THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Josélia Euzébio da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cardoso Nunes Garcia, Maria Aparecida, da Silva Lunardi, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
DOI: 10.34179/revisem.v6i3.14963
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14963
Resumo: Como organizar o ensino de Matemática com potencialidades para promover a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento teórico? Essa foi a pergunta que desencadeou a presente pesquisa. Realizamos um experimento didático desenvolvimental com acadêmicos do Curso de Pedagogia de uma universidade localizada no sul do Estado de Santa Catarina, Brasil, com o seguinte objetivo: investigar as potencialidades do modo de organização do ensino de Matemática à luz da Atividade Orientadora de Ensino e da Teoria do Ensino Desenvolvimental na formação inicial de professores. Por conta do momento pandêmico, as aulas foram realizadas via Plataforma Zoom, ao longo do segundo semestre de 2020. Desenvolvemos Situações Desencadeadoras de Aprendizagem por meio das quatro ações de estudo davidovianas. Na especificidade do presente artigo, apresentaremos as reflexões referentes ao sistema conceitual de número natural, número fracionário, adição, subtração, divisão e multiplicação, na indissociabilidade entre aritmética, álgebra e geometria. Os resultados indicam que quando o ensino é organizado em torno da relação geneticamente inicial, que dá origem a um sistema conceitual, promove a aprendizagem de conceitos científicos e desenvolve o pensamento teórico que capacita os estudantes a se orientarem por um procedimento geral durante a busca pela solução de um problema desencadeador.
id UFS-6_ae05ad79ad11b4b0904a3a53d700757c
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/14963
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
spelling THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORYO DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM POR MEIO DAS AÇÕES DE ESTUDO PROPOSTAS POR DAVÍDOV: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTALComo organizar o ensino de Matemática com potencialidades para promover a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento teórico? Essa foi a pergunta que desencadeou a presente pesquisa. Realizamos um experimento didático desenvolvimental com acadêmicos do Curso de Pedagogia de uma universidade localizada no sul do Estado de Santa Catarina, Brasil, com o seguinte objetivo: investigar as potencialidades do modo de organização do ensino de Matemática à luz da Atividade Orientadora de Ensino e da Teoria do Ensino Desenvolvimental na formação inicial de professores. Por conta do momento pandêmico, as aulas foram realizadas via Plataforma Zoom, ao longo do segundo semestre de 2020. Desenvolvemos Situações Desencadeadoras de Aprendizagem por meio das quatro ações de estudo davidovianas. Na especificidade do presente artigo, apresentaremos as reflexões referentes ao sistema conceitual de número natural, número fracionário, adição, subtração, divisão e multiplicação, na indissociabilidade entre aritmética, álgebra e geometria. Os resultados indicam que quando o ensino é organizado em torno da relação geneticamente inicial, que dá origem a um sistema conceitual, promove a aprendizagem de conceitos científicos e desenvolve o pensamento teórico que capacita os estudantes a se orientarem por um procedimento geral durante a busca pela solução de um problema desencadeador.How to organize the teaching of mathematics with the potential to promote the learning of scientific concepts and the development of theoretical thinking? That was the question that triggered the present research. We carried out a developmental didactic experiment with students of the Pedagogy Course of a university located in the south of the State of Santa Catarina, Brazil, with the following objective: to investigate the potential of the way of teaching Mathematics in the light of the Teaching and Teaching Activity Theory of Developmental Teaching in initial teacher education. Due to the pandemic moment, the classes were held via the Zoom Platform, during the second semester of 2020. We developed Triggering Learning Situations through the four Davidovian study actions. In the specificity of the present work, we will present the reflections regarding the conceptual system of natural number, fractional number, addition, subtraction, division and multiplication, in the inseparability between arithmetic, algebra and geometry. The results indicate that when teaching is organized around the genetically initial relationship, which gives rise to a conceptual system, it promotes the learning of scientific concepts and develops the theoretical thinking that enables students to be guided by a general procedure during the search for solution of a triggering problem.Universidade Federal de Sergipe2021-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1496310.34179/revisem.v6i3.14963Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 79-99Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 79-99Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 79-99Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 79-992525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14963/11943Copyright (c) 2021 Josélia Euzébio da Rosa, Maria Aparecida Cardoso Nunes Garcia, Marcelo da Silva Lunardihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Josélia Euzébio daCardoso Nunes Garcia, Maria Aparecida da Silva Lunardi, Marcelo2021-07-21T16:51:50Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/14963Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2021-07-21T16:51:50Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY
O DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM POR MEIO DAS AÇÕES DE ESTUDO PROPOSTAS POR DAVÍDOV: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL
title THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY
spellingShingle THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY
THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY
Rosa, Josélia Euzébio da
Rosa, Josélia Euzébio da
title_short THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY
title_full THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY
title_fullStr THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY
THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY
title_full_unstemmed THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY
THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY
title_sort THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY
author Rosa, Josélia Euzébio da
author_facet Rosa, Josélia Euzébio da
Rosa, Josélia Euzébio da
Cardoso Nunes Garcia, Maria Aparecida
da Silva Lunardi, Marcelo
Cardoso Nunes Garcia, Maria Aparecida
da Silva Lunardi, Marcelo
author_role author
author2 Cardoso Nunes Garcia, Maria Aparecida
da Silva Lunardi, Marcelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Josélia Euzébio da
Cardoso Nunes Garcia, Maria Aparecida
da Silva Lunardi, Marcelo
description Como organizar o ensino de Matemática com potencialidades para promover a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento teórico? Essa foi a pergunta que desencadeou a presente pesquisa. Realizamos um experimento didático desenvolvimental com acadêmicos do Curso de Pedagogia de uma universidade localizada no sul do Estado de Santa Catarina, Brasil, com o seguinte objetivo: investigar as potencialidades do modo de organização do ensino de Matemática à luz da Atividade Orientadora de Ensino e da Teoria do Ensino Desenvolvimental na formação inicial de professores. Por conta do momento pandêmico, as aulas foram realizadas via Plataforma Zoom, ao longo do segundo semestre de 2020. Desenvolvemos Situações Desencadeadoras de Aprendizagem por meio das quatro ações de estudo davidovianas. Na especificidade do presente artigo, apresentaremos as reflexões referentes ao sistema conceitual de número natural, número fracionário, adição, subtração, divisão e multiplicação, na indissociabilidade entre aritmética, álgebra e geometria. Os resultados indicam que quando o ensino é organizado em torno da relação geneticamente inicial, que dá origem a um sistema conceitual, promove a aprendizagem de conceitos científicos e desenvolve o pensamento teórico que capacita os estudantes a se orientarem por um procedimento geral durante a busca pela solução de um problema desencadeador.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14963
10.34179/revisem.v6i3.14963
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14963
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v6i3.14963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14963/11943
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 79-99
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 79-99
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 79-99
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 79-99
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822176225215381504
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34179/revisem.v6i3.14963