Irani Parolin
description Apresentamos aqui a experiência da utilização de memes como tema central em uma sequência de aulas de matemática. A investigação tem como objetivo identificar potencialidades dos memes com viés matemático, que circulam nas redes sociais, enquanto recurso pedagógico e elemento motivador no ensino de Matemática. Como fonte da pesquisa, nos valemos de uma intervenção realizada com uma turma do 8º ano do ensino fundamental no município de Barra do Choça/Bahia, que apresentou resultados positivos e enriquecedores quanto a utilização de memes, para o ensino de matemática, possibilitando aos estudantes aguçar habilidades de interpretação, criar múltiplos caminhos como estratégias de resolução, além de tecer conjecturas e rememorar conhecimentos matemáticos com o objetivo de buscar possíveis soluções aos desafios propostos. Potencializando o raciocínio lógico matemático, bem como o pensamento algébrico dos estudantes, desse modo trazendo contribuições significativas para estudos no campo da Educação Matemática. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12019
10.34179/revisem.v5i1.12019
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12019
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i1.12019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12019/10412
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 173-188
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 173-188
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 173-188
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 173-188
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460650627072