Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12248 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida no ano de 2018, sendo essa um dos desdobramentos do projeto temático intitulado “Mapeamento do uso de tecnologias da informação nas aulas de Matemática no Estado de São Paulo”, vigente no período de 2013 a 2017. Tal pesquisa teve por objetivo investigar e produzir roteiros de construção escritos e audiovisuais, gravados com o software aTube Catcher, de atividades exploratórias de conteúdos matemáticos, produzidas no software GeoGebra. Para isso, foram estudadas e adaptadas atividades de cursos de formação ofertados pelo projeto supracitado, disponibilizadas pelos membros proponentes, e também aquelas oriundas de outra pesquisa anterior a essa. Parte das atividades tomam por base os conteúdos preconizados no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, especificamente no Caderno do Professor e do Aluno. Ao final, foram produzidas trinta e duas atividades exploratórias com seus respectivos roteiros escritos e audiovisuais, além de objetivos e sugestões para os docentes as abordarem em sala de aula. Espera-se divulgar o material por meio de um e-book a fim de fomentar o uso de tecnologias digitais, mais especificamente do software GeoGebra, no ensino e aprendizagem de Matemática. |
id |
UFS-6_bc3c303801af521903bbfa5cac403725 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/12248 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativosO presente artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida no ano de 2018, sendo essa um dos desdobramentos do projeto temático intitulado “Mapeamento do uso de tecnologias da informação nas aulas de Matemática no Estado de São Paulo”, vigente no período de 2013 a 2017. Tal pesquisa teve por objetivo investigar e produzir roteiros de construção escritos e audiovisuais, gravados com o software aTube Catcher, de atividades exploratórias de conteúdos matemáticos, produzidas no software GeoGebra. Para isso, foram estudadas e adaptadas atividades de cursos de formação ofertados pelo projeto supracitado, disponibilizadas pelos membros proponentes, e também aquelas oriundas de outra pesquisa anterior a essa. Parte das atividades tomam por base os conteúdos preconizados no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, especificamente no Caderno do Professor e do Aluno. Ao final, foram produzidas trinta e duas atividades exploratórias com seus respectivos roteiros escritos e audiovisuais, além de objetivos e sugestões para os docentes as abordarem em sala de aula. Espera-se divulgar o material por meio de um e-book a fim de fomentar o uso de tecnologias digitais, mais especificamente do software GeoGebra, no ensino e aprendizagem de Matemática.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1224810.34179/revisem.v5i2.12248Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 71-89Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 71-89Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 71-89Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 71-892525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12248/10889Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Leandra Javaroni, Sueli Liberatti2020-09-19T18:04:32Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12248Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T18:04:32Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos |
title |
Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos |
spellingShingle |
Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos dos Santos, Leandra |
title_short |
Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos |
title_full |
Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos |
title_fullStr |
Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos |
title_full_unstemmed |
Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos |
title_sort |
Atividades matemáticas com GeoGebra e a produção de material didático digital para o professor que ensina Matemática: desdobramentos de contextos formativos |
author |
dos Santos, Leandra |
author_facet |
dos Santos, Leandra Javaroni, Sueli Liberatti |
author_role |
author |
author2 |
Javaroni, Sueli Liberatti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Leandra Javaroni, Sueli Liberatti |
description |
O presente artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida no ano de 2018, sendo essa um dos desdobramentos do projeto temático intitulado “Mapeamento do uso de tecnologias da informação nas aulas de Matemática no Estado de São Paulo”, vigente no período de 2013 a 2017. Tal pesquisa teve por objetivo investigar e produzir roteiros de construção escritos e audiovisuais, gravados com o software aTube Catcher, de atividades exploratórias de conteúdos matemáticos, produzidas no software GeoGebra. Para isso, foram estudadas e adaptadas atividades de cursos de formação ofertados pelo projeto supracitado, disponibilizadas pelos membros proponentes, e também aquelas oriundas de outra pesquisa anterior a essa. Parte das atividades tomam por base os conteúdos preconizados no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, especificamente no Caderno do Professor e do Aluno. Ao final, foram produzidas trinta e duas atividades exploratórias com seus respectivos roteiros escritos e audiovisuais, além de objetivos e sugestões para os docentes as abordarem em sala de aula. Espera-se divulgar o material por meio de um e-book a fim de fomentar o uso de tecnologias digitais, mais especificamente do software GeoGebra, no ensino e aprendizagem de Matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12248 10.34179/revisem.v5i2.12248 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12248 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v5i2.12248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12248/10889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 71-89 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 71-89 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 71-89 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 71-89 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460684181504 |