Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Leandra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Javaroni, Sueli Liberatti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12248
Resumo: O presente artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida no ano de 2018, sendo essa um dos desdobramentos do projeto temático intitulado “Mapeamento do uso de tecnologias da informação nas aulas de Matemática no Estado de São Paulo”, vigente no período de 2013 a 2017. Tal pesquisa teve por objetivo investigar e produzir roteiros de construção escritos e audiovisuais, gravados com o software aTube Catcher, de atividades exploratórias de conteúdos matemáticos, produzidas no software GeoGebra. Para isso, foram estudadas e adaptadas atividades de cursos de formação ofertados pelo projeto supracitado, disponibilizadas pelos membros proponentes, e também aquelas oriundas de outra pesquisa anterior a essa. Parte das atividades tomam por base os conteúdos preconizados no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, especificamente no Caderno do Professor e do Aluno. Ao final, foram produzidas trinta e duas atividades exploratórias com seus respectivos roteiros escritos e audiovisuais, além de objetivos e sugestões para os docentes as abordarem em sala de aula. Espera-se divulgar o material por meio de um e-book a fim de fomentar o uso de tecnologias digitais, mais especificamente do software GeoGebra, no ensino e aprendizagem de Matemática.
id UFS-6_bc3c303801af521903bbfa5cac403725
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/12248
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativosO presente artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida no ano de 2018, sendo essa um dos desdobramentos do projeto temático intitulado “Mapeamento do uso de tecnologias da informação nas aulas de Matemática no Estado de São Paulo”, vigente no período de 2013 a 2017. Tal pesquisa teve por objetivo investigar e produzir roteiros de construção escritos e audiovisuais, gravados com o software aTube Catcher, de atividades exploratórias de conteúdos matemáticos, produzidas no software GeoGebra. Para isso, foram estudadas e adaptadas atividades de cursos de formação ofertados pelo projeto supracitado, disponibilizadas pelos membros proponentes, e também aquelas oriundas de outra pesquisa anterior a essa. Parte das atividades tomam por base os conteúdos preconizados no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, especificamente no Caderno do Professor e do Aluno. Ao final, foram produzidas trinta e duas atividades exploratórias com seus respectivos roteiros escritos e audiovisuais, além de objetivos e sugestões para os docentes as abordarem em sala de aula. Espera-se divulgar o material por meio de um e-book a fim de fomentar o uso de tecnologias digitais, mais especificamente do software GeoGebra, no ensino e aprendizagem de Matemática.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1224810.34179/revisem.v5i2.12248Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 71-89Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 71-89Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 71-89Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 71-892525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12248/10889Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Leandra Javaroni, Sueli Liberatti2020-09-19T18:04:32Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12248Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:04:32Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos
title Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos
spellingShingle Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos
dos Santos, Leandra
title_short Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos
title_full Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos
title_fullStr Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos
title_full_unstemmed Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos
title_sort Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos
author dos Santos, Leandra
author_facet dos Santos, Leandra
Javaroni, Sueli Liberatti
author_role author
author2 Javaroni, Sueli Liberatti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Leandra
Javaroni, Sueli Liberatti
description O presente artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida no ano de 2018, sendo essa um dos desdobramentos do projeto temático intitulado “Mapeamento do uso de tecnologias da informação nas aulas de Matemática no Estado de São Paulo”, vigente no período de 2013 a 2017. Tal pesquisa teve por objetivo investigar e produzir roteiros de construção escritos e audiovisuais, gravados com o software aTube Catcher, de atividades exploratórias de conteúdos matemáticos, produzidas no software GeoGebra. Para isso, foram estudadas e adaptadas atividades de cursos de formação ofertados pelo projeto supracitado, disponibilizadas pelos membros proponentes, e também aquelas oriundas de outra pesquisa anterior a essa. Parte das atividades tomam por base os conteúdos preconizados no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, especificamente no Caderno do Professor e do Aluno. Ao final, foram produzidas trinta e duas atividades exploratórias com seus respectivos roteiros escritos e audiovisuais, além de objetivos e sugestões para os docentes as abordarem em sala de aula. Espera-se divulgar o material por meio de um e-book a fim de fomentar o uso de tecnologias digitais, mais especificamente do software GeoGebra, no ensino e aprendizagem de Matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12248
10.34179/revisem.v5i2.12248
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12248
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i2.12248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12248/10889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 71-89
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 71-89
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 71-89
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 71-89
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460684181504