Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12019 |
Resumo: | Apresentamos aqui a experiência da utilização de memes como tema central em uma sequência de aulas de matemática. A investigação tem como objetivo identificar potencialidades dos memes com viés matemático, que circulam nas redes sociais, enquanto recurso pedagógico e elemento motivador no ensino de Matemática. Como fonte da pesquisa, nos valemos de uma intervenção realizada com uma turma do 8º ano do ensino fundamental no município de Barra do Choça/Bahia, que apresentou resultados positivos e enriquecedores quanto a utilização de memes, para o ensino de matemática, possibilitando aos estudantes aguçar habilidades de interpretação, criar múltiplos caminhos como estratégias de resolução, além de tecer conjecturas e rememorar conhecimentos matemáticos com o objetivo de buscar possíveis soluções aos desafios propostos. Potencializando o raciocínio lógico matemático, bem como o pensamento algébrico dos estudantes, desse modo trazendo contribuições significativas para estudos no campo da Educação Matemática. |
id |
UFS-6_a1d1c3214372a08ae5e183252e8ac257 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/12019 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de MatemáticaApresentamos aqui a experiência da utilização de memes como tema central em uma sequência de aulas de matemática. A investigação tem como objetivo identificar potencialidades dos memes com viés matemático, que circulam nas redes sociais, enquanto recurso pedagógico e elemento motivador no ensino de Matemática. Como fonte da pesquisa, nos valemos de uma intervenção realizada com uma turma do 8º ano do ensino fundamental no município de Barra do Choça/Bahia, que apresentou resultados positivos e enriquecedores quanto a utilização de memes, para o ensino de matemática, possibilitando aos estudantes aguçar habilidades de interpretação, criar múltiplos caminhos como estratégias de resolução, além de tecer conjecturas e rememorar conhecimentos matemáticos com o objetivo de buscar possíveis soluções aos desafios propostos. Potencializando o raciocínio lógico matemático, bem como o pensamento algébrico dos estudantes, desse modo trazendo contribuições significativas para estudos no campo da Educação Matemática. Universidade Federal de Sergipe2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1201910.34179/revisem.v5i1.12019Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 173-188Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 173-188Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 173-188Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 173-1882525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12019/10412Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Cláudio da SilvaSant'Ana, Claudinei de CamargoSant'Ana, Irani Parolin2020-06-09T18:15:21Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12019Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-06-09T18:15:21Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática |
title |
Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática |
spellingShingle |
Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática Brito, Cláudio da Silva |
title_short |
Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática |
title_full |
Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática |
title_fullStr |
Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática |
title_full_unstemmed |
Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática |
title_sort |
Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática |
author |
Brito, Cláudio da Silva |
author_facet |
Brito, Cláudio da Silva Sant'Ana, Claudinei de Camargo Sant'Ana, Irani Parolin |
author_role |
author |
author2 |
Sant'Ana, Claudinei de Camargo Sant'Ana, Irani Parolin |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Cláudio da Silva Sant'Ana, Claudinei de Camargo Sant'Ana, Irani Parolin |
description |
Apresentamos aqui a experiência da utilização de memes como tema central em uma sequência de aulas de matemática. A investigação tem como objetivo identificar potencialidades dos memes com viés matemático, que circulam nas redes sociais, enquanto recurso pedagógico e elemento motivador no ensino de Matemática. Como fonte da pesquisa, nos valemos de uma intervenção realizada com uma turma do 8º ano do ensino fundamental no município de Barra do Choça/Bahia, que apresentou resultados positivos e enriquecedores quanto a utilização de memes, para o ensino de matemática, possibilitando aos estudantes aguçar habilidades de interpretação, criar múltiplos caminhos como estratégias de resolução, além de tecer conjecturas e rememorar conhecimentos matemáticos com o objetivo de buscar possíveis soluções aos desafios propostos. Potencializando o raciocínio lógico matemático, bem como o pensamento algébrico dos estudantes, desse modo trazendo contribuições significativas para estudos no campo da Educação Matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12019 10.34179/revisem.v5i1.12019 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12019 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v5i1.12019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12019/10412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 173-188 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 173-188 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 173-188 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 173-188 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460650627072 |