THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
DOI: | 10.34179/revisem.v6i3.14963 |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14963 |
Resumo: | Como organizar o ensino de Matemática com potencialidades para promover a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento teórico? Essa foi a pergunta que desencadeou a presente pesquisa. Realizamos um experimento didático desenvolvimental com acadêmicos do Curso de Pedagogia de uma universidade localizada no sul do Estado de Santa Catarina, Brasil, com o seguinte objetivo: investigar as potencialidades do modo de organização do ensino de Matemática à luz da Atividade Orientadora de Ensino e da Teoria do Ensino Desenvolvimental na formação inicial de professores. Por conta do momento pandêmico, as aulas foram realizadas via Plataforma Zoom, ao longo do segundo semestre de 2020. Desenvolvemos Situações Desencadeadoras de Aprendizagem por meio das quatro ações de estudo davidovianas. Na especificidade do presente artigo, apresentaremos as reflexões referentes ao sistema conceitual de número natural, número fracionário, adição, subtração, divisão e multiplicação, na indissociabilidade entre aritmética, álgebra e geometria. Os resultados indicam que quando o ensino é organizado em torno da relação geneticamente inicial, que dá origem a um sistema conceitual, promove a aprendizagem de conceitos científicos e desenvolve o pensamento teórico que capacita os estudantes a se orientarem por um procedimento geral durante a busca pela solução de um problema desencadeador. |
id |
UFS-6_ae05ad79ad11b4b0904a3a53d700757c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/14963 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
spelling |
THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORYO DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM POR MEIO DAS AÇÕES DE ESTUDO PROPOSTAS POR DAVÍDOV: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTALComo organizar o ensino de Matemática com potencialidades para promover a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento teórico? Essa foi a pergunta que desencadeou a presente pesquisa. Realizamos um experimento didático desenvolvimental com acadêmicos do Curso de Pedagogia de uma universidade localizada no sul do Estado de Santa Catarina, Brasil, com o seguinte objetivo: investigar as potencialidades do modo de organização do ensino de Matemática à luz da Atividade Orientadora de Ensino e da Teoria do Ensino Desenvolvimental na formação inicial de professores. Por conta do momento pandêmico, as aulas foram realizadas via Plataforma Zoom, ao longo do segundo semestre de 2020. Desenvolvemos Situações Desencadeadoras de Aprendizagem por meio das quatro ações de estudo davidovianas. Na especificidade do presente artigo, apresentaremos as reflexões referentes ao sistema conceitual de número natural, número fracionário, adição, subtração, divisão e multiplicação, na indissociabilidade entre aritmética, álgebra e geometria. Os resultados indicam que quando o ensino é organizado em torno da relação geneticamente inicial, que dá origem a um sistema conceitual, promove a aprendizagem de conceitos científicos e desenvolve o pensamento teórico que capacita os estudantes a se orientarem por um procedimento geral durante a busca pela solução de um problema desencadeador.How to organize the teaching of mathematics with the potential to promote the learning of scientific concepts and the development of theoretical thinking? That was the question that triggered the present research. We carried out a developmental didactic experiment with students of the Pedagogy Course of a university located in the south of the State of Santa Catarina, Brazil, with the following objective: to investigate the potential of the way of teaching Mathematics in the light of the Teaching and Teaching Activity Theory of Developmental Teaching in initial teacher education. Due to the pandemic moment, the classes were held via the Zoom Platform, during the second semester of 2020. We developed Triggering Learning Situations through the four Davidovian study actions. In the specificity of the present work, we will present the reflections regarding the conceptual system of natural number, fractional number, addition, subtraction, division and multiplication, in the inseparability between arithmetic, algebra and geometry. The results indicate that when teaching is organized around the genetically initial relationship, which gives rise to a conceptual system, it promotes the learning of scientific concepts and develops the theoretical thinking that enables students to be guided by a general procedure during the search for solution of a triggering problem.Universidade Federal de Sergipe2021-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1496310.34179/revisem.v6i3.14963Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 79-99Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 79-99Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 79-99Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 79-992525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14963/11943Copyright (c) 2021 Josélia Euzébio da Rosa, Maria Aparecida Cardoso Nunes Garcia, Marcelo da Silva Lunardihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Josélia Euzébio daCardoso Nunes Garcia, Maria Aparecida da Silva Lunardi, Marcelo2021-07-21T16:51:50Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/14963Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2021-07-21T16:51:50Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY O DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM POR MEIO DAS AÇÕES DE ESTUDO PROPOSTAS POR DAVÍDOV: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL |
title |
THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY |
spellingShingle |
THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY Rosa, Josélia Euzébio da Rosa, Josélia Euzébio da |
title_short |
THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY |
title_full |
THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY |
title_fullStr |
THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY |
title_full_unstemmed |
THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY |
title_sort |
THE DEVELOPMENT OF THE TRIGGERING LEARNING SITUATION THROUGH STUDY ACTIONS: AN ARTICULATION BETWEEN TEACHING GUIDING ACTIVITY AND DEVELOPMENTAL TEACHING THEORY |
author |
Rosa, Josélia Euzébio da |
author_facet |
Rosa, Josélia Euzébio da Rosa, Josélia Euzébio da Cardoso Nunes Garcia, Maria Aparecida da Silva Lunardi, Marcelo Cardoso Nunes Garcia, Maria Aparecida da Silva Lunardi, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso Nunes Garcia, Maria Aparecida da Silva Lunardi, Marcelo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Josélia Euzébio da Cardoso Nunes Garcia, Maria Aparecida da Silva Lunardi, Marcelo |
description |
Como organizar o ensino de Matemática com potencialidades para promover a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento teórico? Essa foi a pergunta que desencadeou a presente pesquisa. Realizamos um experimento didático desenvolvimental com acadêmicos do Curso de Pedagogia de uma universidade localizada no sul do Estado de Santa Catarina, Brasil, com o seguinte objetivo: investigar as potencialidades do modo de organização do ensino de Matemática à luz da Atividade Orientadora de Ensino e da Teoria do Ensino Desenvolvimental na formação inicial de professores. Por conta do momento pandêmico, as aulas foram realizadas via Plataforma Zoom, ao longo do segundo semestre de 2020. Desenvolvemos Situações Desencadeadoras de Aprendizagem por meio das quatro ações de estudo davidovianas. Na especificidade do presente artigo, apresentaremos as reflexões referentes ao sistema conceitual de número natural, número fracionário, adição, subtração, divisão e multiplicação, na indissociabilidade entre aritmética, álgebra e geometria. Os resultados indicam que quando o ensino é organizado em torno da relação geneticamente inicial, que dá origem a um sistema conceitual, promove a aprendizagem de conceitos científicos e desenvolve o pensamento teórico que capacita os estudantes a se orientarem por um procedimento geral durante a busca pela solução de um problema desencadeador. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14963 10.34179/revisem.v6i3.14963 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14963 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v6i3.14963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14963/11943 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 79-99 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 79-99 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 79-99 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 79-99 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822176225215381504 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34179/revisem.v6i3.14963 |